quarta-feira, 23 de março de 2022

A Oração de Jesus

 A Oração de Jesus: A Alma da Espiritualidade Oriental

Conferência "A Oração de Jesus" proferida em 21/03/2010 pela Ir. Maria de Fátima Guimarães, OSB. Diretora dos Oblatos do Mosteiro de São João em Campos do Jordão - SP

A Oração de Jesus: A Alma da Espiritualidade Oriental

Continuando o tema da oração, hoje nós vamos falar da oração monástica conhecida como Oração do Coração ou Oração de Jesus, praticada pelos hesicastas, e considerada a alma da espiritualidade oriental.

A palavra hesicasta significa calma, silêncio, contemplação e remonta aos primeiros séculos cristãos (século V e VI) no monte Sinai e no deserto do Egito. Trata-se de uma mística que atribui à alma humana, como sua finalidade, a deificação. Entendamos primeiramente o que quer dizer a deificação da alma humana. De acordo com o Genesis (Gn 1,26) o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. Só que essa imagem foi quebrada, foi partida pelo pecado. Nós somos seres fragmentados, divididos. A imagem de Deus em nós está deformada.

O ideal do monge é reconstruir essa imagem perdida. E aí nós recordamos que a palavra monge vem de MONOS que quer dizer UNO. Ser uno em si mesmo, ser uno com Deus e ser uno com os irmãos. Isso não quer dizer que é um passo e depois o outro, mas tudo ocorre simultaneamente. À medida que eu vou me desfragmentando, vou me tornando um com Deus e conseqüentemente com os irmãos. É a theosis ou divinização. São Pedro em sua epístola diz que a meta da vida humana é tornar-se participante da natureza divina. Como? Recebendo o Espírito Santo.

É interessante nos lembrar que a Bíblia Sagrada diz que precisamos sofrer como ouro no cadinho – o ouro para ser purificado deve ser aquecido a altas temperaturas. O ourives só dará por terminado o trabalho quando vir seu rosto refletido no ouro como num espelho. É assim com Deus e conosco. Trata-se de nos tornarmos em um Alter Christus.

Para fixar o espírito em Deus, os hesicastas utilizavam-se de técnicas de repetição de uma oração curta (que hoje chamaríamos de jaculatória).
Essa doutrina hesicasta se perdeu por muito tempo, depois foi transmitida à Rússia. Na Rússia haviam os peregrinos, os loucos de Deus. Pessoas que deixavam tudo para peregrinar pelos lugares santos, a viver uma vida ascética, sem lugar para morar, dependendo da caridade. E como era comum na Rússia, sempre havia pessoas que os acolhiam.

É dentro desta perspectiva que surge o livro Relatos de Um Peregrino Russo. Não se sabe quem é esse peregrino. E ele nos conta como encontrou essa doutrina do hesicasmo e isso transformou a sua vida.

Jean Ives Leloup, em seu livro Escritos sobre o Hesicasmo, capítulo 6, comenta que todos nós somos peregrinos em marcha. Estamos de passagem na terra e temos que descobrir o sentido deste caminhar.

Tudo começa quando ele entra na igreja para rezar durante o ofício e ouve a Epístola aos Tessalonicenses – “Orai sem cessar” (1Ts 5,17).

"No vigésimo quarto domingo depois da Trindade, eu entrei na igreja para rezar durante o ofício; estando lendo a Epístola do Apóstolo aos Tessalonicenses, na passagem que diz: Rezai sem cessar. Estas palavras penetraram profundamente em meu espírito e eu me perguntei como era possível rezar sem cessar quando cada um de nós tem de ocupar-se de muitos trabalhos para seu próprio sustento. Procurei na Bíblia e li com meus próprios olhos aquilo que ouvira: - É preciso rezar sem cessar (1Ts 5,17), rezar em todo tempo, no Espírito (Ef 6,18), erguendo em todo lugar mãos santas (1Tm 2,8). Por mais que refletisse, não sabia o que decidir.

- O que fazer? Pensava. Onde achar alguém que possa explicar-me essas palavras? “Eu irei às igrejas onde pregam homens de renome e aí talvez eu ache o que procuro".


O peregrino não achou resposta para esse questionamento nos sermões que ouvira, e como as palavras atraíam irresistivelmente o seu espírito, resolveu procurar alguém sábio e experimentado nas coisas de Deus. Procurou por pessoas consideradas santas, superiores de mosteiros, mas ninguém lhe dava a explicação que respondesse à sua inquietação. Até que ele encontrou-se com um monge idoso, que se interessou por ele e lhe deu a resposta que ele procurava. E depois disso começou a ensiná-lo. Este monge lhe disse que o próprio Deus lhe havia colocado aquela inquietação na alma.

Jean Ives Leloup em seu livro esclarece que entre os hesicastas, a compreensão e o amor de Deus se transmitem de pessoa para pessoa, pelo olhar do staretz (mestres espirituais). "Para os mestres espirituais a oração é uma arte, muito mais que uma técnica, quer dizer que se trata de "uma meditação que tem um coração.""

Em primeiro lugar este monge lhe disse que antes de tudo, antes de qualquer coisa que vamos empreender devemos rezar e baseou esta afirmação no trecho da carta de São Paulo a Timóteo – “Eu vos recomendo antes de tudo rezar” (1Tm 2,1). A oração é fonte das virtudes e das boas obras. A obra da oração está acima de todas as outras, pois sem ela, nenhum bem pode ser feito. Sem a oração freqüente, não se pode achar o caminho que conduz ao Senhor, conhecer a Verdade, crucificar a carne com as suas paixões e desejos, ser iluminado no coração pela luz de Cristo e unir-se a Ele na salvação.

Lembrando ainda o Apóstolo Paulo – “Nós não sabemos o que pedir como convém (RM 8,26). Isso quer dizer que a correção de nossa prece não depende de nós.” É o Espírito que reza e suplica em nós com gemidos inefáveis. Para nós estas palavras são importantes e verdadeiras, porque estão na Escritura Sagrada, por que faz parte integrante da espiritualidade monástica que seguimos e por que está contido no Prólogo da Santa Regra – Antes de tudo, quando encetares algo de bom, pede-lhe com oração muito insistente que seja por ele plenamente realizado.

Esse monge do qual não se menciona o nome ensinou o peregrino a Oração de Jesus ou Oração do Coração.

A Oração de Jesus, interior e constante, é a invocação contínua e ininterrupta do nome de Jesus com os lábios, com o coração, com a inteligência, no sentimento de sua presença, em todo o tempo, em todo o lugar, mesmo durante o sono.

As palavras a serem repetidas são “Senhor Jesus Cristo, tende piedade de mim”. Existem algumas variações nesta frase dependendo do lugar, mas é basicamente isto. Aquele que se habitua a essa invocação sente uma grande consolação e a necessidade de orar sempre essa oração; depois de algum tempo ele não pode passar sem ela e por si mesma a oração brota nele. Isso é a Oração Perpétua.

Esse monge lhe deu um livro chamado Filocalia que contém textos de 25 Padres da Igreja que tratam desta ciência da oração interior perpétua. O termo Filocalia quer dizer “Amor à Beleza”. A oração é a arte pela qual a pessoa se une à última Beleza. Orar é ir do reflexo à luz ou voltar da luz venerando-a em seus reflexos. E os reflexos são a natureza, as pessoas.

Existe uma passagem no livro Filocalia, escrito por São Simeão, o Novo Teólogo que diz:

“Permanece sentado no silêncio e na solidão, inclina a cabeça, fecha os olhos; respira mais devagar, olha, pela imaginação, para o interior do seu coração, concentra tua inteligência, isto é, teu pensamento, da tua cabeça para teu coração. Dize, ao respirar: “Senhor Jesus Cristo, tende piedade de mim”, em voz baixa, ou simplesmente em espírito. Esforça-te para afastar todos os pensamentos, sê paciente e repete muitas vezes esse exercício”.

Continua...

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