sábado, 7 de maio de 2022

A IMPORTÂNCIA DA VIGILÂNCIA









A Oração de Jesus: A Alma da Espiritualidade Oriental



https://casadoespiritosanto8.blogspot.com/2019/04/a-importancia-da-vigilancia.html


abril 26, 2019
Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo.
É como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e a cada um a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse.
Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã,
Para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo.
E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai.
Marcos 13:33-37

E você, está vigilante ou está dormindo agora?

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
Mateus 26:41

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
Marcos 14:38

Veja (acima e abaixo e ainda em outros tantos versículos) quantas vezes se fala de vigiar. E é "vigiar e orar", não "orar e vigiar", se fosse em qualquer ordem o Senhor falaria das duas maneiras. Quando não se está vigilante se fugirá da palavra de Deus.

E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?
Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.
Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia.
Lucas 9:54-56

O que seria essa oração de Tiago e João se tivesse sido feita? Uma oração sem vigilância, seria uma oração mais que em vão, seria uma oração errada, pedindo algo que vai contra o que tinham ouvido do Senhor, seria uma oração carnal, ou mesmo diabólica.

E quando a palavra do Senhor não recebe atenção?

Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou.
Lucas 10:16

Se isto acontece quando um servo de Deus está falando imagine quando ele está lendo a palavra do Senhor.

Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.
João 12:48

Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.
Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção,
Provérbios 1:23,24

Veja se não é terrível. Isto não gera temor? Parece que não aos distraídos. Existe um galardão no céu e um reino e nem todos os salvos terão tal galardão, nem todos herdarão o reino, nem todos entrarão no reino. Assim também existem situações diversas aqui na Terra.

Um professor sempre nos diz como o diabo se infiltra na igreja e uma das maneiras mais eficazes é a distração, brechas, que não damos atenção, hábitos, roupas, ambientes, mundanismo, negligência, fata de compromisso, pensar "eu já ouvi isto tantas vezes!", conversas vãs, etc.. Deixar brecha é falta de vigilância. Não estou querendo dizer que o que nos acontece de mal venha de uma "vingança de Deus", jamais; nem estou dizendo que são por brechas que deixamos, não estou culpando ninguém, mas mostrando como o inimigo é astuto, e ele é o pai da mentira. Estou dizendo que pelas brechas que deixamos nos desviamos da palavra de Deus, deixamos de receber, santificação e bênçãos; e ainda desagradamos a Deus e alegramos o inimigo, assim fazendo a vontade dele. 

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
1 Pedro 5:8

Mais uma vez isso depende de nós, depende também de nosso vigiar. Estou falando do que depende de nós. O impulsivo age como Pedro ao cortar a orelha do soldado e depois negar a Jesus, deu ouvidos à carne, deu ouvido ao diabo. Porque a carne mesmo, se agita agita contra a palavra de Deus, como está escrito, que é inimiga do espirito e lutará contra ele, por isso reluta em nos deixar prestar atenção. 

Existe a hora certa para cada coisa, existe o momento de oração, de reflexão, de meditação na palavra, e o momento de conversar ou de arrumar alguma coisa, ou de pensar ou planejar algo, etc.. Que adianta estar aqui se nossa mente está em outro lugar, se não sabe o momento? 

Houve um tempo em que as pessoas ficavam de pé em reverência a leitura. Eu quero orar para que seja assim novamente: para que Deus nos encontre de pé, "cingidos os lombos", vigilantes, pois:

"E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo."
Ezequiel 2:1

Observe que Jesus manda vigiar em todo tempo e não orar todo tempo, mas orar para ser dignos de evitar que os males do fim dos tempos advenham sobre nós, pois estamos sujeitos a que algum deles recaia sobre nós também individualmente, ele nos manda vigiar, e orar para ser encontrado, de pé, não distraído, não dormindo, não caído:

Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.
Lucas 21:36

Por Antonio F. Gonzaga

Nenhum comentário:

Postar um comentário