sábado, 19 de julho de 2025

Libertarianismo Político - Visão Geral


 1. Ideias do Libertarianismo Político em Geral


O libertarianismo político pode ser entendido, em linhas gerais, como uma filosofia que defende a máxima liberdade individual e a mínima intervenção do Estado. Seus pilares são:

Autopropriedade: o indivíduo é proprietário de si mesmo e, por consequência, de seu corpo, mente e trabalho.

Direito natural à propriedade privada: aquilo que o indivíduo cria ou troca legitimamente é uma extensão de sua liberdade.

Livre mercado: as trocas voluntárias entre indivíduos são moralmente superiores e mais eficientes do que as intervenções coercitivas do Estado.

Não-agressão: a única justificativa para o uso da força é a defesa contra agressões, nunca a imposição de valores ou políticas públicas.

Autores como Murray Rothbard, Ludwig von Mises, Friedrich Hayek, Hans-Hermann Hoppe e Robert Nozick são referências, mas há variações internas — do anarcocapitalismo ao minarquismo.


Yuri Fagundes 



Compartilhe em suas redes sociais, faça chegar a mais pessoas as idéias libertárias participe da construção de uma sociedade livre, de informação não centralizada e distribuída. Participe do grupo de estudos para receber postagens como estas, livros, vídeos e artigos relacionados entrando em contato pelo WhatsApp 79 991316067.

Nenhum comentário:

Postar um comentário