terça-feira, 30 de janeiro de 2024

O Que é a Salvação na Ortodoxia

 

O Que É a Salvação de acordo com a Santa Igreja Ortodoxa? – Fabio L. Leite

O que é, afinal, a salvação de acordo com a Santa Igreja Ortodoxa?

A palavra pode significar 3 coisas:

1. Salvação da morte — esta é universal e é dela que se fala quando se diz que Cristo já salvou a todos. Todos seremos ressuscitados. Cristo nos “condenou” à imortalidade corporal. A morte não passa de um intervalo não natural e já sem meios para nos manter mortos. Cristo pisou a morte com Sua morte. Cristo verdadeiramente ressuscitou. É a salvação dada pela Morte e Ressurreição de Cristo. É a vitória  conquistada.

2. Participação hoje no Corpo de Cristo — esta é particular como todo corpo é. Cristo andou em Cafarnaum e não em Beijing ou em Pindorama, e portanto Seu Corpo estava ali e não acolá, apesar de continuar Onipresente em toda a Criação, ouvindo com a mesma clareza e ao mesmo tempo a voz de Zaqueu ao Seu lado e a voz do aborígene na Austrália. Se você quisesse estar na Presença Dele tinha que andar até Ele e até dar uma volta na multidão para chegar a Ele. A Igreja Católica Ortodoxa, sendo o próprio Corpo de Cristo, possui limites espaciais, corporais-sacramentais, de ethos, de práticas, canônicos e espirituais, sem prejuízo da Presença Universal de Deus dentro e fora de Seu Corpo, o que inclui cura, consolação e vivificamento, além da evidente manutenção da existência. A participação no Corpo de Cristo, participação dinâmica e sinergética, é o sentido no qual podemos dizer que “estamos sendo salvos em Cristo” em nosso atual vir-a-ser. É a salvação dada pelo Pentecostes, pelo envio do Espírito Santo. É a vitória na luta constante, do cair e levantar-se, da antecipação do mundo que há de vir no hoje.

3. Destinação Eterna Pós-Juízo Final — Sendo todos ressuscitados, o nosso antigo “vir-a-ser” terá se tornado afinal um “é” eterno. Cristo não irá considerar unicamente as afiliações confessionais das pessoas, mas irá verificar se há entre Ele e essa pessoa uma relação de amor, se essa pessoa ao menos pela lei escrita em seu coração, tornou-se mais semelhante a Ele, esteja a pessoa corporalmente ligada a Ele (ou seja, se é membro da Igreja Ortodoxa) ou não, vomitando de Si mesmo aqueles que foram a Ele ligados por meras circunstâncias culturais e rituais e ligando a Si aqueles que em Sua onisciência e misericórdia sabe que O amam ainda que não conhecessem o Seu nome, ou desobedientes aos dogmas hereges, amaram-no como Ele é e não como seus heresiarcas O descreveram. Esse ligar e desligar final, esse último julgamento, definirá o destino eterno de cada um. Nesse sentido é que podemos dizer que “tenho esperança de vir a ser salvo”. É a vitória final, da coroa dos que poderão ser chamados de Filhos de Deus, de ter passado pelo Juízo Final, de reencontrar nosso bondoso pai e vivermos eternamente com Ele de glória em glória.

Eu sei quem faz e quem não faz parte da Igreja hoje. Não sei quem será ligado ou desligado dela no dia do Grande Julgamento.

https://cristianismoortodoxo.wordpress.com/2021/02/11/o-que-e-a-salvacao-de-acordo-com-a-santa-igreja-ortodoxa-fabio-l-leite/

Nenhum comentário:

Postar um comentário