- O que deve ser feito
- Um título um pouco melhor seria “Sociedade, estado
- e liberdade: a estratégia austro-libertária de revolução
- social.” Assim sendo, pretendo intensificar um pouco
- as coisas após todas estas palestras moderadas que vocês
- ouviram até agora. Quero finalizar com uma recomendação
- estratégica mais concreta, mas para que possa chegar nela,
- primeiro é necessário diagnosticar qual é o problema, caso
- contrário a cura pode ser ainda pior que a doença. E este
- diagnóstico envolve certo tipo de reconstrução sistemática
- ou explicação teórica da história da humanidade.
- Sociedade e cooperação
- Permita-me começar com algumas palavras sobre a
- sociedade. Por que existe a sociedade? Por que as pessoas
- cooperam? Por que existe cooperação pacífica ao invés de
- guerra permanente entre os seres humanos? Os austríacos,
- em particular os misesianos, enfatizam o fato de que não
- precisamos admitir a existência de coisas como empatia ou
- amor entre as pessoas para explicar isto. Interesse próprio
- – ou seja, preferir mais ao invés de menos – é totalmente
- suficiente para explicar este fenômeno de cooperação. Os
- homens cooperam porque são capazes de reconhecer que
- a produção sob a divisão do trabalho é mais produtiva
- do que no isolamento autossuficiente. Apenas imagine
- se não mais tivéssemos a divisão do trabalho, e você
- imediatamente consegue perceber que nos tornaríamos
- extremamente pobres e a maior parte da humanidade iria
- imediatamente se extinguir.
- Por enquanto, repare apenas na importância de um
- ponto, e eu o retomarei depois. O que essa explanação
- implica e o que ela não implica: Não implica logicamente
- que sempre e sem nenhuma exceção ou perturbações,
- haverá apenas paz entre os homens. Sempre há ladrões e
- assassinos por aí, e todas as sociedades terão que lidar de
- alguma forma com estes tipos. Porém, o que ela implica,
- de fato, é que a descrição hobbesiana do surgimento da
- cooperação pacífica é fundamentalmente mal concebida.
- Thomas Hobbes assumiu que as pessoas estariam se
- esgoelando permanentemente se não fosse por uma terceira
- parte independente – e esta é o estado, claro – para trazer
- paz entre elas. Neste ponto, percebe-se imediatamente
- que tipo curioso de construção é esta. Assume-se que as
- pessoas são lobos maus, e que podem ser transformadas
- em ovelhas caso um terceiro lobo se torne o soberano. Se
- esta terceira parte é também um lobo, como obviamente
- ela deve ser, então mesmo se ela trouxer paz entre dois
- indivíduos, isto obviamente implica que haveria uma
- guerra permanente entre o lobo governante e os dois lobos
- que agora estão cooperando pacificamente entre si.
- O que isto implica é algo de grande importância.
- Não precisa haver nenhum estado, ou não precisa haver
- nenhuma terceira parte independente, para que haja
- cooperação entre dois indivíduos. Coisa que você pode
- perceber imediatamente apenas olhando, por exemplo,
- para o cenário internacional. Não existe algo como um
- governo mundial – ao menos por enquanto – e ainda
- assim, pessoas de países diferentes ainda cooperam
- pacificamente entre si. Ou, mesmo a partir do mais caótico
- ambiente social, a cooperação sempre emerge novamente.
- O que isto quer dizer é simplesmente que a
- cooperação pacífica entre seres humanos é um fenômeno
- perfeitamente natural e que ressurge constantemente;
- e então, a partir desta cooperação, igualmente de forma natural e igualmente motivada pelo interesse próprio,
- surge a formação de capital, e o dinheiro – o meio de
- troca –, e então a divisão do trabalho acaba por se espalhar
- por todo o mundo, e do mesmo modo o dinheiro – o
- dinheiro mercadoria – também se torna um dinheiro
- mercadoria usado por todo o mundo. Os padrões de vida
- em termos materiais se elevam de forma geral para todos,
- e estabelecida sobre padrões de vida materiais mais altos,
- uma superestrutura ainda mais elaborada de bens não
- materiais, isto é, a civilização – ciência, artes, literatura
- etc. – pode ser desenvolvida e mantida.
CONTINUA ...
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