domingo, 5 de janeiro de 2025

A DIVISÃO DOS SANTOS MANDAMENTOS DE DEUS EM DUAS TÁBUAS


 721. Qual é o significado da divisão dos dez Santos Mandamentos de Deus em duas tábuas? Esta divisão significa que nestas tábuas distinguem-se duas qualidades de amor:  Amor a Deus e as obrigações dêle decorrentes;  Amor ao próximo e as obrigações quedêle decorrem.



 722. Nosso Senhor Jesus Cristo fêz menção a êste assunto? Sim. Eis a resposta dada pelo Nosso Salvador à per, guntasôbrç "Qual é o supremo mandamento da Lei de Deus:" "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de tóda a tua alma, e de todo o teu pensamento." Èste é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a êste, é: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Dêstes dois mandamentos depende tõda a Lei e os Profetas" (Evangelho de São Mateus 22:36-40). 

723. Por que não existe um Santo Mandamento que ordene o amor do homem para consigo próprio? Não havia necessidade de estabelecer um mandamento separado para um fenõmeno perfeitamente natural que oriente a vida de todo indivíduo: "Nunca ninguém aborreceu (odiou) a sua própria carne antes a alimenta e sustenta" (Epístola de São Paulo, apóstolo, aos Efésios 5:5-29). 

724. De que forma devemos amar a Deus, ao próximo e a nós mesmos?  Devemos amar a Deus sôbre tôdas as cousas e pela razão de ser verdade inconfundível de ser Êle o nosso Deus;  Devemos amar ao próximo pelo nosso amor a Deus;  Devemos amar a nós mesmos pelo amor a Deus e ao próximo. Todavia devemos sacrificar o amor a nós mesmos prol do amor a Deus e ao próximo. Da mesma forma o amor ao próximo deve ser sacri: cado em prol do amor a Deus. "Ninguém tem maior amor do que êste: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos" (Evangelho. de São João 15:13). "Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim, e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim, não é digno de mim" (Evangelho de São Mateus 10:37). 

725. Que quer dizer amar a Deus pela razão de ser verdade inconfundível de ser Éle o nosso Deus? Isto significa que devemos amar a Deus, porque Êle é infinitamente perfeito e por esta razão merece o amor perf eito e total. 113 

726. Que quer dizer: "Amar a Deus sõbre todas as coisas?" Amar a Deus sôbre tõdas as coisas significa que devemos amá-lo mais do que tudo neste mundo, e estar pre parados a sacrificar o nosso maior tesouro tanto material quanto espiritual, se fõr necessário para dar prova dêste nosso amor. É preferível desistir de tudo que possuímos a perder o amor e a benevolência de Deus! 

727. Como devemos proceder a fim de acordar em nossos corações um amor verdadeiro e profundo a nosso Deus? A fim de conseguir isto devemos:  Meditar sóbre o amor manifestado pelo Criador no ato da criação do homem.  Meditar sôbre o amor demonstrado por Deus, que após infligir o justo castigo aos homens que  pecaram, sacrificou o seu Filho Unigênito a fim de salvá-los da eterna condenação.  Meditar sóbre as infinitas e celestiais graças, que Deus proporcionou aos homens pelo supremo sacrifício do Filho de Deus.  Meditar sõbre o supremo altruísmo do amor divino, pois Deus nos dá tudo sem receber nada em retribuição à sua magnanimidade. 

 728. Quem são os nossos próximos? Os nossos próximos são todos os sêres humanos sem nenhuma exceção. Amigo ou inimigo; cristão ou pagão; ortodoxo ou herege; homens de todas as raças, religiões ou credos políticos, todos êles são criaturas humanas e como tais devem ser considerados os nossos próximos. É evidente que os nossos irmãos da fé são mais queridos aos nossos corações, o que é bem natural, visto serem os mesmos filhos do único Pai celestial pela fé em Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 

729. Que significa que devemos amar ao próximo pelo nosso amor a Deus? Quer dizer, que devemos amar ao próximo pela razão que Deus o considera igualmente digno do seu supremo amor e o haver convocado a tomar parte da sua eterna felicidade nos Céus.

 730. Co mo devemos amar ao próximo pelo nosso amor a Deus? Devemos amar ao próximo como a nós mesmos. 

731. Quando amamos ao nosso próximo como a nós mesmos? Quando proporcionamos a êle tudo aquilo que desejamos obter em nosso próprio beneficio;  Quando não fazemos ao próximo tudo aquilo que desejamos evitar em relação a nós mesmos;  Quando cuidamos da salvação da alma do nosso próximo. "Portanto tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós" (Evangelho de São Mateus 7:12). 

 732. Quem nos ensinou que devemos amar também os nossos inimigos? Foi Nosso Senhor Jesus Cristo, que perdoou aos seus algozes; orou por êles, ofereceu a sua preciosa vida em prol da salvação dêles e deu-nos o mandamento de amálos incondicionalmente: "Pai, perdóa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Evangelho de São Lucas 23:34). "Eu, porém, vos digo: Ama! a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos persequem; Para que sejais filhos de vosso Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sôbre maus e bons, e a chuva desça sôbre justos e injustos" (Evangelho de São Mateus 5:44-45). 

733. Que quer dizer que devemos amar a nós mesmos pelo amor a Deus? Significa que Deus nos considera igualmente dignos de seu supremo amor e que nos convocou para partilhar na eterna felicidade. 

734. Quando amamos a nós mesmos pelo amor a Deus? Amamos a nós' mesmos pelo amor a Deus quando cuidamos sõbretudo da salvação das nossas almas imortais. 114 "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo in, teiro, se perder a sua alma?" (Evangelho de São Mateus 16:26). 

735. O amor cristão é imprescindível? Sim. O amor cristão é absolutamente necessário, pois sem êle não podemos ser salvos: "Quem não ama a seu irmão permanece na morte" (I Epístola universal de São João, apóstolo 3:14). 

736. Como manifestamos o amor cristão? Cumprindo os santos mandamentos da Lei de Deus: "Aquêle que tem os meus mandamentos e os guarJoão. da, êsse é o que me ama" (Evangelho de São 14:21). 

737. Se a Lei de Deus se resume em dois Santos Mandamentos principais (parágrafo 722), por que foram êles subdivididos em dez? Isto foi feito a fim de proporcionar a melhor compreensão dos nossos deveres perante Deus e o próximo.

 738. Quais são os Santos Mandamentos que tratam das nossas obrigações perante Deus? Essas obrigações são indicadas nos primeiros quatro Santos Mandamentos.

739. Em que consistem êstes quatro Santos Mandamentos?  O primeiro Santo Mandamento indica que devemos adorar a Deus Verdadeiro, oferecendoLhe a devida adoração;  O segundo Santo Mandamento proibe-nos o culto de fetiches (estátuas, esculturas) (Veja-se o parágrafo 718. A alteração nos dez Santos Mandamentos de Deus introduzida pelos papas romanos foi causada pelo renascimento das artes plásticas. Os célebres escultores da época do Renascimento tiveram assim um vasto campo de atividades artísticas, criando obras de invulgar valor. Todavia as esculturas, representando Deus, a Santissima Virgem Maria, os Santos e os Anjos estavam em flagrante desacõrdo com o segundo Santo Mandamento de Deus. Havia, Pois, duas alternativas: ou impedir a criação de estátuas ou então suprimir o segundo Santo Mandamento. Os papas escolheram esta última solução, caindo num dos mais terríveis erros que jamais foi cometido na história do Cristianismo).  O terceiro Santo Mandamento ordena não perturbar a majestade de Deus de forma alguma, principalmente por meio de palavras vãs.  O quarto Santo Mandamento indica que, na veneração de Deus, devemos manter a ordem quanto ao tempo e os procedimentos. 

 740. Quais são os Santos Mandamentos de Deus que tratam sôbre as nossas obrigações para com o próximo? As obrigações que temos em relação ao nosso próximo são contidas nos seis Santos Mandamentos finais:  O quinto Santo Mandamento recomenda-nos de amar e honrar o nosso próximo;  O sexto Santo Mandamento proíbe atentar contra a vida do próximo;  O sétimo Santo Mandamento proíbe atentar contra a pureza de costumes e a moral do nosso próximo;  O oitavo Santo Mandamento proíbe atentar contra a propriedade privada do próximo;  O nono Santo Mandamento proíbe molestar o próximo por meio de palavra unida ao sentimento de falsidade;  O décimo Santo Mandamento proíbe desejar o que quer que seja, de propriedade tanto material quanto espiritual do nosso próximo. 

 741. Nos seis últimos Santos Mandamentos de Deus estão contidas as obrigações concernentes a nós mesmos? Sim. As obrigações concernentes a nós mesmos estio realmente contidas nos Santos 115 Mandamentos que tratam das relações para com o nosso próximo, visto que devemos ama ao próximo como amamos a nós mesmos.

Excerto do MANUAL DE DOUTRINA CRISTÃ ORTODOXA 

(EM PERGUNTAS E RESPOSTAS)

De Abbud Issaia


Participe de nossos grupos de estudo, entre em contato através do Telegram ou WhatsApp 79 991316067.

Nenhum comentário:

Postar um comentário