Putin está doente em estado terminal?
https://visaolibertaria.com/article/66363742-7b23-4f34-abb3-8af3b86bdeba
Sugerido e escrito por Peter Turguniev, Revisado e narrado por Peter Turguniev
A algum tempo circulam informações sobre possível doença do líder russo, até que ponto isso é verdade?Comandar um estado terrívelmente burocrático e comandado por figuras ocultas mafiosas é um desafio. Todo estado é exatamente igual a uma máfia, mas algumas máfias são mais violentas que outras. O estado russo é uma máfia particularmente perigosa. Mas esse é um desafio que Putin está acostumado. De fato, ele emergiu para o poder na rússia justamente porque, quando a união soviética desmanchou no ar, ele era diretor do porto de são petersburgo. Não havia mais superior a ele na estrutura. Muita gente queria vender coisas, legais e ilegais, passando pelo porto. Muitos militares russos queriam vender equipamento militar russo. Mas para isso entrar num navio e chegar do outro lado era preciso algum tipo de documentação. Putin passou a emitir ele mesmo essa documentação. Veja: não havia mais governo. Mas, pelo menos os navios agora tinham um papel para apresentar no porto de destino. Ele caiu nos favores dos mafiosos russos, ele próprio ficou muito rico com esse esquema, de forma que, quando o governo russo começou a funcionar novamente, sob o comando de Yeltsin, ele foi alçado diretamente para uma posição de destaque.
Putin é um mafioso e sabe se guiar na máfia que é o estado. Ele sabe que uma das regras não escritas é que você não pode demonstrar fraqueza. Ficar doente de algo rápido e curável, ok. Falar que tem uma doença terminal e só vai durar mais seis meses é o mesmo que se suicidar. Quem vai arriscar a pele para te defender, se você não vai poder retornar o favor mais adiante, você já vai estar morto. Em países democráticos se fala que o presidente em fim de mandato é um pato manco. Ele está ali, teoricamente ainda é o presidente, mas ninguém mais vai obedecer ele. Porque pessoas iriam se esforçar por alguém que não vai mais estar no poder em bem pouco tempo?
Portanto, não é surpresa alguma que, quando as informações começaram a circular sobre Putin ter uma doença grave e estar em estado terminal, o Kremlin e o próprio Putin tenham descartado isso como bobagem. Não espere confirmação alguma. Putin não é mais um jovem, está com 69 anos. Embora tenha histórico de atleta, existem algumas doenças que funcionam meio que uma loteria. Doenças do coração, Diabetes, e alguns tipos de câncer, dependem muito da vida que você leva. Uma pessoa saudável tem menor chance de ter isso, mesmo quando mais velho, e Putin é um cara que levou uma vida saudável. Mas outros tipos de câncer, parkinson, alzheimer e tantas outras doenças são um jogo de dados. Outras doenças são, de fato, inevitáveis com a velhice. Catarata e Demência pode ser que você morra antes de desenvolver essas doenças. Mas se você ficar vivo o tempo suficiente, vai ter tais problemas, porque são simplesmente reflexos da deterioração do seu corpo.
Os rumores sobre a saude de Putin começaram em fevereiro de 2020. Antes da fase mais aguda da pandemia, quando ele precisou fazer uma cirurgia de emergência, ele ficou vários dias de fevereiro totalmente ausente e só apareceu publicamente em 19 de fevereiro, quando depositou flores no memorial de São Petersburgo. Segundo o analista político Valery Solovei, que alega ter contatos dentre a equipe de médicos de Putin, ele fez uma cirurgia de emergência, para tratamento de um câncer de bexiga nesse período. Depois disso, teve que fazer quimioterapia e radioterapia por alguns meses. Ele aproveitou a pandemia para evitar locais públicos e encontros. Mas várias reuniões que aconteceram nesse período, mostram ele com a cara mais inchada e pálida. Lógico, como explicado antes, evidentemente o Kremlin negou todas essas acusações.
Valery Solovei também alertou que ele teria problemas neurológicos, embora não soubesse exatamente qual. Dessa forma, embora o período de isolamento possa ter ajudado o lider russo a esconder a recuperação de um câncer, acabou piorando outras doenças. Em recente entrevista no canal do Dr. John Campbell, o psiquiatra Dr. Vlad Vexler apontou sintomas de psicose paranóica em Putin. Não é algo completamente inesperado. Para sobreviver em um ambiente mortal em uma máfia, a pessoa precisa ser psicótica e paranóica. Se você não desconfiar o tempo todo de outras pessoas, você simplesmente não sobrevive. O problema é que tais problemas psicológicos podem se agravar com o tempo. E podem ainda se agravar com um período grande de isolamento, que foi exatamente o caso de Putin na pandemia. Além disso, algumas pessoas apontam indícios de mal de Parkhinson, uma doença comum com a idade que dificulta a mobilidade das mãos e membros do paciente. Putin, quando está parado, tende a firmar o braço junto ao corpo, para evitar que a tremedeira seja perceptível. Mas, embora a psicose e o mal de parkinson sejam graves, não há indício de que ofecereriam risco de morte no médio prazo.
Mas parece que as acusações doeram em Putin. Valery Solovei, que trabalhava na unversidade de Moscow, foi preso em 2021 sob a alegação de conspirar contra o país. Uma curiosidade é que, segundo ele, já havia uma preparação para a sucessão e já se falava em nomes. A expectativa era que Putin iria renunciar em 2021 para eleger seu sucessor. Esse sucessor seria escolhido de uma lista curta: Dmitry Medvedev, antigo presidente e aliado de Putin, Dmitry Patrushev, ministro da agricultura de Putin e Katerina Tikhonova, filha de Putin. Porém tais planos podem ter sido postergados exatamente depois dos protestos de Alexander Navalny no início de 2021. Ficaria parecendo uma capitulação. Se essas alegações forem verdade, o que incentivou Putin a continuar no poder foi justamente um protesto anti-Putin.
Como outras evidências apontadas, tanto de psicose paranoica quanto de possível câncer, estão as enorme mesas em que recebeu Macron e Scholz e também que usa para se reunir com seus subordinados. Sempre mesas extremamente longas em que ele fica afastado das pessoas. Esse cuidado tão grande pode ter por objetivo evitar contaminação em alguém que está com o sistema imunológico comprometido. Como é o caso de muitos pacientes de câncer, fazendo quimioterapia ou radioterapia. Curiosamente, quando Bolsonaro viajou a Rússia. Putin aceitou encontrá-lo próximo, após Bolsonaro aceitar passar por cinco testes. Imagina se Putin morre depois de infectado por Bolsonaro? Bolso poderia ter salvado o mundo.
Existe também a declaração do Senador Marco Rubio no senado americano que chefia a comissão de inteligência da casa, que disse que Putin está mal, mas que não pode dar mais informações para não comprometer o serviço de inteligência. Lógico, a frase foi genérica, isso pode querer dizer apenas que o estado mental dele está ruim.
Uma última pista para essa conclusão seria que a tentativa de invasão completa da Ucrânia, algo muito complexo e com várias possibilidades de falha, foi motivado exatamente pela "falta de tempo" de Putin. Ele anexou a Crimeia e parte da região de donbass em 2014. Ele poderia expandir o domínio sobre o leste da ucrânia, em fatias, sem isso causar muitas reações contrárias dos líderes ocidentais. Se, por exemplo, ele pegasse agora toda a região de donbass, provavelmente conseguiria isso relativamente rápido e sem muitas sanções do ocidente. Poderia, daqui a 8 anos pegar mais uma parte. Ao contrário, ao arriscar tentar toda a ucrânia de uma vez só, ele pode ter buscado um objetivo maior do que pode conseguir razoavelmente. Arriscando muita coisa, sendo que, se ele está mesmo em situação terminal, no final das contas, não está arriscando nada.
Lógico, toda essa especulação sobre o estado de saúde dele pode ser atribuída a mera tentativa da oposição de enfraquecê-lo. Exatamente por ser um estado mafioso perigoso, a oposição sabe que se os apoiadores de Putin começarem a suspeitar que ele está doente, principalmente se ele está terminalmente doente, ele vai perder sustentação rapidamente. A guerra não está se mostrando popular com o povo russo. Mas o povo russo pode fazer pouco. Os mafiosos do estado russo porém, são quem pode, de fato, sabotar e retirar Putin do poder. Por outro lado, ele está com 69 anos de idade, não é incomum pessoas nessa idade terem problemas de saúde sérios.
Ao final, uma doença dele não me resta dúvida, que ele é um psicopata é certo. Mas é bastante possível que a psicopatia dele esteja sendo agravada por outras doenças. Quiça alguma que torna impossível a continuidade da loucura da guerra de invasão da ucrânia que claramente é uma guerra do Putin, não é uma guerra da rússia. Putin pode ter ou não ter câncer, pode estar ou não estar em estágio terminal. Mas ele certamente é um câncer social, tomara que não seja terminal para o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário