quinta-feira, 31 de maio de 2018

NEO-GNOSTICISMO SOB ANÁLISE - parte 8 - Perguntas sobre Samael

Antes de começarmos uma demonstração de alguns problemas na obra de Samael temos que sinceramente refletir sobre algumas questões. Farei uma lista de que questões (aqui e em outras partes) de acordo com o que vou lembrando sobre tudo que li e os anos que dediquei a ouvir palestras, fazer parte de ordens e testar práticas, etc. Mas principalmente sobre o que Samael diz de si mesmo em seus livros e outras publicações. 
Primeiro de tudo vamos ao senso comum, ele se diz gnóstico, então vamos examinar isso.
Como alguém que se diz gnóstico desconhece os princípios mais básicos e gerais de todas as escolas gnósticas da antiguidade, o conceito dos termos utilizados, os significados de algumas informações que estão simbólicas em um livro mas que estão explicadas em outros e além disso usa o nome do maior "vilão" do gnosticismo Samael? 
Samael é o nome do demiurgo, Samael Yaldabaoth e Saclas são nomes do demiurgo, o deus falso que colocou os humanos na prisão desse mundo e ele diz que Samael era um anjo caído e que se ergueu e que esse é ele. Mas não existe esse tal anjo nem no gnosticismo nem no cristianismo (ele diz ser cristão também) a não ser em lendas medievais. Na tradição cristã e judaica Samael é o nome próprio do anjo que se tornou Satanás, o adversário. Então quer dizer que Satanás se converteu, que não existe mais Satanás porque ele "se levantou"?
Como pode recorrer a lendas espúrias de místicos, muitos deles satanistas assumidos ou não, para explicar sua origem e seu nome em vez de explicar como esse nome é usado nos escritos gnósticos? Ele desconhece os livros mais básicos do gnosticismo. E ele usa o nome Samael não como os gnósticos usavam. Samael, segundo as profecias permanece "caído" até o fim dos tempos, e será então condenado, então os profetas, João e até o próprio Deus errou nas previsões?
Na bíblia a questão do nome é muito importante e os que entendem de kabalah confirmam a importância de falar o nome correto em relação a culto. A bíblia fala que a salvação vem pelo nome de Jesus (Yeshua ou Yehoshwah em hebraico e aramaico). O samaelismo evoca um culto ao nome de um demônio ou do prórpio Satã já que Samael é este nome. Que intenção há por trás disso? Alguns rituais ditos gnósticos de Samael evocam o nome repetindo três vezes ou ainda repetindo chamando três vezes "Mestre Samael".
Como sendo um um dito mestre, que domina um tal estado de jinas (que lava o corpo à "quarta dimensão" e atravessa paredes e entra em qualquer lugar e aparece em qualquer lugar num piscar de olhos, segundo ele) e entra em contato com os ditos mestres antigos e as tais hierarquias divinas e não sabia onde estavam escondidos os manuscritos preservados? Será que tais mestres gnósticos não sabiam onde estavam as provas dos escritos gnósticos? Ou será que por algum poder ele sabia e não queria encontrar porque desmoronaria suas teorias e conceitos fajutos? 
Por que tendo tanto poder e dizendo também que o vaticano escondia os documentos originais ele não foi lá em estado de jinas e trouxe esses documentos e provou a verdade que salvaria tantas pessoas segundo ele? Ele é tão mal informado que nem sabia dos livros que o vaticano já tinha assumido que ainda possuia. Ele não adivinhou onde estavam os manuscritos escondidos em cavernas Nag Hammadi nem que iriam ser achados e ainda desconhecia os achados disponíveis de sua época. Ele contradiz quase tudo que foi escrito pelos verdadeiros gnósticos antigos e não sabia sequer o conteúdo de tais escritos, além de distorcer completamente o significado dos que conhecia segundo suas próprias teorias sobre kundalini e tantra provindas do hinduísmo. Que tipo de gnóstico é esse?
Como faz uma edição comentada da Pistis Sofia dando significados absurdos em certas partes e ainda cometer erros em relação a nomes de pessoas no livro, confundir personagens? No meio do trabalho profetiza que terminará e morre antes. Como pode ser creditado tal "mestre", falso cristo (se dizia um cristo), falso profeta, pois várias de suas profecias, não só essa falharam? Inclusive profecias do fim dos tempos como todo fanático de si mesmo que se acha o iluminad; as falsas profecias são um claro sinal de um enganador ou enganado, um falso profeta.
Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos. - Marcos 13:22
E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. - 2 Pedro 2:1
Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. - Mateus 7:15
E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. - Apocalipse 20:10
Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência, A qual professando-a alguns, se desviaram da fé. A graça seja contigo. Amém. - 1 Timóteo 6:20,21

Nenhum comentário:

Postar um comentário