sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

NEO-GNOSTICISMO SOB ANÁLISE - parte 3 - Samael Aun Weor - Personalidade Satânica? (continuação)

E quando pessoas que falam que a igreja católica adulterou os livros sagrados e matou todo o cristianismo verdadeiro adotam seus dogmas, seu ritualismo e até as repetições que são criticados por Jesus nos evangelhos? Deve haver algo errado nas instituições criadas por estas pessoas.
Samael coloca o dogma da missa, no seu caso uma suposta missa gnóstica recuperada de antigos rituais cristãos, da mesma forma que um católico romano. Ele condiciona o perdão dos pecados, à missa, como os católicos, algo que é completamente anti-evangélico; que além de não se encontrar em nenhum livro canônico, não se encontra em nenhum dos apócrifos antigos. Tal missa que será analisada aqui num primeiro momento é algo que não existia nem entre cristãos nem entre gnósticos no primeiro século. É claro que Samael mentiu sobre isso.

O dogma da transubstanciação do pão e do vinho em carne e sangue de Jesus surgiu entre os católicos, séculos depois de Cristo, e que só foi reconhecido por esta igreja como dogma oficial da igreja depois de mais de mil anos. E como é que pessoas que se dizem ser os verdadeiros cristãos e não terem sido herdeiras do catolicismo romano, mas sim do cristianismo puro dos primeiros séculos adotam esse dogma? Como e onde adquiriram essas crenças se os cristãos primitivos nem os gnósticos a adotavam tal crença?

Os rituais que fascinavam Clowley, Heller e Samael têm muita influência do catolicismo. Samael assim como Crowley demonstrava muita aversão ao catolicismo, mas a imitavam em muita coisa. Mas eles não apontam de fato os grandes desvios do catolicismo como a veneração de santos, e tantas equivalências a rituais e deuses pagãos, os ritualismos, as penitências, as repetições inúteis, as promessas aos santos e oferendas, os castigos, e tantas outras coisas, pois eles também praticama essas coisas à sua maneira. Samael tinha muita influência de Crowley embora falasse muito mal das ordens que este participara. Eles dois também fundaram igrejas católicas gnósticas. Heller conta que herdou o bispado de uma igreja gnóstica de longa tradição Samael copia isso dizendo que herdou o bispado da igreja gnóstica de Krumm Heller secretamente, da mesma forma que Crowley mentiu por um bom tempo dizendo ter herdado a direção da O.T.O. diretamente de Theodor Reuss em seu leito de morte. Estas devem ter servido de inspiração para a de Samael e as de seus sucessores.

Mas vamos analizar. Samael antes de atigir uma graduação elevada na F.R.A., ordem fundada por Krumm Heller (que aliás, também conta ter uma autorização de Reuss), abandonou esta ordem. Conta de sua saída de forma solene em seu livro As Três Montanhas. Em outros escritos diz que Heller teria passado o bispado da sua igreja diretamente a ele, que confiava a ele a restauração da igreja ao que era, conta ainda que Parsifal Krum Heller, filho e herdeiro oficial de Heller, seria um traidor que destruiu a obra do pai transformando, anos depois, em uma ordem decadente de magia negra.

Imagine agora, que eu sou um estudante não muito graduado de uma ordem, que tenho lá minhas discordâncias e saio da ordem. Dentro dessa ordem tem uma igreja. Aí eu saio da ordem, então o dono chega e me diz "Ah você vai sair de minha ordem porque não concorda com algumas coisas? Tá bom, então eu vou lhe passar o bispado da minha igreja, você agora é meu sucessor, o bispo da igreja gnóstica". É ou não é difícil de acreditar? Mas os samaélicos mais avançados, depois de toda lavagem cerebral terminam acreditando nisso também. Vamos agora fazer uma comparação de alguns elementos dessa missa copiada da missa gnóstica de Krumm Heller, eu tenho os texto original das duas e posso assegurar que a autora não está mentindo. Em outras partes mais no futuro iremos comparar toda a missa e todos os outros rituais no que são iguais ou equivalentes,

Samael Aun Weor - Personalidade Satânica - 2 (continuação)
Missa Gnóstica
A Missa Gnóstica, ou Liber XV, foi escrita por Aleister Crowley em 1913. O texto dessa missa foi usado posteriormente, com algumas modificações, por Krumm-Heller e depois por Samael Aun Weor (SAW). Vejamos um trecho da missa, primeiro na versão de Crowley, depois na de Krumm-Heller e por último na de SAW.

Crowley:
’Eu creio em um SENHOR secreto e inefável; e em uma Estrela na companhia de outras Estrelas de cujo fogo nós fomos criados e para o qual nós deveremos retornar; e em um Pai de Vida, Mistério do Mistério, em Seu nome CHAOS, o único vice–regente do Sol sobre a Terra; e em um Ar o nutridor de tudo o que respira.
E eu creio em uma Terra, a Mãe de todos nós, e em um Ventre no qual todos os homens são gerados, e onde eles deverão descansar, Mistério do Mistério, em seu nome BABALON.
E eu creio na Serpente e no Leão, Mistério do Mistério, em seu nome BAPHOMET.
E eu creio em uma Igreja Gnóstica e Católica de Luz, Vida, Amor e Liberdade, Palavra cuja Lei é THELEMA.
E eu creio na comunhão dos Santos.
E, assim como a comida e a bebida são diariamente transmutados em nós em substância espiritual, eu creio no Milagre da Missa.
E eu confesso um Batismo de Sabedoria pelo qual nós realizamos o Milagre da Encarnação.
E eu confesso minha vida una, individual e eterna que foi, é e será.
AUMGN AUMGN AUMGN’

Krumm-Heller
’El Sacerdote: Creo en la Unidad de Dios, en el Padre como entidad impersonal, inefable e irrevelado, que nadie ha visto, pero cuya fuerza, potencia creatiz, ha sido y es plasmada en el ritmo perenne de la creación.
Yo creo en María, Maya, Isis o bajo el nombre que sea, en la fuerza física simbolizada en la Naturaleza cuya concepción y alumbramiento revela la fertilidad de la Naturaleza.
(Acólito):
Yo creo en el misterio del Bafomet y del Demiurgo - Espíritu entre Dios y la criatura.
Sacerdote: Yo creo en Santa Iglesia trascendida, superior, mantenida en las almas puras, en la Jerarquía Blanca representada por la Fraternidad Rosa-Cruz, y que tiene su exponente en la Santa Iglesia Gnóstica, dirigida por Patriarcas, Apóstoles, Obispos y Sacerdotes.
(Acólito)
Nuestra ley es luz, amor, vida, libertad y triunfo.
(Sacerdote)
Nuestro lema divisa es Telema.
Yo creo en la comunidad de las almas purificadas, así como el pan material se transforma en sustancia espiritual, creo en el Bautismo de la Sabiduría el cual realiza el milagro de hacernos humanos.
Yo conozco y reconozco la esencialidad de mi vida concebida como una totalidad sin fin cronológico que abarca la órbita fuera del tiempo y fuera del espacio.
Todos: Así sea.’
fonte: http://user.cyberlink.ch/~koenig/miskru.htm

Samael
'Eu creio na unidade de Deus, no Pai como entidade impessoal, inefável e irrevelado,que ninguém viu, porém cuja força, potência criadora foi e é plasmada no ritmo perene da criação,eu creio em Maria, Maya, Isis, ou força física simbolizando a natureza, cuja concepção e iluminação revela a fertilidade da natureza.
GUARDIÃO Eu creio no mistério do Bafometo e de Abraxas.
SACERDOTE Eu creio em uma igreja transcendida, superior, mantida nas almas puras, na loja branca e representada pela Fraternidade Universal, e que tem seu expoente na Santa Igreja Gnóstica dirigida por patriarcas, Apóstolos, Bispos e Sacerdotes, cuja Lei é: Luz,
GUARDIÃO: Amor,
1 VIGILANTE: Vida,
2 VIGILANTE: Liberdade,
ISIS Frente à grei: Triunfo.
SACERDOTE: Nosso lema divisa é The-le-ma.
Frente ao altar: Creio na comunidade das almas purificadas. Assim como o pão material se transforma em substância espiritual, creio no batismo da sabedoria, ao qual realiza o milagre de fazer-nos humanos. Eu conheço e reconheço a essencialidade de minha vida concebida, como a totalidade sem fim cronológico, que abarca uma órbita fora do tempo e do espaço.’
Fonte: http://gnosesamaeliana.blogspot.com/2010/11/liturgia-gnostica_01.html

Krumm-Heller baseou sua liturgia em Crowley, fazendo algumas modificações. Conforme já vimos em outros tópicos, Krumm-Heller foi fortemente influenciado por Crowley. Porém o seu ensinamento não chega a ser exatamente igual, pois Krumm-Heller teve várias outras influências. Antes de chegar a Crowley, ele passou pelo espiritismo kardecista, teosofismo e martinismo. O resultado foi um ensinamento com muitas semelhanças, mas também com algumas diferenças de Crowley.
Já no caso de SAW, você pode ver, o texto é praticamente idêntico ao de Krumm-Heller.
Podemos ver nitidamente a influência de Crowley nos rituais. Mas isso não é surpresa, e já podia ser visto através dos fragmentos dos rituais que SAW colocou em outros livros. Agora precisamos ver no que implica a revelação dessa influência. Para começo de conversa, essa revelação sepulta de vez toda a pretensão dos samaelianos de se dizerem cristãos e de colocarem SAW como um novo Cristo.
A missa gnóstica de Crowley nada mais é do que uma espécie de missa negra. É uma paródia da missa católica, tal como a missa negra. Só que no lugar de Satã, o culto é aos deuses egípcios, deuses pagãos. O que do ponto de vista de um cristão tradicional, dá no mesmo. O objetivo de Crowley foi de criar um culto anticristão, claramente.
A adoção desses rituais pelo samaelismo é mais uma das contradições dessa seita. Por um lado, os samaelianos se dizem cristãos, e por outro, adotam rituais anticristãos, de adoração de divindades pagãs. Essa é a maior contradição do samaelismo que existe.
Palavras de SAW na introdução do livro disponibilizado pelo La Gnosis Develada:
"As cerimônias mágicas egípcias funcionam extraordinariamente reunindo forças que logo se propagam na atmosfera do mundo para bem de muitos que aspiram à Luz.
Os deuses invocados comparecem imediatamente. Eles são reais. Sempre existiram e sempre existirão.
Em vão os profanos e os profanadores zombaram dos Deuses Santos, na realidade essas divindades não só governaram o mundo em épocas mais felizes, como também se expressam liturgicamente para o bem de nossos neófitos neste momento de crise mundial e de bancarrota de todos os princípios éticos.
Quando a humanidade abandonou o culto aos Deuses Santos, caiu no materialismo grosseiro desta espantosa idade de Kali-Yuga.
No futuro imediato os deuses farão sentir cada vez mais sua influência sobre a espécie humana.
Nós nos colocamos à frente do tempo invocando a estes seres inefáveis durante os trabalhos litúrgicos mágicos esotéricos, tão indispensáveis à nossa cristificação."
Não é à toa que esse livro não é divulgado. Ele revela que tipo de culto o samaelismo é na realidade. Muito diferente do que a propaganda costuma mostrar [até o nome do movimento é enganador, chama-se de gnóstico-cristão, sendo internamente um paganismo muito distante do gnosticismo real e mais ainda do cristianismo].
A divulgação da liturgia não agradou os samaelianos, que inclusive estão tentando tirar o site do ar.
Veja aqui:
http://www.google.com/support/forum/p/blogger/thread?tid=1a5dc0688eb531cd&hl=pt-BR
Como se retira conteúdo impróprio postado por um Blogger?
Endereço do blog afetado:
http://gnosisdeverdade.blogspot.com/2010/02/liturgia-gnostica.html (antigo blog).
Descrição do Problema: Este blog simplesmente transcreve na íntegra um livro do qual não possui direitos de reprodução. Sobretudo difama o conteúdo deste livro.

https://gnosesamaeliana.blogspot.com.br/2011/




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