quinta-feira, 17 de março de 2022

Terapêutica Antiga - 2 - Introdução à Prática

 


Distinção de análogos em outras religiões


A prática do canto contemplativo ou meditativo é conhecida em várias religiões, incluindo o budismo , o hinduísmo e o islamismo (por exemplo, japa, zikr ). A forma de contemplação interna envolvendo profundas transformações internas que afetam todos os níveis do self é comum às tradições que postulam o valor ontológico da pessoalidade. A história dessas práticas, incluindo sua possível propagação de uma religião para outra, não é bem compreendida. Esses paralelos (como entre experiências psico-espirituais incomuns, práticas respiratórias, posturas, orientações espirituais de idosos, avisos de perigo) podem facilmente ter surgido independentemente um do outro e, em qualquer caso, devem ser considerados dentro de suas estruturas religiosas particulares.


Embora alguns aspectos da Oração de Jesus possam se assemelhar a alguns aspectos de outras tradições, seu caráter cristão é central, em vez de mera "cor local". O objetivo da prática cristã não se limita a atingir a humildade, o amor ou a purificação dos pensamentos pecaminosos, mas sim se tornar santo e buscar a união com Deus (theosis), que engloba todas as virtudes mencionadas. Assim, para os ortodoxos orientais: 


A Oração de Jesus é, antes de tudo, uma oração dirigida a Deus. Não é um meio de se deificar ou de se libertar, mas um contraexemplo ao orgulho de Adão, reparando a brecha que ele produziu entre o homem e Deus.

O objetivo não é ser dissolvido ou absorvido no nada ou em Deus, ou alcançar outro estado de espírito, mas (re) unir-se com Deus (o que por si só é um processo) enquanto permanece uma pessoa distinta.

É uma invocação do nome de Jesus, porque a antropologia e a soteriologia cristãs estão fortemente ligadas à cristologia no monaquismo ortodoxo .

Em um contexto moderno, a repetição contínua é considerada por alguns como uma forma de meditação, a oração funcionando como uma espécie de mantra . No entanto, os usuários ortodoxos da Oração de Jesus enfatizam a invocação do nome de Jesus Cristo que Hesychios descreve em Pros Theodoulon, que seria a contemplação do Deus Triúno ao invés de simplesmente esvaziar a mente.

Reconhecer-se "um pecador" é levar primeiro a um estado de humildade e arrependimento, reconhecendo a própria pecaminosidade.

Praticar a Oração de Jesus está fortemente ligado a dominar as paixões da alma e do corpo, por exemplo, o jejum . Para os ortodoxos orientais, não é o corpo que é mau, mas "a maneira corporal de pensar"; portanto, a salvação também diz respeito ao corpo.

Ao contrário das "sílabas-semente" em tradições particulares de mantras cantados, a Oração de Jesus pode ser traduzida para qualquer idioma que o orador habitualmente use. A ênfase está no significado, não na mera emissão de certos sons.

Não há ênfase nas técnicas psicossomáticas, que são vistas apenas como auxiliares para unir a mente ao coração, não como pré-requisitos.

Uma forma magistral de encontro com Deus para os ortodoxos, a Oração de Jesus não guarda nenhum segredo em si mesma, nem sua prática revela nenhuma verdade esotérica. Em vez disso, como uma prática hesicástica, exige separar a mente das atividades racionais e ignorar os sentidos físicos para o conhecimento experiencial de Deus. Está junto com as ações regulares esperadas do crente (oração, esmola, arrependimento, jejum, etc.) como a resposta da Tradição Ortodoxa ao desafio do Apóstolo Paulo de "orar sem cessar" ( 1 Tessalonicenses 5:17 ). Também está relacionado com a passagem do Cântico de Salomão do Antigo Testamento : "Durmo, mas o meu coração está desperto" (Cântico de Salomão 5: 2). A analogia é que, como um amante está sempre consciente de seu amado, as pessoas também podem alcançar um estado de "oração constante" onde estão sempre conscientes da presença de Deus em suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário