terça-feira, 12 de agosto de 2025

O Liberatrianismo Conservador de Friedman

 


Milton Friedman se identificava como um "liberal clássico" ou "libertário com 'l' minúsculo". Ele defendia uma filosofia que priorizava a liberdade individual e a minimização da intervenção governamental, tanto na economia quanto na vida social.

As principais ideias de Friedman sobre conservadorismo e libertarianismo são as seguintes:

 * Liberalismo Econômico: Friedman era um fervoroso defensor do livre mercado. Ele acreditava que o capitalismo e a liberdade econômica eram os pilares para o crescimento e a prosperidade. Suas teorias, conhecidas como monetarismo, enfatizavam a importância de controlar a oferta de moeda para combater a inflação e defendiam a redução drástica da intervenção do Estado na economia.

 * Críticas à Intervenção Estatal: Ele argumentava que a intervenção do governo, mesmo com boas intenções, frequentemente levava a resultados indesejados, como a ineficiência e a perda de liberdade. A famosa frase "Uma sociedade que coloca a igualdade à frente da liberdade terminará sem as duas" resume bem seu pensamento.


* Posição Libertária: Friedman se alinhava mais com o libertarianismo por sua ênfase na liberdade individual e na autonomia do indivíduo em relação ao Estado. Ele apoiava políticas como o fim do serviço militar obrigatório, a legalização de drogas e a criação de vouchers educacionais para aumentar a competição entre escolas.

 * Diferença do Conservadorismo Tradicional: Embora suas ideias fossem frequentemente adotadas por políticos conservadores (como Ronald Reagan e Margaret Thatcher), Fri edman se diferenciava de muitos conservadores tradicionais em questões sociais. Enquanto o conservadorismo tradicional tende a enfatizar a autoridade, a moralidade e as tradições, Friedman priorizava a liberdade de escolha individual, desde que não prejudicasse a liberdade dos outros. Ele via o governo como uma ameaça potencial à liberdade, independentemente de ser de direita ou de esquerda.


Antonio F. Gonzaga 

Compartilhe este artigo em suas redes sociais, fazendo chegar a mais pessoas as idéias libertárias e participe da construção de uma sociedade livre, onde haja mais informação não-centralizada e distribuída. Participe também do grupo de estudos para receber postagens como estas, livros, vídeos e artigos relacionados: entre em contato pelo WhatsApp 79 991316067 





Nenhum comentário:

Postar um comentário