quinta-feira, 25 de maio de 2023

O Pecado Ancestral e suas Consequências

Do livro Catecismo: Ensinamentos Básicos da Fé Ortodoxa 

Tema 15: O Pecado Ancestral e suas Consequências 


Oração para antes do estudo: 

Catecúmenos: Ó Cristo, que é a Verdade, a Vida e o Caminho, a luz verdadeira que ilumina cada um que vem ao mundo, faça com que a Luz do Seu Conhecimento Divino brilhe em nossos corações e abra os olhos de nossas mentes e ilumine os nossos corações para que possamos entender seus ensinamentos e aceitar a Tua Palavra. 

Fiéis: Apesar de sermos batizados, somos também pecadores. Antes que deixemos esta terra pela morte, permita a nós nos voltarmos para Ti, para que possamos ofertar a Ti o nosso coração, para que ele se torne Seu. Faça-nos que acolhamos a Ti dentro de nós, e que Tu permaneças conosco. Faça de nós os ramos que se juntam a Ti, que É a Videira, para que possamos dar muitos frutos e labutarmos para a nossa salvação.

A desobediência e a transgressão de Adão e Eva são chamadas de Pecado Ancestral. O que aconteceu? Como já disse anteriormente, Deus deu permissão Adão e Eva de comer do fruto de todas as árvores exceto o fruto da árvore "do conhecimento do bem e do mal.”. Em outras palavras, Deus disse a Adão e à Eva: "Você pode comer o fruto de todas as árvores que estão no jardim e que são comestíveis, apenas o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal que vocês não devem comer. No dia em que vocês comerem, vocês morrerão.”. 

Assim como uma pessoa culpada quer um cúmplice, Satanás, que tinha sido um anjo e por ter desobedecido a Deus se tornou Satanás, sentiu-se culpado e terrivelmente só em sua culpa. Sua natureza havia sido pervertida, de tal modo que ele nunca mais pode se arrepender. Ele sempre pensa e deseja o mal. Ele procura sempre o mal para os outros. E ele estava com ciúmes do homem. Ele viu que o homem estava muito feliz no Paraíso na companhia de Deus. Então, colocou seus planos malignos em ação. 

Como o espírito que é, entrou no corpo de uma cobra. Então subiu na árvore do "conhecimento do bem e do mal", esperou por Eva, perguntou a ela: "Diga-me, Eva, é verdade que Deus lhe disse para não comer o fruto de todas as árvores?" Eva respondeu: "Não. Ele nos permitiu comer o fruto de todas as árvores exceto o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque se o fizéssemos nós morreríamos." A serpente disse: "Você não morrerá. Deus sabe que no dia que você comer desse fruto, vossos olhos se abrirão e vocês se tornarão como deuses. Você vai conhecer o bem e o mal.”.

Eva gostou das palavras doces e caluniosas de Satanás, e nisso estendeu sua mão e pegou uma fruta da árvore do conhecimento do bem e do mal. Ela comeu um pedaço e também deu a seu companheiro, Adão. Eles comeram juntos. Imediatamente, "seus olhos se abriram" e eles perceberam que estavam nus (Gênesis 3:1- 7). 

Muitos são aqueles que equivocadamente dizem que a Bíblia está sendo metafórica e que o fruto do conhecimento do bem e do mal ao qual a Bíblia se refere é a relação sexual entre Adão e Eva. Como já alertamos anteriormente, isso não é verdade, pois Deus tinha abençoado a relação sexual entre Adão e Eva quando lhes disse para "crescer e multiplicar". Então o que vem a ser o pecado original? 

É o esquecimento de Deus. Ou, se você preferir, é a tentativa do homem em destronar a Deus e entronizar-se em Seu lugar, para tornar-se Deus, no lugar de Deus. Não é então o simples comer de um fruto... São João Crisóstomo diz sobre Eva: "Ela estava cheia de fantasias grandiosas, na esperança de ser igual a Deus.”. E nesta esperança de ser igual a Deus, ela perdeu os sentidos. E quais as consequências do pecado ancestral? 

a) A morte espiritual: Ou seja, a separação do homem de Deus, a fonte de toda bondade. 

b) A morte do corpo: Isto é, a separação do corpo a partir da alma, o retorno do corpo para a terra. 

c) A quebra e distorção da "imagem": Ou seja, a escuridão da depravação da mente e corrupção do coração, a perda de independência, a perda da plenitude do livre-arbítrio, a tendência para o mal. Desde então, "a imaginação do coração do homem é o má" (Gênesis 8:21). O homem pensa constantemente no mal. 

d) A Culpa: Ou seja, uma má consciência, a vergonha que o fez querer se esconder de Deus. 

e) A hereditariedade: Ele não ficou apenas em Adão e Eva, transmitindo as marcas de sua natureza agora decaída para os seus descendentes. Todos nós recebemos tal herança em razão de sermos descendentes do mesmo antepassado, Adão. 

Tal verdade é um problema para a compreensão de muitas pessoas. Eles dizem: Por que devemos ser responsáveis pelas ações de Adão e Eva? Por que temos que pagar pelos pecados de nossos pais? Infelizmente isso se dá em razão de ser uma consequência do pecado ancestral a distorção da natureza do homem.

Digamos que você tem uma árvore selvagem de laranja, a partir da qual você faz um enxerto. Você receberá laranjas domesticadas, mas a raiz ainda será a da árvore de laranja silvestre. Para ter laranjeiras selvagens novamente, você deve fazer um retransplante da árvore. E foi exatamente isso que Cristo realizou em Sua Encarnação. 

Oração para depois desse estudo: 

Ó Nosso Criador, Adão e Eva, dando ouvidos a Satanás, blasfemaram. Em razão do seu egoísmo, permitiram-se serem enganados. Eles obscureceram a beleza de suas almas, distorceram a sua imagem. Catecismo: Ensinamentos Básicos da Fé Ortodoxa 112 Eles enfraqueceram a natureza da humanidade, e por causa deles, nós nos tornamos irreconhecíveis. Agora estamos constantemente a pensar no mal. Sentimos a culpa, estamos tão longes de Ti, perdemos nosso autocontrole e a plenitude de nosso livre arbítrio para fazer o bem. Ó Senhor, nós Te agradecemos por Teu amor, por enviar o Teu Filho unigênito para retransplantar a bondade, para nos dar a possibilidade de voltar a Ti. Tu, Senhor "quer todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade." Não nos prive da salvação. Nós Te glorificamos, Ó Senhor. Amém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário