quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Terapêutica Antiga - A Psicoterapia Ortodoxa

 Do livro PSICOTERAPIA ORTODOXA

(manual de espiritualidade ortodoxa)

por Hieroteos Vlacos, Metropolita de Naupactos



PRÓLOGO DO AUTOR

O homem contemporâneo, cansado e desencorajado pelos vários problemas que o atormentam, busca por descanso e alívio. Basicamente, está à procura da cura da sua alma, pois é principalmente aí que ele sente o problema. Ele está a entrar numa “depressão mental”. Por essa razão, as explicações psiquiátricas têm circulado amplamente nos nossos tempos. Em particular, a psicoterapia é muito difundida. Enquanto essas coisas eram quase desconhecidas antigamente, elas prevalecem, horrivelmente, agora e muitas pessoas correm para as psicoterapias para encontrar a paz e o conforto. Por isso, eu repito, o homem contemporâneo sente que necessita da cura.

Além de observar essa necessidade fundamental, noto que, a cada dia, o Cristianismo, e especialmente a Ortodoxia, que preserva a essência do Cristianismo, tem feito uso duma certa “psicoterapia”, ou melhor, que a Ortodoxia é, principalmente, uma ciência terapêutica. 

Todos os meios que ela emprega, e mesmo o seu objetivo fundamental, visam curar o homem e guiá-lo para Deus. Pois, para alcançar a comunhão com Deus e adquirir o abençoado estado de divinização, devemos, antes, ser curados. Assim, para além de quaisquer outras interpretações, a Ortodoxia consiste, basicamente, numa ciência terapêutica e num tratamento. Ela difere claramente de outros métodos psiquiátricos por não ser antropocêntrica e porque não faz o seu trabalho com a utilização de meios humanos, mas sim com a ajuda e a energia da graça divina, essencialmente por intermédio da sinergia entre as vontades divina e humana.

Procurei enfatizar algumas verdades neste livro. Gostaria de apontar a essência do Cristianismo e, também, o método que ele emprega para obter a cura. O meu objetivo básico é o de ajudar o homem contemporâneo a encontrar a sua cura no seio da Igreja Ortodoxa, do mesmo modo como estamos a tentar obtê-la. Acredito estarmos todos doentes e a buscar por um médico. Todos buscamos a cura. A Igreja Ortodoxa é o hospital onde todos os enfermos e agoniados podem ser curados.

Se este livro vier a tornar-se uma ocasião para que algumas pessoas voltem-se para buscar a cura na Igreja e nos seus ensinamentos, agradecerei a Deus, que me deu a inspiração e a força para levar adiante este difícil empreendimento, pedindo-Lhe que tenha misericórdia de mim pelas minhas inúmeras fraquezas.

Edessa, 30 de setembro de 1987


Por favor colabore para a continuidade e crescimento desse trabalho de esclarecer, despertar e libertar, doe qualquer quantia para o PIX caiodilgo7@icloud.com

Comprtilhe e siga nosso blog. Que Deus te abençoe, te ilumine e te proteja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário