sexta-feira, 18 de março de 2022

Terapêutica Antiga - 3 - A Prática

 








Prática


A prática da Oração de Jesus está integrada na ascese mental, física e espiritual empreendida pelo monástico ortodoxo na prática do hesicasmo. No entanto, a Oração de Jesus não se limita apenas à vida monástica ou ao clero. Qualquer pessoa pode praticar esta oração, leigos e clérigos, homens, mulheres e crianças.


Na tradição oriental, a oração é dita ou rezada repetidamente, muitas vezes com a ajuda de uma corda de oração ( russo : чётки , romanizado :  chotki ; grego : κομποσκοίνι , romanizado :  komboskíni ), que é um cordão, geralmente de lã ou seda, amarrado com muitos nós. As cordas de oração geralmente têm 33, 50, 100 ou 300 nós - ou, mais geralmente, um número facilmente divisível. A pessoa que faz a oração diz uma repetição para cada nó. Pode ser acompanhado por prostrações e o sinal da cruz , sinalizado por contas amarradas ao longo da corda de oração em intervalos. O cordão de oração é "uma ferramenta de oração" e um auxílio para iniciantes ou aqueles que enfrentam dificuldades para praticar a Oração. No entanto, mesmo os praticantes mais avançados ainda usam cordas de oração.


A Oração de Jesus pode ser praticada sob a orientação e supervisão de um guia espiritual (pneumatikos, πνευματικός ) e ou Starets , especialmente quando técnicas psicossomáticas (como respiração rítmica) são incorporadas. Uma pessoa que atua como um "pai" espiritual e conselheiro pode ser um oficial certificado pelo Confessor da Igreja (Pneumatikos Exolmologitis) ou às vezes um monge espiritualmente experiente (chamado em grego Gerontas ( Ancião ) ou em russo Starets ). É possível que essa pessoa seja um leigo, geralmente um "teólogo prático" (ou seja, uma pessoa bem versada em teologia ortodoxa, mas sem credenciais oficiais, certificados, diplomas, etc.).


Técnicas

Não existem regras fixas para quem reza, “do mesmo modo que não há técnica mecânica, física ou mental que possa obrigar Deus a mostrar a sua presença” ( Metropolita Kallistos Ware ). [34]


Em O Caminho de um Peregrino , o peregrino aconselha: "ao inspirar, dizer ou imaginar-se dizendo: 'Senhor Jesus Cristo', e ao respirar novamente, 'tenha misericórdia de mim'". [19] Outro opção é dizer (oral ou mentalmente) a oração inteira enquanto inspira e novamente a oração inteira enquanto expira e ainda outra, inspirar recitar a oração inteira, expirar enquanto recita a oração inteira novamente. Também é possível prender a respiração por alguns segundos entre a inspiração e a expiração.


Os monges podem orar esta oração muitas centenas de vezes todas as noites como parte de sua vigília privada ("regra da célula"). Sob a orientação de uma pessoa idosa (russo Starets ; grega Gerondas ), um dos objectivos do monge é de internalizar a oração, de modo que ele ore sem cessar. Diadochos de Photiki refere-se em On Spiritual Knowledge and Discrimination à repetição automática da Oração de Jesus, sob a influência do Espírito Santo , mesmo durante o sono. Este estado é considerado o cumprimento da exortação do apóstolo Paulo aos tessalonicenses para "orar sem cessar" ( 1 Tessalonicenses 5:17 ).


A Oração de Jesus pode ser usada para uma espécie de auto-análise "psicológica". De acordo com o relato do Caminho do Peregrino e com os praticantes da Oração de Jesus no Monte Athos, "pode-se ter alguma idéia de sua situação psicológica atual observando a entonação das palavras da oração à medida que são recitadas. [A] palavra é mais enfatizada. Essa auto-análise pode revelar à pessoa que ora coisas sobre seu estado interior e sentimentos, talvez ainda não percebidos, de sua inconsciência. "


"Ao orar a oração de Jesus, pode-se notar que às vezes a palavra 'Senhor' é pronunciada mais alto, mais acentuada, do que as outras, como: Senhor Jesus Cristo, (Filho de Deus), tem misericórdia de mim, (um pecador). Nesse caso, dizem eles, significa que nosso eu interior está mais consciente do fato de que Jesus é o Senhor, talvez porque precisamos ter a certeza de que ele está no controle de tudo (e de nossas vidas também). Outras vezes, a palavra sublinhada é 'Jesus': Senhor Jesus Cristo, (Filho de Deus), tende piedade de mim, (um pecador). Nesse caso, dizem, sentimos a necessidade de apelar pessoalmente mais à sua natureza humana, aquele que tem mais probabilidade de compreender nossos problemas e deficiências humanas, talvez porque estejamos passando por situações pessoais difíceis. Da mesma forma, se a palavra 'Cristo' for enfatizada, pode ser que precisamos apelar a Jesus como Messias e Mediador, entre os humanos e Deus Pai, e assim por diante. Quando a palavra 'Filho' é enfatizada, talvez reconheçamos mais a relação de Jesus com o Pai. . Se 'de Deus' for enfatizado, então poderemos perceber mais a unidade de Jesus com o Pai. Um enfatizado 'tenha misericórdia de mim' mostra uma necessidade específica ou urgente de misericórdia. Um “pecador” estressado (ou “o pecador”) pode significar que existe uma compreensão atual particular da natureza humana pecaminosa ou uma necessidade particular de perdão.


"Para fazer este tipo de auto-análise, é melhor começar a recitar a oração relaxada e naturalmente por alguns minutos - para que a observação não seja conscientemente 'forçada', e então começar a prestar atenção à entonação conforme descrito acima .

Além disso, uma pessoa pode querer enfatizar conscientemente uma das palavras da oração, em particular quando se deseja expressar um sentimento consciente da situação. Portanto, em momentos de necessidade, enfatizar a parte "tenha misericórdia" pode ser mais reconfortante ou mais apropriado. Em tempos de falhas, a parte 'pecadora', etc ....). " 

Fontes:

https://pt.factowiki.com/569868-prayer-of-the-heart-MODAAV

https://gaz.wiki/wiki/pt/Jesus_Prayer


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