sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Cristo, Bíblia, Serpentes, Gigantes e Dragões

Uma pessoa num grupo que participo falou que acredita em Cristo, mas não na bíblia porque segundo ele tem  coisas nela sem sentido como dragões, gigantes e serpentes que falavam. Vamos examinar fria e racionalmente isso como faria um cético que ele parece acreditar ser.

1. Dragões: todos os povos falam de dragões, e descrevem de forma parecida, mesmo não tendo tido contato. Primeiro que nós não sabemos a que animal se refere, pode ser completamente diferente do que pinta nossa imaginação ou das figuras que vemos nas fábulas. Pode ser um animal já extinto, um tipo de réptil ou anfíbio ou mesmo um animam marinho. Existem alguns suspeitos na biologia, alguns fosseis e inclusive um vivo, que lança um liquido que queima como fogo.  segundo que a palavra dragão é muitas vezes usada como um símbolo (como o dragão com sete cabeças do apocalipse) e a pessoa não perceber isso é meio difícil (ou não leu a bíblia).

2. Gigantes: exitem até hoje. Imagine se numa família assim se inter-relacionassem somente entre si (o que era comum em povos, famílias, clãs, etc.)  o que vai acontecer em algumas gerações? Para um judeu que chegava no máximo a 1,75m de altura até uma pessoa de 2,20 já é um gigante para ele. Hoje existem muitas pessoas com mais de 2,20m. Existem times de basquete onde essa é a média de altura. Manute Bol, chamado o gigante do Sudão entrou na jogador do Washington Bullets e Gheorghe Muresan, são exemplos de jogadores de basquete, ambos com 2,31m. Veja que estou falando de pessoas comuns, não de casos de gigantismo ou outras alterações genéticas. Têm existido ao longo da história pessoas com até quase 3m de altura. Sultan Kosen tem 2,51 metros de altura é considerado o mais alto do mundo hoje; e Robert Wadlow, com 2,72 metros, é considerado a pessoa mais alta que se tem registro confirmado. Não podemos chamar essas pessoas de gigantes?

3. Serpente que fala: além do sentido figurado, cujo  significado muitos já se arriscaram em explicar, temos também talvez a única das três questões que pode ser considerada matéria de fé, pois ele esqueceu que isso era no Éden, outro mundo, não neste mundo. O Éden não era o mundo contaminado pelo pecado no qual vivemos. A bíblia também fala que o pecado alterou e contaminou todos os seres inclusive os animais que antes não se devoravam uns aos outros, quem sabe se não falavam também? Seja como for o relato do que ocorre no Éden de refere a outro mundo, como outra dimensão de realidade, pura, não contaminada pelo pecado, outras leis da matéria. Não é igual a aqui, as leis mudaram, aqui não se vive eternamente, existem doença e envelhecimento, existem pensamentos maliciosos, a necessidade de viver do trabalho, do esforço, de animais comerem uns aos outros, dor, parasitas, e o pior de tudo, estar afastado de Deus, não poder ouvi-lo e conversar com ele (embora nós, cristãos possamos fazer isso, não podemos dizer que o fazemos da mesma maneira como era no Éden).

Sobre outras pessoas que tem esse pensamento de crer em Jesus e não creem na bíblia nós podemos perguntar através de que essas pessoas sabem da existência de Cristo? Foi "a igreja que inventou", como dizem, e só a parte da existência de Jesus é real? Foi só pelos apócrifos recentemente descobertos? Foi uma linhagem sucessiva de fofoqueiros que nos trouxe a fofoca verídica de que "Cristo é massa e existiu, mas a bíblia é mentira"? Mas talvez não devamos fazer-lhes essas perguntas, eles precisam de nossa compaixão, que apresentemos Jesus a eles e a obra de Jesus, o que Jesus fez por ele. 

Devemos mostrar que Jesus veio dar gratuitamente a salvação a todo aquele simplesmente crê que ele é o salvador, o Messias; àquele que escolhe seu caminho, aceita e segue Jesus, como seu Senhor e salvador, que se arrepende do caminho do pecado. Devemos mostrar que Jesus é fiel em sua promessa de perdoá-lo, basta confessar e pedir perdão; que não precisará mais temer a morte porque Jesus o resgatou da morte, que é o resultado do pecado, para a vida eterna. Devemos mostrar que somos pecadores e como somos pecadores, herdeiros da carne de Adão e que nada podemos fazer para pagar nossos pecados e livrar-nos da condenação, mas Jesus já fez isso para nós e esta é sua herança, basta que aceitemos receber o que ele fez por nós. 

Então quando aceitar esse fato, quando houver se convertido do caminho do mundo pecado e dos projetos da carne para o caminho de Jesus e para o plano original do espírito, Jesus fará o restante, a transformação que for necessária e possível nessa pessoa. Ele verá que tudo isso está escrito na bíblia. E talvez até consiga ver que entre os textos antigos a bíblia é o mais comprovado em número de cópias e na antiguidade das mesmas (que possui as cópias mais antigas, mais próximas de quando os originais foram escritos, que todos os outros da história que insistia antes em dar mais crédito do que à bíblia). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário