quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

A RELIGIÃO COMO ESCLARESCIMENTO

Por Frater I.L.I.V.
                Consideramos que uma religião que pretenda a verdade deve ser um fator de esclarecimento, não de obscurecimento, não de dogmatismo não de superstição. Nossa ordem é aberta a qualquer religião desde que não vá contra nossos princípios éticos e nossos objetivos mais elevados. Mas a fraternidade que constitui a porta de entrada da ordem tem dois lados, o cientifico e o religioso, podendo cada um ser tomado à parte.
Se o lado científico for tomado separadamente ou enfatizado o estudante seguirá, se assim quiser, a graduação de nossa ordem, com possibilidade de mestrado e doutorado. Se o lado religioso for tomado separadamente ou enfatizado o estudante seguirá, se assim decidir, os sacramentos religiosos de nossa ordem, com a possibilidade de tornar-se um cavaleiro ou monge e depois de rei ou rainha rosacruz (em ambos os lados há esse título, mas não tem equivalência, a não ser nas práticas fundamentais, visto que o do ramo científico precisa realizar e compreender profundamente muitas práticas fundamentais e o religioso apenas as práticas essenciais mesmo que não as compreenda de todo).
Embora não sejamos uma religião propriamente dita, podemos ter e professar uma religião ou mais, ou não, além do que todos independente de seguirmos ou não uma religião praticamos princípios que podem ser tidos como religiosos em comum. Por isso somos os verdadeiros ecumênicos (do gr. oikoumenikós, pelo lat. Oecumenicu; relativo a toda a Terra habitada; universal; que manifesta disposição à convivência e diálogo), pois nossos estudantes podem praticar todas aqui, e em seu elementos essenciais efetivos, o que já é uma vantagem.
Somos o que se pode chamar de verdadeira universalidade (que não se atêm a uma especialidade; que abrange quase por inteiro um campo de conhecimentos, de ideias, de aptidões, etc.; que é adaptável ou ajustável de modo que possa atender a diferentes necessidades; ecumênico), os verdadeiros católicos (do lat. ecles. catholicu < gr. katholikós, universal.), pois agregamos os elementos verdadeiros de todas as verdadeiras religiões, autêntico sincretismo universal (que abarca toda a Terra, que se estende a tudo ou por toda a parte; mundial), pois os elementos principais não dependem de cultura, linguagem, etnia, povo, mas da natureza terráquea (dita humana, mas que em nosso caso engloba seres que podem não ser humanos na atualidade).
Nos consideramos verdadeiros holísticos, ainda que não façamos alarde sobre isso, nem nos enquadremos na moda atual do que se costuma chamar holístico. Não digo isso por termos aderido ao chamado holismo (de hol(o)- + -ismo: tendência, que se supõe seja própria do Universo, a sintetizar unidades em totalidades organizadas; teoria segundo a qual o homem é um todo indivisível, e que não pode ser explicado pelos seus distintos componentes (físico, psicológico ou psíquico), considerados separadamente), mas por ele ser uma consequência natural dos princípios herméticos, aos quais nós admitimos. Por todas essas características podemos ser considerados a verdadeira religião (tanto no sentido de religação quanto no sentido de releitura) e não mais uma religião, afinal, englobamos todas e todos no que têm em comum; e pesquisamos os elementos reais e efetivos e as formas de potencializá-los para alcançar os objetivos comuns a todas.
Na humanidade, quanto à busca da verdade, existem dois tipos de pessoa, os esotéricos e os religiosos. Os esotéricos são os que buscam as ordens, a experiência, o ver por si mesmo, os empiristas. Nessa categoria estão incluídos os cientistas, os historiadores, os compositores, os artistas, etc. Sim, pois todos passam por um processo ‘esotérico’ na vida, a saber, dominar algo que relativamente poucos dominam; possuir um conhecimento especial (e poderes em muitos casos) ou passar por um aprendizado gradativo em que o fim depende das partes anteriores, sendo inacessível àquele que não possui os pré-requisitos (como no caso das universidades, ordens ocultistas e academias militares). Isto é o que se chama esotérico, um circulo menor dentro de outro círculo, que engloba apenas certas qualidades; maior qualidade, especificidade e precisão.
Os religiosos são os que buscam as igrejas, as religiões exotéricas, uma explicação, uma esperança, um conforto, uma solução, algo em que possa confiar, ter fé, acreditar. Nessa categoria estão incluídos os filósofos (sim, os filósofos, pois podem concluir sem provas, se satisfazer com mero raciocínio ou suposta evidência), os psicologistas, os jornalistas, os instrumentistas os artesões, etc. (essa correspondência é apenas ilustrativa aqui). Buscam um domínio ou conhecimento público, acessível a qualquer um, imediato ou que possa ser rapidamente absorvido, facilmente demonstrável ou entendível, que não depende de muitos conhecimentos prévios. Isto é o que se chama exotérico, um circulo aberto, maior, que pode englobar mais, maior quantidade e generalidade. 
Há intermediários? Sim, mas sempre um lado predomina. Há ‘neutros’ ou que estão fora dessas características? Talvez, admitimos a possibilidade ainda que não tenha sido encontrado. Mas tais seriam como verdadeiros niilistas, que não se importam com nada, nem admitem ‘verdades’ ou experiências ou razoes ou percepções, e desejam o nada. Se tais existirem de fato, ou não passem de traumatizados ou maníaco depressivos (etc., etc.) como a maioria dos que se afirmam niilistas: não estão buscando a verdade e não podem ser sequer considerados humanos normais enquanto estão nesse estado, sendo que a busca de ‘verdades’ mais seguras é uma característica da natureza humana. Se existem precisam antes de tratamento, estudo, abertura mental, serem bem tratadas compassiva e amorosamente.
Existem ações e estudos que o religioso pode fazer aqui, todo o aspecto exotérico de nossa ordem, apesar da ‘cientificidade’, oferece teorias, filosofia, moral e práticas que podem ser acessíveis a todos, sem que seja necessário nenhum super aprofundamento, mas apenas entendendo e praticado como em qualquer religião de fato. E nós não prometemos um inferno àqueles que não realizarem nossas práticas ou ideais mais elevados, apenas apresentamos as possíveis consequências de acordo com os caminhos, decisões e comportamentos tomados. É mais importante escolher e decidir com consciência dentro de suas possibilidades de realização e superação e ter um querer e vontade elevados do que ter altos objetivos e se esforçar sem sucesso e numa sucessão de fracassos e sentimentos de culpa. Por isso enfatizamos o próximo passo, o presente, e valorizamos o caminho acima dos objetivos últimos, que estão distantes de nós e não podem ser conquistados a qualquer custo ou por quaisquer caminhos ou atalhos.
E o que são, resumidamente esses fundamentos religiosos? Primeiro de tudo o auto conhecimento e o conhecimento da interdependência de tudo com tudo e todos com todos e com tudo (o que já leva ao próximo elemento, o fator ético, ou mesmo moral), através da (a) atenção constante tal qual ensinamos e da (b) auto observação; esta prática consiste no despertar conscientemente e já, por sua própria natureza; leva a ver algo por si mesmo e a um esclarecimento. É o trabalho com a consciência. Segundo, o elemento do comportamento, dentro de valores que proporcionam uma vida melhor e mais harmônica com o ambiente e com os outros seres, o fator ético, uma moral prática, que além das vantagens citadas que constituem o seu lado empírico, contribui sistematicamente para o processo de purificação mental, que leva a eliminação dos obstáculos, da vida e, principalmente, dos que obstruem a visão. É o trabalho com a vontade. O terceiro elemento é o elemento da união, compreensão, aceitação; são práticas, ritos, festejos, exercícios, etc. que nos levam a uma aproximação e quiçá uma comunhão com aquilo que buscamos de mais elevado, com o divinal, o absoluto, o incondicionado, isto que alguns chamam Deus, outros Nirvana, outros Brahman, outros o Uno ou o Um, IAO, Cristo, Buda,  Vauhala,  Rá, o Sol, o Tao, etc. mal entendido pela maioria das religiões ocidentais. Este é o trabalho com o amor.
Sim, falando em religião, a união suprema pode ser alcançada também no caminho exotérico, religioso, é claro. Dizem que isso pode levar vidas e vidas, mas o mesmo pode ocorrer no lado esotérico. Dizem que é o caminho mais leve, mas que pouquíssimos alcançam as metas, mas isso pode acontecer em qualquer caminho dada a afinidade e o esforço de cada um. Mudam os procedimentos, os obstáculos, as facilidades e dificuldades. Cada pessoa trabalha com aquilo com que se sinta em harmonia e afinidade, visando o melhor resultado com relação ao objetivo último que é a iluminação, ou seja, justamente o significado da palavra religião, a união com o supremo.






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