quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Anarcocapitalismo está contido no libertarianismo, mas é diferente

 

anarcocapitalismo é uma doutrina política e econômica que prevê a adoção da ética libertária, as teorias de livre mercado e a ausência completa da centralização administrativa do Estado e da cobrança de impostos.

A perspectiva libertária do anarcocapitalismo considera a taxação de impostos como um roubo injustificável, defendendo um sistema de tributação zerado, a não ser que a tributação seja amplamente acordada por todas as partes pagantes, deixando de ser imposto e tornando-se contribuição.

Os serviços básicos, como educação, saúde e segurança, devem ser prestados apenas pela iniciativa privada, o que gera a maioria das críticas ao sistema, considerando que não há modo eficiente para as classes mais baixas, que acabam dependendo da beneficência dos mais ricos.

Diferença entre anarcocapitalismo e libertarianismo

Essencialmente, os dois termos são diferentes. O libertarianismo é uma postura ética e moral que pressupõe que qualquer violação da propriedade privada e da liberdade individual é uma violação grave de direitos. Segundo o libertarianismo, não deve haver regulação pública da vida, a não ser a regulação das leis de mercado.

A bandeira anarcocapitalista é composta pela cor amarela, que representa a riqueza do capital, e pela cor preta, que representa o anarquismo.
A bandeira anarcocapitalista é composta pela cor amarela, que representa a riqueza do capital, e pela cor preta, que representa o anarquismo.

Já o anarcocapitalismo é uma doutrina política e econômica que adota o libertarianismo como princípio ético, aplicando a exclusão do Estado como modo de aplicar a ética libertária. A regulação do livre mercado é a livre economia absoluta, e todas as ações devem ser ações voluntárias. Todo e qualquer acordo e negociação deve ser voluntariamente acordado pelas partes, e qualquer tipo de administração estatal centralizada vai contra a ação voluntária do mercado.

Os fundamentos do anarcocapitalismo apontam que o Estado é uma instituição ilegítima. As forças policiais, que, na teoria tradicional do Estado, possuem o legítimo uso da força, devem ser privatizadas e de trabalho fornecido por polícias privadas, que são verdadeiras milícias organizadas pela livre iniciativa.

Anarcocapitalista é de direita ou de esquerda?

Há um intenso debate entre os próprios libertários e anarcocapitalistas sobre se esse modelo é de direita ou de esquerda. No entanto, é necessário esclarecer, para encerrar a dúvida, que, economicamente, o anarcocapitalismo é de direita.

Os movimentos de esquerda, como o socialismo, o anarquismo e a social-democracia, são movimentos anticapitalistas (no caso do socialismo e do anarquismo) e a favor de um Estado de bem-estar social (como no caso da social-democracia). Todos eles são contra o liberalismo econômico ou qualquer doutrina econômica liberal.

Uma das representações do anarcocapitalismo, que mostra uma cascavel, com a legenda “Não pise em mim”.
Uma das representações do anarcocapitalismo, que mostra uma cascavel, com a legenda “Não pise em mim”.

O anarcocapitalista é a favor do capitalismo e do livre mercado. Economicamente, está posicionado a favor de um sistema de manutenção da ordem econômica capitalista, defendendo a liberdade econômica irrestrita. A diferença entre um anarcocapitalista e um liberal é que a doutrina liberal necessita do Estado para a manutenção do plano econômico, enquanto o anarcocapitalismo é contra a imposição de qualquer força estatal.

Matéria completa em:

https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/anarcocapitalismo.htm




Nenhum comentário:

Postar um comentário