sábado, 9 de janeiro de 2016

DOGEN E A NATUREZA DE BUDA

DOGEN

Todos tem natureza de Buda
Isto Buda falou numa visão relativa
Dogen disse todos são natureza de Buda
Isto ele falou numa visão última
O todo é a consciência de todos os seres
Como ser você se sente separado
Mas todos os seres são natureza de Buda
Tudo isto é natureza de Buda e todos os seres
Todos os seres não tem natureza de Buda
Disse Guishan se referindo à verdade não relativa
Não é possível existir um eu, um meu, nem um meu eu
Disse Buda
Portanto os seres não tem natureza de Buda na realidade
Mas todos os seres são a natureza de Buda
Quando percebi isso
Estava imerso nessa compreensão
Finalmente libertado de tudo
Mas surgiu o pensamento em Antonio
“E se eu perder isso?”
(Se este estado passar ou ficar inconsciente com o sono ou a morte)
Este é um pensamento de Antonio
Antonio não existe como ser separado na realidade última
Não existe eu de Antonio nem consciência de Antonio
Antonio é natureza de Buda
A consciência de Antonio é natureza de Buda
A consciência de Antonio é a consciência de Buda
Ela está em Buda, Antonio não a tem
Antonio, consciência de Antonio, são apenas expressões
São na verdade natureza de Buda
São expressões da natureza de Buda, como todos os seres e tudo
Livre libertado
Não há mais vir a ser em nenhum estado
O sofrimento extinto
Tudo é Buda e tudo não é Buda, mas
Tudo é natureza de Buda

A “NATUREZA BUDA” DO SHOBOGENZO DE DOGEN

Do  trabalho Bussho (A Natureza Buda)
Por Rev. Kenshu Sugawara
Universidade de Aichi Gakuin

Originalmente escrito em Japonês pelo Rev. Kenshu Sugawara
Traduzido para Inglês pelo Rev. Issho Fujita
Assistido pelo Rev. Tonen O'Connor e pelo Rev. Zuiko Redding

Em 14 de outubro de 1241, Dogen Zenji apresentou o Shobogenzo “Bussho” (a Natureza Buda) à
assembleia de monges em Kosho-ji, em Kyoto. Gostaria de escrever um pouco sobre a importância
deste fascículo.
No início deste fascículo, Dogen Zenji cita a frase “Todos os seres têm Natureza Buda e Tathagata é
eterno e imutável” do “Capítulo sobre o Rugido de Leão do Bodhisattva” no Sutra Mahaparinirvana.
Ele diz que esta é a mudança de direção do Dharma de Buda e que todos os budas e antepassados o
estudaram impreterivelmente. Diz-se que Dogen Zenji deu uma interpretação única à Natureza
Buda ao escrever o seguinte parágrafo.

< O “todo” não é mais do que todos os seres sensíveis e todos os seres vivos. Assim, todos têm a
Natureza Buda. Uma forma de todos os vivos é serem sensíveis. Neste preciso momento, o
interior e exterior dos seres sensíveis são “o todo” da Natureza Buda.>

Diz-se que Dogen Zenji recusa a Natureza Buda como uma essência intrínseca, que está implícita
na afirmação de que “todos têm a Natureza Buda”, ao interpretar essa frase como “todos são a
Natureza Buda”. Mas essa questão já foi cuidadosamente tratada no Sutra Mahaparinirvana na
discussão sobre o ego. Devemos entender que Dogen Zenji, seguindo o sutra, apenas criticou a teoria
popular da Natureza Buda nesses tempos e que interpretava a Natureza Buda como algo real nos
seres sensíveis. A frase “interior e exterior dos seres sensíveis são ‘o todo’ da Natureza Buda” pode
significar que os seres denominados “seres sensíveis” são apenas uma parte da Natureza Buda que
são todos os seres. Os seres sensíveis são a própria Natureza Buda.
A relação entre os seres sensíveis e a Natureza Buda é explicada em Shobogenzo “Bussho” (A
Natureza Buda) desta forma.

< Yanguan, Professor Nacional de Qi’an da Região de Hang, que era herdeiro do dharma de
Mazu, disse uma vez na sua assembleia “Todos os seres sensíveis têm Natureza Buda”.
Guishan, Mestre Zen Dayuan de Monte Gui disse uma vez na sua assembleia “Todos os seres
sensíveis não têm Natureza Buda”.
Entre os seres humanos e devas (não-humanos) que ouviram as suas palavras, alguns
tiveram um grande momento de regozijo Mas não significa que alguns tenham ficado chocados
ou intrigados.
A interpretação do Buda Shakyamuni era que os seres sensíveis são todos de Natureza Buda.
O que Guishan disse foi “Todos os seres sensíveis não têm Natureza Buda”. Estas duas
afirmações – “são todos” e “não têm” – são bem distintas. Pode ser questionado se a afirmação
de Guishan está certa ou errada. No entanto, “todos os seres sensíveis não têm Natureza
Buda” mantém-se importante no Caminho de Buda. A afirmação de Yanguan “têm Natureza
Buda” pode ser comparada a unir as mãos a um buda antigo ou a duas pessoas segurando um
cajado.
Mas a afirmação de Guishan não é essa; é um cajado único aglutinando ambas as pessoas.
Yanguan é herdeiro de Mazu e Guishan é descendente de Mazu. No entanto, o descendente
está mais avançado no caminho de Mazu e o herdeiro ainda não atingiu a maturidade.>

Aqui, Yanguan (?~842), discípulo de Mazu e Guishan (771~853), distinto discípulo de Mazu,
discutiram entre si a relação entre seres sensíveis e a Natureza Buda, em termos da sua existência
ou não-existência. Dogen Zenji diz que a visão de Guishan da não Natureza Buda é superior à de
Yanguan. Os seres sensíveis e a Natureza Buda não são duas entidades separadas que podem ser
ligadas entre si. Se pretendemos realmente demonstrar de que forma os seres sensíveis são de
Natureza Buda, não existe outra forma além de dizer “Todos os seres sensíveis não têm Natureza de
Buda”. Relativamente a “Os seres sensíveis têm Natureza de Buda”, a afirmação do Buda
Shakyamuni e a de Yanguan parecem similares, mas é como duas pessoas transmitirem uma
doutrina. É inferior à afirmação de Guishan. Por este motivo, o tratamento de Dogen Zenji da
Natureza Buda através da interpretação da afirmação de Guishan pode ser considerada como a
derradeira expressão da interpretação universal da Natureza Buda.

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