sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

NEO-GNOSTICISMO SOB ANÁLISE

Por Fra. I.L.I.V.
As pessoas que me conhecem mais de perto sabem que desde a adolescência eu fiz parte de várias ordens de vários tipos chegando aos mais altos graus em algumas delas. Estas ordens, mesmo sendo de vários tipos, podem em sua maioria ser classificadas como ordens gnósticas ou que se dizem gnósticas, ordens rosacruzes ou que se dizem, ordens thelêmicas, ordens cristãs (ou que se dizem cristãs sem ser) e ordens budistas. 
Nessas ordens existem verdades e bons ensinamentos, mas também existem enganos, maus ensinamentos e inclusive mentiras. A maior parte dessas ordens, e agora incluo também outras que apenas estudei e ou frequentei, são ordens chamadas secretas ou de mistérios. Mas o maior segredo delas é que não há segredo a ser revelado, tudo pode não passar de um embuste para manter a esperança e fidelidade do noviço. Outras tem segredos devido aos perigos de certas práticas, outras devido ao caráter sectário para não dizer fanático de seus dirigentes, outras mantêm segredos apenas por acreditarem que serão discriminados ou perseguidos, ou que a humanidade não está pronta para certas revelações e ainda outras mantêm segredos porque suas práticas secretas são realmente vergonhosas e reprováveis. Enfim, são perto de uma dezena de motivos que podem até ser justificáveis perto de inúmeros outros motivos nada justificáveis, que vão desde a esquizofrenia e egolatria dos chamados mestres, até um conjunto de mentiras, montagens falsas, truques, teatralização e completa falsidade de seus dirigentes.
Muitas dessas ordens apesar de seus defeitos cumprem um importante papel na vida de seus seguidores e muitas vezes um importante papel social. O exemplo disso são muitas pessoas que tinham as vidas arruinadas por vícios, ou no crime, ou por ideologias e modos de ver e de viver prejudiciais, ou por tudo isso junto e muito mais, terem novamente paz em sua vida e darem tranquilidade às suas famílias inclusive deixando de ser uma ameaça viva a outras pessoas. Há o caso de pessoas cheias de ódio e revolta que têm seus olhos abertos diante de uma nova realidade ou simplesmente ensinamentos que ampliam seu modo de ver e desviam de suas más visões e más ações. Também existem outros completamente descrentes e desprezadores das coisas divinas ou morais ou justas e que vêm a perceber de alguma forma a superioridade dessas realidades. Existem também, por exemplo, ateus militantes,  outros ativos defensores da violência como uma solução social, outros abertamente defensores de doutrinas satânicas e maléficas. E a partir dessas ordens vemos tais casos serem transformados.
Mas outras apesar mesmo disso, por constituírem uma farsa em si mesma perigosa e prejudicial à pessoa e à humanidade que só não vem causando mais estrago psicológico, de saúde e prejuízos no meio humano, porque seus adeptos são muito poucos e sempre divididos em suas disputas que geram sempre separações em subdivisões e novas seitas. Estes são muito perigosos e fazem muitas coisas às escondidas, ou são lobos em pele de ovelha, do pior tipo, do que leva a perdição da alma, da salvação verdadeira. Muitos pensam que os malvados vão aparecer com rabos e chifres, que Satã mesmo virá pisando, xingando, amaldiçoando e causando sofrimento no mesmo instante. Como se enganam! Os maléficos estão nessas ordens, em igrejas, em casas de caridades, em centros espíritas e de esoterismo, em ONG's de caridade. É assim que atraem muitos e enganam. As mentiras não são apenas meia verdades, eles não medem esforços para falar e escrever livros, contendo mil verdades para que uma unica mentira seja aceita ali disfarçadamente. Pode acreditar que se eles querem convencer e desviar as pessoas para cinco ações, práticas ou doutrinas prejudiciais eles vão apresentá-la entre cinco mil verdades cheias de beleza, razão e bondade, nem que seja para desviar uma pessoa ou fazer com que cometam um pecado ou erro ou crime.
Aqui apresentarei algumas dessas ideias, doutrinas e práticas maléficas e algumas ordens que estão empenhadas a levar pelo menos um terço da humanidade a cair nesses caminhos de perdição.

O NEO-GNOSTICISMO SAMAÉLICO

Das ordens que mais me aprofundei e estudei fazendo parte dela poucas merecem denúncia de suas falhas, defeitos ou mesmo falsidades. E ainda que algumas mereçam, talvez nenhuma tanto como esta que vou apresentar iniciando essa série. 
Se vou expor aqui certos detalhes, mas não tudo de errado que existe nela, não é porque pesquisei ou me revoltei por ter sido vítima de suas armadilhas, mas porque conheço a fundo como um participante, tendo sido um deles; porque li provavelmente a maioria dos livros de seu mestre e ainda estou fazendo isso em caráter de pesquisa; porque vivenciei os efeitos nocivos de certas práticas e ensinamentos, embora conheça também bons efeitos de práticas geralmente aprendidas de outras ordens e religiões; porque tenho lido e conversado com pessoas que vivenciaram todos os malefícios que as suas instituições podem causar; porque conheço o que eles não revelam aos de fora nem aos que estão nas primeiras câmaras ou graus; enfim porque conhecendo a ratoeira é no mínimo uma obrigação avisar a outros para que não caiam. Se não fosse assim eu estaria sendo um mal caráter, um negligente, um omisso. Seria com ver crianças a beira do abismo e não fazer nada porque não é problema meu. Mas é problema meu sim e seu também se você sabe do que estou falando. Então é dever fazer alguma coisa dentro das nossas possibilidades.
Outras pessoas fizeram parte de alguma das organizações herdeiras de chamada gnose de Samael descreveram suas vivências, compararam livros e trechos de livros, fizeram análises de doutrinas e rituais, mas a quantidade de erros, plágios, absurdos na obra de Samael é tão grande que tudo que foi publicado sobre isso ainda é muito pouco. Ele chega a publicar obras de outras pessoas como se fossem suas, com apenas algumas poucas alterações. É certo que ele foi, como ele mesmo disse, "um rato de biblioteca", e usou provavelmente boa parte do leu na construção de sua "filosofia gnóstica". Não teve acesso a coisas tão ocultas exceto para pessoas que nada sabem de ocultismo ou esoterismo, mas com certeza teve acesso a muita coisa, e copiou, embaralhou, reinterpretou muita coisa do leu nos seus próprios livros, criando às vezes novas práticas exóticas, mas quase sempre apenas imitando outras já existentes ou misturando-as. Ele só não pode contar em premunição com o advento da internet e a facilidade em obter livros inteiros em PDF em poucos segundos. Bem, ele sequer conseguiu imaginar que algumas obras restritas a graus internos de ordens super secretas hoje poderiam ser encontrados até em bancas de revista, livrarias e cebos, imagine sobre algo que nem sonhava que poderia existir no futuro, a internet.
O número de subdivisões do movimento gnóstico, ordens, instituições e igrejas ditas gnósticas é grande; logo depois de sua morte já haviam sido relatadas 18 instituições que se diziam verdadeiras herdeiras, muitas disputando isso judicialmente. O que quem está fora dificilmente percebe é que essa subdivisão provavelmente já existia em parte antes e talvez planejada pelo próprio Samael. Pelos documentos com sua assinatura, e ditos diálogos e ordens recebidas antes de sua morte por discípulos, só nos resta duas opções sensatas: ou ele é o autor da confusão colocando propositalmente os seus principais discípulos uns contra os outros ou todos são mentirosos e falsificadores pois em cada escola que você entrar conhecerá mais cedo ou mais tarde tais documentos e transcrição de diálogos e até gravações de sua voz, dizendo que aquela pessoa é sua verdadeira sucessora e coisas do tipo.
Então normalmente os estudantes migram de escola em escola, de instituição em instituição, criticando a anterior o dito mestre fundador ou responsável, chamando-os de traidores do dito mestre Samael, mas nunca acordam para perguntar a si mesmos sobre a honestidade de tal mestre. Todos criticam uns aos outros entre e se escandalizam, mas não questionam se Samael está errado. A pessoa gasta toda sua vida de instituição em instituição achando que tudo de errado que encontra lá é culpa das pessoas ou dos responsáveis pela instituição, mas nunca do próprio Samael. Se se dessem ao trabalho de ler seus livros e fazer uma pesquisa veriam que o culpado de quase todos os problemas que encontram é o próprio Samael. E talvez essa divisão tenha sido planejada pelo próprio, pois é um meio muito eficaz de manter a pessoa sempre enredada em sua teia, perdendo tempo, dinheiro e energia, e o pior, em ensinamentos totalmente errados no que se refere a gnosticismo (que Samael diz ensinar e ser gnóstico), cristianismo (diz vir restaurar o verdadeiro cristianismo e que ele mesmo é um cristo, um cristificado) e budismo (ele se diz ser do buda Maitreya, o buda do futuro esperado pelos budistas), da mesma forma. Se as pessoas lessem os livros sagrados dessa religiões provavelmente veriam isso, mas é claro que seus crentes derrubam isso facilmente dizendo que tudo foi adulterado pelos infassexuais magos negros e coisas do tipo.
Vamos iniciar com o principal rótulo que ele mesmo se dá, gnóstico, mestre da gnosis verdadeira, avatar ou cristo da era de aquário, etc.. Seus discípulos como mostraremos não podem de forma alguma serem chamados nem de gnósticos nem de cristãos como pensam (que são os verdadeiros cristãos e os outros estão todos em erro). Lá dentro nos deparamos com outra realidade que só pode ser enquadrada em politeísmo, paganismo e thelemismo crowleyano não assumido. Ele não só afirma isso em suas obras como diz que a humanidade caiu quando deixou de adorar esse "deuses inefáveis e reais" como diz. Então para evitar toda confusão e nomenclatura inadequada vamos chamá-los como os estudiosos os tem chamado, samaelianos, e sua doutrina, que definitivamente não é gnosticismo nem cristianismo nem budismo, chamaremos samaelismo. Então vamos começar tratando desse problema sobre o qual o texto a seguir de uma ex-samaeliana da uma boa visão introdutória e geral.

Quem é Samael, segundo as escrituras

Por:Soraia Oliveira

http://gnosesamaeliana.blogspot.com.br/2011/07/quem-e-samaelsegundo-as-escrituras.html

Segundo a etimologia, Samael significa Veneno (sam) de Deus (El). Também é chamado de acusador, sedutor, deus-cego e destruidor.

Dizem os seguidores samaelianos que samael seria um anjo caído,mas que se ascendeu para "salvar" a humanidade e "corrigir" a todos os outros ocultistas "equivocados".Segundo Samael,a humanidade estava a um passo do "abismo",e que todos estariam condenados pela "Lei Divina".
Mas segundo todas as escrituras,Samael seria um demônio da mentira,acusador,deus cego e destruidor.
Não existe nenhuma passagem nessas escrituras antigas,principalmente em se tratando da gnose primitiva,que isso ocorreria,ou que isso seria possível.
Diante disso,apenas temos como prova ou evidência de que Samael diz ser quem é a palavra dele e de seus discípulos.Mas falar,eu também posso,posso dizer por aí que sou a encarnação de uma deusa qualquer que veio "consertar" o mundo,mas aí provar isso é mais complicado.
Como ele disse que o ensinamento que disseminava se tratava de "gnose",então poderíamos encontrar essas provas nos evangelhos gnósticos primitivos,mas lá também não encontramos nada a respeito disso,o que nos faz concluir que o que ele diz ser "gnose" pode não se tratar de gnose,por que ele diz que a gnose é o que ele diz,mas segundo os evangelhos gnósticos primitivos,ele é o demônio demiurgo,o contrário [o oposto, o opositor, o adversário] da gnose primitiva.
 Também podemos evidenciar que os plágios de Vítor Manuel Gomes é impressionante,ele teve a habilidade de misturar paganismo(religiões antigas),gnose primitiva e cristianismo.Uma salada difícil de misturar,por que em muitos aspectos,um pode contrariar o outro,porque,por exemplo,o paganismo(nome dado pelos cristãos a todos aqueles que não eram cristãos) seria o contrário do cristianismo,inclusive,em tempos antigos,os pagãos eram considerados pessoas que serviam aos demônios.

Observem as escrituras,e confiram tudo,não permaneçam com dúvidas ou com desconfianças,basta fazer uma simples pesquisa no google:


(...)


Nas tradições Judaicas e Cabalah

Na Cabala [Samael] é um dos 7 Anjos que estão diante do Trono de Deus (...) são representações dos Poderes Divinos. Tais poderes cósmicos podem ser polarizados tanto positiva quanto negativamente dentro do ser humano. A Polaridade negativa da energia cósmica de Samael é simbolizada por um anjo caído, cuja consorte é Lilith. 


Nas tradições judaicas Samael é identificado como o Anjo da Morte, o chefe do quinto céu e um dos sete regentes do mundo material servido por milhões de anjos.


Conta-se que Samael tomou Lilith como sua esposa depois que esta foi repudiada por Adão. Segundo o Rabi Eliezer, ele foi o encarregado de tentar Eva. Após seduzí-la e copular com ela, engendrou Caim.


Também é considerado o anjo que lutou com Jacó e o anjo que sustentou o braço de Abraão no momento do sacrifício de Isaque. Segundo a cabala é descrito como a "ira de Deus" e é considerado o quinto arcanjo do mundo de Briah. Foi o anjo guardião de Esaú e patrono do Império Romano.


Samael está também relacionado a todos os anjos da prostituição e da fornicação (...)


Samael corresponde a Sefirot Hod, significando "o mentiroso". Os demônios associados a ele são descritos como monstros amarelos com corpo de cachorro e cabeça de demônio. Hod também está associado ao racionalismo, ao intelectualismo e ao oculto. Assim sendo, Samael se converte no mentiroso, aquele que se utilizando de palavras inteligentes e racionais nega a existencia de Deus e de qualquer ser acima do EU. [em seu Matrimônio ele diz que "Cristo é o Chefe dos Deuses, e Javeh é o chefe dos Demônios]



Tradições Cristãs Gnósticas 


Nas tradições cristãs de origem gnóstica (Evangelho Apócrifo de João) encontrado na Biblioteca de Nag Hamadi, Samael é o terceiro nome do demônio Demiurgo cujos outros nomes são: Yaldabaoth e Saclas. É neste contexto que o seu nome significa "deus-cego". É retratado por uma serpente com rosto de leão [figura exaltada nos seus rituais] e é filho do Eon Sophia contra a qual se rebela. No livro intitulado "As Origens do Mundo" que faz parte da mesma biblioteca, Samael também é chamado de Ariael.


[publicaremos também outro estudo mostrando esses textos da biblioteca de Nag Hammadi, estes já podem ser baixados em pdf ou comprados em nossa língua, pois já foram todos traduzidos]


A Biblioteca de Nag Hammadi  é uma coleção de textos gnósticos do cristianismo primitivo (período que vai da fundação até o Primeiro Concílio de Niceia em 325 d.C.) descoberta na região do Alto Egito, perto da cidade de Nag Hammadi em 1945.


Tradições Cristãs Canônicas


Segundo as tradições cristãs canônicas, Samael era Lúcifer, o Arcanjo (Lucifer = Anjo de Luz), o anjo que estava mais próximo de Deus.


Ao querer usurpar o trono de Deus fazendo-se igual a ELE, reuniu um terço das milicias celestes e travou uma batalha com as hostes angélicas fiéis, sendo precipitado pelo arcanjo Miguel (cujo nome significa "Quem é como Deus?") no Hades (Inferno). Enquanto caia no Tártaro, Miguel e os anjos fiéis bradaram: Samael! Samael! Samael! aludindo a queda daquele que desejava ser como Deus mas havia se transformado em Satanás.


Samael segundo as referências Bíblicas [inferidas a partir do exposto acima]


"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte;subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo." (Isaías 14:12à14)


"Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos;todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles.E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos." (Apocalipse 12:7à9) 


Ou seja,essas são as referências que encontramos sobre Samael nas escrituras,seja elas canônicas,gnósticas,católicas,o que seja.

Dizem que Samael é o "salvador" da humanidade,mas até agora o que temos são palavras de Vítor e de seus discípulos.Dizem que ele é um demônio que se levantou [porque "estava caído", mas agora não está mais, teria se tornado anjo de novo. Anjo, buda, Cristo, avatar, deus, mahatma, mestre... é muito cargo ao mesmo tempo que ele mesmo se atribui],mas só temos palavras e não evidências ou fatos.Ele não trouxe nada de novo,apenas plagiou livros e mais livros de ocultistas "perdidos".
Isso nos faz pensar que,se temos uma grande quantidade de pessoas a nosso serviço,temos também algum poder e influência política,assim pensou Constantino a algum tempo atrás.
Observando nosso colega Vítor Manoel Gomes,podemos concluir que com essa mistura incompatível ele tentou arrastar gregos e troianos,será que Vítor Manuel pensou como Constantino?

Seria interessante cada um chegar às suas próprias conclusões...


Nenhum comentário:

Postar um comentário