quinta-feira, 9 de junho de 2016

Do livro VINTE CASOS SUGESTIVOS DE REENCARNAÇÃO

Título do original em inglês
TWENTY CASES SUGGESTIVE OF REINCARNAT1ON
Proceedings of the American Society for Psychical Research
Volume XXVI, September.
(Copyright 1966)
by the American Society for Psychical Research
Library of Congress Catalog Card Number 66-16255
(“Copyright 1970”)
para a versão em português, da
EDITORA DIFUSORA CULTURAL
Rua Maria Paula, 181
São Paulo — Brasil
Apresentação da Edição Brasileira
As  investigações  parapsicológicas,  no  Brasil,  encontram-se  ainda  em  sua  fase  inicial
Existem poucos centros de estudo de Parapsicologia,em nosso país, todos eles mantidos
por iniciativa particular. Não temos cátedras universitárias dessa disciplina. Sua difusão
é feita através de livros ou de palestras e cursos  populares sumários, mediante os quais
reduzido  número  de  interessados  ou  curiosos  são  informados  sobre  esse  importante
ramo  do  conhecimento  humano.  Tais  ensinamentos  nem  sempre  são  ministrados  por
instrutores capacitados ou isentos de preconceitos religiosos e filosóficos. Desse modo o
público brasileiro não tem tido exata noção daquiloque atualmente constitui o amplo
campo da investigação parapsicológica em elaboraçãoatualmente nos grandes centros
de pesquisas mundiais.
Dos  notáveis  trabalhos  iniciais  do  Dr.  J.  B.  Rhine  (1930)  para  cá,  o  objeto  da
Parapsicologia sofreu uma real ampliação. Atualmente não se cinge apenas à pesquisa
dos fenômenos e das funções paranormais. Como muitobem afirma o Dr. Lawrence L.
Le Shan, Ph. D., “em seu sentido mais profundo ela  é o estudo da natureza básica do
homem” (A.S.P.R. Newsletter, Nº 6 — 1970) - Assim, um dos problemas que se situam
na pauta da pesquisa parapsicológica está o da sobrevivência da personalidade após a
morte  do  corpo  físico.  Entre  os  inúmeros  investigadores  deste  importante  setor,
sobressai  o  Dr.  Ian  Stevenson,  ilustre  Diretor  do  Departamento  de  Psiquiatria  e
Neurologia da Escola de Medicina da Universidade deVirgínia, nos Estados unidos da
América.
O  livro  que  ora  se  edita  sob  o  título:  VINTE  CASOS  SUGESTIVOS  DE
REENCARNAÇÃO é  um  dentre  inúmeros  e  valiosos  trabalhos  produzidos  pelo  Dr.
Ian Stevenson, no campo da Parapsicologia avançada. A tradução desta extraordinária
obra  vem  preencher  uma  lacuna  na  literatura  parapsicológica  em  língua  portuguesa  e
traz  importantíssima  contribuição  30  conhecimento  da  Parapsicologia,  para  o  público
leitor interessado nesta disciplina, em nossa pátria.
VINTE  CASOS  SUGESTIVOS  DE  REENCARNAÇÃO compreende  uma
amostragem extraída do já grande acervo de fatos estudados era vários países pelo  Dr.
Ian  Stevenson.  Este  cientista  possui  em  seus  arquivos  cerca  de  seiscentos  casos,  dos
quais  investigou  pessoalmente  mais  de  duzentos.  Em  linguagem  técnica,  essas
ocorrências são designadas com o nome de “memória extra-cerebral”. Como o próprio
leitor  irá  verificar,  após  inteirar-se  do  conteúdo  deste  livro,  há  inúmeras  explicações
para a “memória extra-cerebral”. Todavia, para muitos casos há forte evidência a favor
da hipótese da reencarnação. Daí o titulo do livra,O ilustre Autor encerra esta obra, com
uma  Discussão  Geral  (Cap.  VII),  na  qual  examina  exaustivamente  as  hipóteses
explicativas  do  fenômeno  da  “memória  extra-cerebral”.  Faz,  ainda,  uma  rigorosa  e
honesta  avaliação  dos  casos  estudados  no  contexto  do  livro,  concernente  à  evidência
que eles possam aduzir à hipótese da reencarnação e, por conseguinte, da sobrevivência
após a morte. Este último capítulo por si só constitui um valioso e profundo trabalho
sobre questões avançadas de Parapsicologia, onde o  leitor encontrará magistrais lições
acerca desse assunto, o lançamento do magnífico livro do Dr Ian Stevenson representa,
sem dúvida, um acontecimento auspicioso para o público leitor brasileiro e português e
se constitui em legítima contribuição ao desenvolvimento da Parapsicologia em nossa
terra.
São Paulo, março de 1971
H. G. Andrade
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Prefácio da edição em inglês
Proeminente, entre as questões com que se tem ocupado a pesquisa psíquica desde o seu
inicio,  tem  sido  a  da  sobrevivência  da  personalidade  humana,  ou  de  uma  parte  desta
após a morte do corpo. As evidências “prima facie” da sobrevivência, de que a pesquisa
psíquica tem se ocupado, são geralmente constituídas de ocorrências como fantasmas e
aparições dos mortos, experiências de desdobramentoe comunicações recebidas através
de  médiuns  ou  sensitivos,  parecendo  provir  direta  ou  indiretamente  de  alguém  cujo
corpo havia morrido, mas cuja mente ou personalidade sobrevivia.
O conceito de sobrevivência, para o qual a evidência dessas espécies é relevante, seria o
de  sobrevivência  após  a  morte  física.  Concebivelmente,  entretanto,  a  sobrevivência,
caso  ocorra,  deve  tomar  a  forma  de  reencarnação  imediatamente  após  a  morte,  ou,
talvez,  após  um  intervalo  de  existência  desencarnada,  Esta  concepção  não  foi
largamente alimentada no Ocidente, mas a sua racionalidade impressionou alguns dos
mais  eminentes  pensadores  ocidentais  que  a  estudaram.  Entre  eles,  na  Antigüidade,
estavam  Pitágoras,  Platão,  Plotino  e  Orígenes;  e,  nos  tempos  modernos,  Hume,  Kant,
Fichte, Schopenhauer, Henouvier, McTaggart, Ward e Broad.
Em  1660,  um  trabalho  monumental,  “A  Critical  History  of  the  Doctrine  of  a  Future
Life”, foi publicado por um erudito clérigo unitarista, o Rev. W. R. Alger. Entre outras
concepções de sobrevivência, o autor considera a idéia de que “quando a alma deixa o
corpo, nasce novamente em outro corpo; sua posição,caráter, situação e experiências
em  cada  vida  sucessiva  dependem  de  suas  qualidades, feitos  e  conhecimentos
adquiridos  em  suas  vidas  anteriores”.  Relata  que  no Oriente  os  adeptos  desta  idéia
atingem, no momento, a mais de seiscentos milhões. E, como explicação da “extensão e
do apego tenaz a essa antiga e estupenda crença” acentua em 1880, na décima edição
ampliada de seu trabalho, que “a teoria da transmigração das almas é maravilhosamente
adequada  para  explicar  o  aparente  caos  da  desigualdade  moral  da  injustiça  e  dos
diversos males ocorrentes no mundo da vida humana” (pág. 475).
É óbvio, entretanto, que essas virtudes da hipóteseda reencarnação não a comprovam
como  verdadeira,  pois  o  mundo  realmente  deve  achar-se  tão  cheio  de  injustiças,
desigualdades e males quanto parece demonstrar.
Então,  se  perguntarmos  o  que  poderia  constituir  uma genuína  evidência  da
reencarnação, a única resposta possível parece ser a mesma que se daria à pergunta: “De
que modo podemos saber que vivemos dias, meses ou anos anteriormente?” A resposta
é de que agora nos recordamos de ter vivido naquelaépoca, neste ou naquele lugar ou
situação e haver feito, então, certas coisas e adquirido determinadas experiências.
Mas,  haverá  alguém  que  se  lembre  de  ter  tido  uma  existência  na  terra,  anterior  à
presente?
Posto sejam raros os relatos de tais afirmações, existem alguns. A pessoa que os faz é
quase sempre, uma criança em cuja mente essas lembranças se apagam depois de alguns
anos. Quando ela é capaz de mencionar fatos detalhados de uma vida anterior, da qual
alega lembrar-se, fatos esses que uma eventual investigação comprova, embora ela não
tenha tido oportunidade de conhecê-los de maneira normal em sua vida atual, então a
questão com que nos defrontamos é a de como explicar a veracidade de suas memórias, senão  pela  suposição  de  que  essa  criança  realmente  viveu  a  vida  anterior  de  que  se
recorda.
Os  vinte  casos  dessas  lembranças  aparentes  e  na  maioria  verificadas,  que  o  Dr.
Stevenson  pessoalmente  investigou,  relata  e  discute nos  presentes  Processos  da
Sociedade Americana de Pesquisas Psíquicas, não pretende ele resolvam a questão, mas
a  impõem  categoricamente  ao  leitor  e,  por  isso  mesmo,  são  todos  tão  interessantes
quanto  o  são  os  demais  numerosos  casos  que  sugerem  a  sobrevivência  após  a  morte
física, à qual a pesquisa psíquica tem dedicado intensa e demorada atenção.
C. J. DUCASSE,
Chairman, Publications Committee
American Socíety for Psychical Research
Prefácio para a Segunda Edição
Este livro foi originalmente publicado em 1966 comoo Volume 26 do  Proceedingsof
the  American  Society  for  Psychical  Research.  Foi  e  continua  sendo  dirigido
principalmente  a  cientistas  de  qualquer  disciplina  que  possa  achar  o  conteúdo  de
interesse e valor. Mas um grande público manifestouum crescente interesse no trabalho
e para satisfazer esta demanda uma nova edição foi preparada com os presentes editores.
A publicação de uma nova edição forneceu a oportunidade de incluir material derivado
de entrevistas de acompanhamento com dezoito dos vinte indivíduos. Estas entrevistas
posteriores ocorreram numa variedade de intervalos  depois das investigações originais,
mas  em  cada  um  dos  dezoito  casos  acompanhados  pelo  menos  uma  entrevista  foi
realizada não menos do que oito anos depois das originais.
Esta edição também contém nova informação permitindo uma melhor compreensão da
xenoglossia recitativa de Swarnlata Mishra. Na época da publicação da primeira edição
deste  livro  as  canções  e  danças  de  Swarnlata  não  tinham  sido  definitivamente
identificadas; mas isto agora foi feito (pelo menospara duas das canções) e eu forneci
um  registro  adicional  das  canções  e  danças  e  das  possibilidades  existentes  para
Swarnlata tê-las aprendido normalmente.
O texto da primeira edição deste livro foi lido porum número de pessoas diretamente
conectadas com os casos fossem os indivíduos, membros das famílias do indivíduo, ou
como  intérpretes  para  mim  na  inestigação  dos  casos. Estou  feliz  em  registrar  que
nenhum destes leitores apontaram qualquer erro grave no meu relatório dos casos com
os quais eles estiveram ligados. Não obstante, chamaram minha atenção (ou eu mesmo
descobri por mim mesmo) um número de erros menores na escrita dos nomes ou outros
detalhes. Eu corrigi a todos nesta presente edição.
Com  relação  à  interpretação  dos  casos,  eu  tenho  pouco  a  acrescentar  ao  que  eu  disse
anteriormente na seção de Discussão Geral. O que euposso acrescentar será reservado
para a seção de Discussão em um novo livro de relatos de casos agora em preparação.
Nem tenho eu nada do que me retratar. Eu iria somente reinterar que eu considero estes
casos  sugestivosde reencarnação e nada mais. Todos os casos tem deficiências como
tem todos os relatórios. Nenhum caso individual nemtodos eles coletivamente oferece
nada como uma prova de reencarnação. Minha única e mais importante conclusão sobre
eles  é  da  necessidade  de  maiores  estudos  de  casos  similares.  Se  alguém  se  incumbir
desta tarefa considerarei meus esforços amplamente recompensados.
I.S.
Divisão de Parapsicologia,
Departamento de Psiquiatria,
Universidade de Virgínia,
Charlottesville, Virgínia 22901

Agosto, 1973

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