II – A Doutrina da Grande Iluminação
Então o Bem-Aventurado Senhor Mahavairocana pregou o ensinamento do qual
nasce a Iluminação de todos os Budas, o ensinamento segundo o qual a natureza de todas as
coisas é a Serenidade. o Caminho da Perfeição da Sabedoria:
A primeira Iluminação é aquela, semelhante ao raio, que percebe a universalidade e
a similitude em todas as coisas. É uma Iluminação sólida e inquebrantável como o
diamante.
A segunda Iluminação é aquela que percebe a similitude de todos os significados. É
uma grande Iluminação porque parte da idéia não-discriminadora de que todos os
significados brotam da mesma unidade.
A terceira Iluminação é aquela que percebe a similitude de todas as doutrinas. Essa
Iluminação percebe a natureza pura de todas as coisas, se estende a tudo e orienta todos os
seres.
A quarta Iluminação é aquela que percebe a similitude de todas as ações. É uma
grande Iluminação porque percebe em todas as diferenciações a não-diferenciação inerente
à condição de Buda.
O’ Vajrapani! Se alguém ouvir e observar estes quatro ensinamentos dos quais brota
a Iluminação, ainda que cometa um número incalculável de faltas graves, estará acima de
todo o mal, atingirá o Santuário da Iluminação e lá alcançará o Perfeito e Insuperável
Despertar.
Depois de ensinar dessa maneira, o Bem-Aventurado Senhor, para deixar claro o
significado dessa Doutrina, sorriu e fez o Mudra do Punho do Raio, pronunciando a sílaba
sagrada que exprime a similitude de todas as coisas: AH.
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