sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

"Teosofia" Sem Véu - primeira parte

Na série sobre o neo-gnosticismo pouco falamos sobre o movimento que constitui a principal base e origem de toda a farsa da nova era e similares, o movimento que antecedeu tudo isso e deu origem tanto ao movimento nova era quanto a alguns dos supostos herdeiros  das tradições esotéricas mais famosas da história, que além de denegrir e nome de instituições inocentes ainda deturpou todo seu vocabulário (pelo mal uso e ressignificação dos seus termos), criou várias falsas escolas, seitas, ordens, filosofias, seja se apossando dos nomes de escolas antigas, seja criando novas que se diziam diferentes de todas as outras, mas tão fraudulentas quanto as primeiras.

E esse movimento ja começou fazendo isso, roubando o nome de outro movimento que nada tem a ver com este outro, trata-se da falsa teosofia da medium, trapaceira, espiã, contadora de "causos" Helena Blavatsky.

Para quem não conhece a história da teosofia (da verdadeira) pode ser fácil deixar-se enganar pela falsa. Em alguns momentos dessa série falaremos sobre a verdadeira. Mas aqui hoje vamos começar a cercar o assunto pelos cantos, pra em seguida abordarmos o centro da questão.  Vamos conhecer os tentáculos de Blavatsky, sua influência e influenciados, para só depois mostrar quem realmente é Blavatsky e porque é tão perigosa e mentirosa. Então com paciência vamos seguindo, e aos seus defensores e aos curiosos só uma recomendação, leia atentamente, acompanhe o que será exposto, cheque as fontes, e faça sua própria pesquisa. Se depois disso você ainda defender ou ter interesse nessa falsa escola, não há o que fazer, pois nem todos querem a verdade, aliás uma boa parte prefere mentiras confortáveis e o engano que acaricia seu ego...


Blavatsky e a inspiração racista de Hitler

Extraído do trabalho de MARCOS EDUARDO MEINERZ “O REICH DE MIL ANOS” - O IMAGINÁRIO CONSPIRATÓRIO DA OBREVIVÊNCIA NAZISTA APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (tese de doutorado aprovada pela Universidade Federal do Paraná. 2018)

A Teosofia na Alemanha 

Ligada à tradição ocultista e às religiões orientais, Teosofia significa o conjunto 
de doutrinas religiosas e místicas, frequentemente incorporadas de reflexões filosóficas, que buscam o conhecimento da divindade para alcançar a elevação espiritual. A Sociedade Teosófica fundou fortes grupos nacionais na Alemanha, na Índia, nos Estados Unidos, na Inglaterra e em vários outros países da Europa, durante o final do século XIX e nas primeiras décadas do XX. O relativo sucesso do movimento deveu-se a redescoberta de antigos saberes fundamentados nas “tradições egípcias e hindus, atraentes para as pessoas do mundo anglo-americano que se sentiam perturbadas pelo 
crescimento do agnosticismo e pelos desafios da ciência moderna”.

De acordo com Ricardo José Barbosa da Silva, a fundadora Helena Blavatsky supostamente viajou para o Oriente, Ásia Central, Índia, África, América Central, Américo do Sul, Europa e Estados Unidos, lugares nos quais conheceu e estudou várias seitas e rituais: “iniciada” na seita muçulmana dos drusos no Oriente Médio; apreendeu os rituais dos dervixes e presenciou rituais secretos vodus; e estudou também a magia da seita japonesa conhecida como yamabushi. Porém, nada disso se compararia aos sete anos que havia “passado em um vale oculto na cordilheira do Himalaia, no Tibete, onde teria sido iniciada por uma comunidade de mestres espirituais que lhe ensinaram uma antiga sabedoria que revelava muitos dos mistérios do universo”.

Mas essa trajetória dificilmente é verdadeira, pois não existem provas ou testemunhas que confirmem essa história. Nenhuma pessoa sem experiência em montanhismo teria feito a árdua viagem 
até o Himalaia e encontrado esses mestres ocultos, sem ser vista pelas patrulhas chinesas, russas e britânicas que estavam na região na segunda metade do século XIX. 

Depois desses supostos contatos, Blavatsky publicou em 1877 o seu primeiro livro intitulado “Ísis Sem Véu”21, no qual expõe os princípios da Teosofia além de narrar a história do ocultismo (leis escondidas da natureza) egípcio que teria sido a ela ditado por espíritos. Defendendo que o ocultismo deveria ser aceito pela ciência ortodoxa, o livro foi um sucesso, teve sua primeira edição esgotada em dez dias, e, de acordo com Baker, isto se deu pelo efeito por ele produzido, ou seja, de acalmar as mentes daqueles cuja fé religiosa tinha sido prejudicada pelo racionalismo científico, em particular, as teorias da evolução e da seleção natural de Darwin. A crítica especializada (de acadêmicos na maioria) rapidamente atacou a obra, por incompetência intelectual e plágio.

Mas isso não abalou Blavatsky. Em 1888 escreveu a sua obra “chave’ sobre a teosofia, na qual tentou esclarecer alguns problemas teóricos da doutrina 
proporcionados por seu primeiro livro. A “Doutrina Secreta”, que pretende contar nada mais do que a história do universo e da vida inteligente, teria sido produzida com base em informações contidas num hipotético manuscrito secreto milenar, chamado 
“Estâncias de Dzyan”, encontrado pela autora em um monastério subterrâneo no Himalaia. Segundo Blavatsky, esse manuscrito conta como a Terra foi colonizada por seres espirituais da Lua, sendo a humanidade descendente desses ancestrais através das chamadas raças-raiz. 

De acordo com a Doutrina Secreta, a história humana teria se desenvolvido ao longo de sete raças-raiz. A primeira raça-raiz, conhecida como os “nascidos por si mesmos”, foram os habitantes do 
primeiro continente, chamado de “terra sagrada e imperecível”. A segunda raça-raiz foi aquela dos “nascidos do suor” ou os “sem ossos”. Essa raça habitou um continente que se estendia ao sul e ao 
leste do polo norte e que Blavatsky supõe ter mesmo existido tal como é descrito na mitologia grega, ou seja, a região para onde o deus 
Apolo ia viajar todos os anos. Desta segunda raça procedeu a terceira raça-raiz, a raça dos “duplos” (andrógenos) que, diferente das primeiras duas raças (que se reproduziam por meio espirituais), já se reproduziam de forma sexuada. Tal raça teria vivido em um continente que se estendia de Madagascar ao Ceilão e Sumatra e teria 
submergido sobre as águas. Tal continente foi batizado por P. L. Sclater como “Lemúria” e supunha-se que tivesse realmente existido. 
A quarta raça foi a lendária raça dos atlantes, habitantes do continente desaparecido a que se referia Platão.

Segundo Blavatsky, atualmente a Terra é habitada pela quinta raça-raiz, a raça ariana, sendo seu continente a Europa. Aqui podemos perceber os elementos racistas presentes nessa crença, com os arianos europeus sendo a “raça superior”, mais tarde adotados pelos nazistas.

Baker afirma que a Teosofia deu muita ênfase a reencarnação. Por meio dela, os seguidores do movimento podiam imaginar-se como participantes de uma pré-história humana fabulosa, repleta de lugares mágicos, exóticos e perdidos, enquanto tinham certeza de que suas almas estavam em uma trajetória ascendente, prontas à salvação 
espiritual e à união final com deus. (...)

Como um antídoto para esses medos e incertezas da vida moderna, a Teosofia foi rapidamente aceita por movimentos populares alemães e austríacos. Como a Lebensreform (reforma da vida): um movimento alemão de classe média que 
representou a tentativa de atenuar os males da vida moderna decorrente do crescimento 
das cidades e indústrias. Goodrick-Clarke assegura que uma variedade de estilos de vida 
alternativas - que incluía o uso de ervas e remédios naturais, vegetarianismo, nudismo e 
comunidades rurais autossuficientes -, foram abraçadas por pequenos grupos que 
esperavam retornar a uma existência puramente natural da vida. Dessa forma, a crença 
teosófica relacionava-se aos sentimentos da Lebensreform e providenciou uma 
justificativa filosófica a esses grupos.

Na Alemanha foram fundados outros grupos baseados na Teosofia de Blavatsky. 
O principal deles foi a Sociedade Teosófica Alemã, constituída em 22 de julho de 1884 
na cidade de Elberfeld. O grupo ajudou a fomentar o interesse pelo ocultismo no país 
através da criação, em 1886, do periódico chamado Die Sphnix, (...) com a intenção de confirmar 
os preceitos teosóficos. Tanto é que contava com contribuições de cientistas, historiadores e filósofos. Outro difusor do ocultismo na Alemanha foi Franz Hartmann (1838-1912), com seu periódico Lotusbluthen, publicado entre 1892 e 1900. Esse 
periódico foi o primeiro a publicar a imagem da suástica em sua capa. Em 1906, foi fundada em Leipzig a Editora Teosófica por Hugo Vollrath, um discípulo de Franz Hartmann, a qual publicou um grande número de revistas e livros dedicados ao 
ocultismo. Importante ressaltar que grupos teosóficos também proliferaram em Viena, 
na Áustria: Associação para o Ocultismo, Clube de Leitura Esfinge e a Primeira Sociedade Astrológica Vienense.

O nazismo era ocultista?

Como observamos, muitos dos elementos adotados pela “religião nazista” não foram inventados do nada. Eles foram altamente influenciados por discursos e crenças pré-existentes entre os povos germânicos antes mesmo de se constituírem como um partido político. Personagens como Blavatsky, List, Sebottendorff e Liebenfels foram alguns dos resposáveis por popularizar tais crenças: um sistema de hierarquia de raças, a importância de alfabetos antigos, o antissemitismo, a superioridade dos arianos e sua origem mítica, a astrologia, a astronomia, a crença em mitos pagãos e uma terra sagrada ariana. Todos esses elementos podem ser encontrados tanto no cerne do pensamento dos ariosofistas, teosofistas, da Ordem dos Germanos, da Sociedade Thule, da Sociedade Edda, nos movimentos pangermânico e völkisch, como também no Partido Nazista. Só para se ter uma noção dessas influências, um detalhe interessante: foi Blavatsky que salientou o significado oculto da suástica e um dos seus seguidores o responsável porintroduzir os “Protocolos dos Sábios do Sião” dentro da comunidade europeia ocidental, “ávida por um bode expiatório”.

(...)

Apesar dessa afinidade ideológica por essas crenças esotéricas, a evidência de que Hitler e outros líderes nazistas participavam de seitas ocultistas é muito fraca. Ou seja, historicamente não há relações profundas com o ocultismo, isso acontece na cultura de massa. A maioria dos historiadores sempre ignoraram, corretamente, as afirmações que os ligavam com algum desses extremados grupos racistas, anti-semitas e panfletistas. Mas por causa desses elementos em comum e uma suposta aproximação com tais grupos, desenvolveu-se na cultura de massa uma elaborada mitologia em torno da ideia na qual os nazistas praticavam magia negra com o objetivo de adquirir forças sobrenaturais para dominar o mundo. Isso foi representado em livros populares, principalmente nas décadas de 1960 e 1970.


Ariosofia

De acordo com Baker, a inquietação pública ocasionada pelas mudanças econômicas, sociais e culturais do final do século XIX, e a ameaça que isto apresentava à tradicional visão de mundo, foi fundamental à ideologia völkisch que lembrava o povo germânico da importância da sua identidade cultural. A combinação entre cultura e espiritualidade foi fortemente expressada por meio da doutrina da Ariosofia, originada em Viena (onde no final do século imperava o racismo völkisch, o anticatolicismo e o antimodernismo). Essa doutrina era constituída por uma mistura das teorias racistas völkisch e dos conceitos teosóficos de Blavatsky, ou seja, uma ideologia esotérica baseada na superioridade da raça ariana, amalgamando o racismo, o antissemitismo, a teosofia e o ocultismo, propondo o retorno a uma idade dourada e pagã, na qual seus líderes seriam dotados de poderes ocultos. Seus dois principais expoentes foram os austríacos Guido von List (1848-1919) e Jorg Lanz von Liebenfels (1874-1954). Nascido em Viena no dia 5 de outubro de 1874, filho de uma família de comerciantes de classe média, Guido von List foi um dos principais escritores e ideólogos völkisch e pangermanista antes da eclosão da Primeira Guerra Mundial. (...) Inspirado pela Teosofia de Blavatsky, List reconstituiu a pré-história germânica escrevendo nos mínimos detalhes eventos históricos que teriam acontecido muitos séculos antes. 

(...)

Outro que influenciou o nacionalismo pangermânico por intermédio de suas visões místicas de caráter racista, foi Jorg Lanz von Liebenfels. Nascido em Viena, no dia 19 de julho de 1874 e pertencente à classe-média, Liebenfels contribuiu à ideologia racista da época com a inclusão de preconceitos e ideias científicas em uma doutrina gnóstica (aquele que busca o conhecimento das verdades divinas), que distinguia as raças loiras e negras como entidades cósmicas que trabalhavam, respectivamente, à ordem e ao caos do universo. Liebenfels fundou, em 1905, a revista de teor racista e antissemita Ostara, que, segundo Barbosa da Silva, influenciou Hitler a construir sua concepção de mundo nacional-socialista.

(...)

Segundo Goodrick-Clarke, as ideias dos ariosofistas influenciaram o Reichsführer Heinrich Himmler na década de 1930, contribuindo em seus projetos acerca a pré-história germânica, especialmente seus planos visionários para o Grande Reich Germânico no terceiro milênio. Devido ao surgimento do neopaganismo e a constante antipatia em relação ao cristianismo pelos fascistas, a ariosofia ofereceu a essas pessoas um projeto “de crenças religiosas que ignora o cristianismo em favor de uma mistura de tradições míticas e novos conceitos científicos da elite acadêmica contemporânea na Antropologia, na Etimologia, na História Antiga e na religião comparada”.33 Inclusive, os ariosofistas utilizaram a teoria teosófica das raças-raiz para designar os judeus, ciganos, negros e eslavos, como sobreviventes da raça inferior Lemuriana, considerados pelo nazismo como seres que deveriam desaparecer para a evolução plena dos arianos, a casta superior. 

Como ressalva Baker, embora as ideias de List e Liebenfels fossem inerentemente odiosas e violentas, elas permaneceram justamente como são, ideais. Muitos de seus seguidores tornaram-se cada vez mais inquietos e insatisfeitos com a falta de ação contra a ameaça à raça ariana, ou seja, aqueles “seres inferiores” - com quem eles foram forçados a compartilhar sua nação, em particular os Judeus – que eram culpados pelos males da urbanização, da industrialização e da ameaça ao tradicional modo de vida rural do “camponês ariano”. E nesse ambiente, muitos passaram a acreditar que o tempo da teorização acadêmica tinha passado, sendo a hora da ação direta.


A terra natal ariana perdida

A ideia de que o povo ariano seria oriundo de uma terra natal mística e fabulosa, não foi inventada pelos nazistas. Para o movimento romântico alemão do século XIX, a palavra “ariano” denotava o grupo racial mais elevado, superior, puro, honroso e biologicamente superior aos semitas. Porém, os proponentes dessa teoria reapropriaram-se das ideias de Charles Darwin. A suposição de que a evolução humana mediante a seleção natural resultaria necessariamente em melhorias graduais para cada espécie, foi invertida pelo racismo ariano, pois sustentavam que a raça branca teria alcançado há muito tempo a perfeição, sendo corrompida devido a miscigenação com as raças consideradas inferiores.

Isso teria acontecido quando os arianos imigraram de sua terra natal mítica rumo a Europa. Podemos destacar ao menos três temas em torno da origem mítica da raça ariana: o Paraíso Polar, o Reino de Hyperborea/Atlantis e a Antártida. Sobre o mito do Paraíso Polar, Baker assegura que, no desejo de redescobrir as suas raízes míticas e culturais, os arianistas afastaram-se do “calor” do éden mesopotâmico (explicação bíblica) e olharam para o “frio do extremo norte”. A primeira aparição dos arianos na região polar teria acontecido por volta de 25628 a.C., durante a era interglacial, sendo forçados a deixar sua terra natal, rumo a Europa, devido ao ambiente que estava se tornando cada vez mais frio e hostil. O advento dessa idade do gelo foi a primeira de uma série de catástrofes naturais que provocaram a queda de outras três civilizações antigas: Atlantis, Lemuria e do povo (sem nome) que ocupava a região conhecida como deserto de Gobi. Além disso, a tradição ariana teria influenciado a civilização egípcia, acadiana e babilônica.

No que se refere ao mito do Reino de Hyperborea e Atlantis, retomamos as teorias de Blavatsky. De acordo Baker, baseada no suposto documento tibetano intitulado de Estâncias de Dzyan, a criadora da Teosofia afirmava que os ancestrais arianos ocuparam quatro continentes perdidos e um que ainda existe: 

● O primeiro, descrito como “The Imperishable Sacred land” (terra sagrada imperecível), foi o lugar dos primeiros humanos. 

● O segundo continente foi Hyperborea, terra que se estendia por todo o Polo Norte, compreendendo o que é hoje conhecido como a Ásia do Norte. 

● O terceiro continente foi Lemuria, teoricamente existido entre Madagascar e o Sri Lanka. 

● O quarto continente foi Atlantis, a primeira terra histórica. 

● O quinto continente se refere as Américas, a Europa e a Ásia Menor, que continuam a existir. 

Enquanto os quatro primeiros continentes já não existem mais, vivendo a humanidade no quinto, os dois últimos, ainda desconhecidos, aparecerão em futuro próximo. Os princípios centrais da Teosofia – as civilizações antigas e fantásticas, e a origem da raça ariana superior -, como afirmado anteriormente, foram atrativas aos ocultistas e nacionalistas alemães que odiavam o mundo moderno do final do século XIX e do começo do século XX. Modernismo era visto como um fenômeno urbano, sofisticado, intelectual, e isso incluía a ciência, a tecnologia, a Revolução Industrial e o capitalismo. Dessa forma, as doutrinas teosóficas fundiram ciência e misticismo, absorvendo as teorias de Darwin sobre a adaptação e seleção natural, aplicando-as ao conceito da luta espiritual entre as raças da Terra. O resultado dessa luta teria sido o aparecimento da raça ariana. Baker recorda que o trabalho de Blavatsky foi extremamente convincente quando foi escrito.

(...)


Referências usadas pelo autor nessa parte do trabalho:

GOODRICK-CLARKE, Nicholas. Raízes ocultistas do nazismo: cultos secretos arianos e sua influência na ideologia nazi. Lisboa, Terramar, 2002. 

GOODRICK-CLARKE, Nicholas. Sol negro: cultos arianos, nazismo esotérico e políticas de identidade. São Paulo: Madras, 2004.

BARBOSA DA SILVA, José. História invisível: uma análise psicossocial das raízes mágico-religiosas do Nacional-Socialismo. Tese (Doutorado em Psicologia), Universidade de São Paulo, 2009. p. 90.

BLAVATSKY, Helena. Ísis sem véu. São Paulo: Pensamento, 1991.


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