segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

NEO-GNOSTICISMO SOB ANÁLISE - parte 2- Samael Aun Weor - Personalidade Satânica?

Por Fra. I.L.I.V.
Aparentemente Samael não faz referência direta a Crowley em nenhuma de suas obras. Mas por alguma razão os samaélicos têm, no geral, muita aversão a esse. Mais adiante vamos ver isso e demonstrar pelo menos duas fortes razões, uma assumida e outra a que escondem. A assumida é que eles têm Crowley, auto proclamado a besta 666, como mago negro, principalmente devido a acreditarem que a chamada magia sexual que ensinou é o oposto da que Samael ensinou; a que escondem é que boa parte dos rituais que os samaélicos vão fazer pelo resto de suas vidas todas as semanas é copiada de Crowley. Se buscarmos as relações entre Samael e Crowley só encontraremos comprovadas nos escritos, nas práticas, mas principalmente nos rituais.
Porém antes de examinarmos estes podemos citar algumas influências claras, indiretas, através da ordem de Krumm Heller, que Samael diz ter participado. Heller se dizia admirador de Crowley e ele mesmo adotou dois escritos destes na sua ordem e partes de alguns rituais em seus próprios rituais. Podemos inferir também alguma referência negativa indireta quando Samael se refere a satanistas, bestas, mestres pseudoesotéricos, anticristos, magos negros, que provavelmente incluía Crowley. Uma ou duas vezes pude encontrar em seu livros essas referências associadas a um "que se diz ser a besta 666", e é Crowley que se dizia ser.
Parece que Cowley tinha o mesmo delírio de grandeza que Samael, ele não só dizia ser a besta do apocalipse (algo que ele mesmo desmentiu na sua autobiografia), mas acreditava que era o verdadeiro inaugurador da era de aquário (Samael se dizia o avatar da era de aquário), o cristo da era (novo aeon) em alguns poemas, o verdadeiro mestre que iniciaria o novo aoen que teria suplantando o antigo, de Jesus até então, da servidão e escravidão, considerando Jesus ora como o mestre da gnose oculta, ora como o fundador de um sistema retrógrado e ultrapassado do "velho aeon", ou até mesmo escravista.
Mas é importante notar que apesar disso Crowley não se considerava satanista nem mago negro, pelo contrário criticava estes e advertia de como eram perigosos para quem os seguia ou praticava suas práticas. Só que pelo menos uma época em sua vida podemos afirmar que Crowley foi deliberadamente satanista, pois, segundo ele, teria feito essas práticas e rituais experimentalmente, para efeito de conhecimento (ou talvez para decidir o que seguiria ou que procedimentos dessas práticas poderiam ser adotados no seu sistema, fosse pelos efeitos reais ou por atrair pessoas que tinham esses interesses). Mas o fato é que, assuma ou não o rótulo dado por muitos, de satanista, seu sistema, que era um síntese da magia ocidental e sistemas de yoga, incluía práticas típicas da magia negra e do satanismo.
O sistema crowleyano incluía goétia, teurgia, espiritismo, gnosticismo, feitiçaria, cabala, alta magia, hermetismo, magia sexual caudéia, ritos heréticos judaicos e pagãos, e outras muitas coisas pela parte dita do ocidente. E pela parte dita do oriente incluía budismo, hinduísmo, yoga, yoga sexual, tantra, sufismo, taoismo, teosofia. Ele também foi maçom e se dizia rosacruz e budista por um certo período, mas noutro se vestia como árabe e instituiu um sistema de califado em ordens que administrava.
Se ele continuou satanista ou não não é o problema, o fato é que como Samael, Crowley afastava as pessoas da fé em Cristo apesar de pregar sobre o "cristo interno" e estabelecer o seu conceito de "salvação" em conhecimento do propósito de Deus para sua vida (vontade de Deus, verdadeira vontade) e libertação, tudo isto se basearia num autoconhecimento através de experiências (muitas vezes extremas), próprios esforços, e obediência a Lei da Liberdade estabelecida em seu próprio Livro da Lei. Ou seja, afasta a pessoa do que realmente a leva a verdadeira salvação e dos verdadeiros livros sagrados.
Samael agia exatamente da mesma forma, apenas dizia que aquele sistema de yoga é errado e apontava este outro, aquela magia sexual é negra e esta outra é que é a branca, aquelas experiências "pseudo-ocultistas" são prejudiciais, estas outras é que levam à libertação. Ambos ensinavam um caminho dito o caminho para se tornar deuses, ambos tinham influências satânicas e pagãs em suas práticas, ambos ensinavam que não existe salvação mas libertação a partir de próprio esforço (e muito esforço), ambos usavam procedimentos de várias religiões e escolas esotéricas (benéficos ou maléficos) para atrair pessoas para sua ordem, ambos se achavam inauguradores da nova era e novos cristos, ambos cultuavam deuses egípcios (a diferença é que Crowley considerava-os como símbolos da natureza e arquetipos da mente humana e Samael insistia que são seres reais e que devemos culto a eles; Crowley se considerava um anti-cristo e Samael se considerava o resgatador do verdadeiro cristianismo).
Por essas e outras razões que veremos é que a próxima postagem de outra autora considera Samael satânico. Também considera Crowley como tal e vai fazer uma comparação entre palavras de ambos. São muitos os cristãos e de outras religiões que têm apresentado o samaelismo como perigoso e satânico, mas é importante entender porque mesmo pessoas que participaram e foram a fundo nas suas escolas e graduações também o consideram assim agora. A seguir em três partes apresentaremos isso de uma forma mais geral para aprofundarmos um pouco e depois entrar em outros detalhes mais específicos.
Personalidades Satânicas - Samael Aun Weor
Por Priscila Palheta
Introdução
No atual momento em que vivemos, ouvimos e vemos palavras tais como: Gnosi, Nova Era, Avatar, Era de Aquario, Novo Aeon, etc. Mas todas essas palavras tiveram uma origem muito antiga e por séculos ficaram no esquecimento, ou apenas dentro de círculos muito seletos, dentro da magia e do ocultismo. Porém, com o cumprimento das profecias bíblicas e a ascensão cada vez mais perto dos últimos dias, essas informações estão vindo ao grande público. Tanto o estudo, como a vinda dessas informações às massas, corroboram com as palavras que Jesus, em pessoa, disse:
“Portanto, não tenham medo deles. Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido. O que eu lhes digo na escuridão, falem à luz do dia; o que é sussurrado em seus ouvidos, proclamem dos telhados.” Mateus 10:26,27
O estudo vem ajustado e conforme as escrituras:
”Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz. Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso. Mas, tudo o que é exposto pela luz torna-se visível, pois a luz torna visíveis todas as coisas.”
Efésios 5: 11- 13
1
Samael Aun Weor (1917-1977)
Samael Aun Weor (em hebraico: סםאל און ואור) (06 de março de 1917 - 24 de dezembro de 1977), nascido Víctor Manuel Gómez Rodríguez, cidadão colombiano e depois Mexicano.
Conhecido por seus estudos sobre Gnosi e tratados sobre magia.
Mas vamos deixar que os seus seguidores nos mostrem a definição correta:
Extraído do livro a Igreja Gnóstica no Brasil: "Dia 27 de outubro a comunidade gnóstica mundial celebra o advento de Samael - o Quinto Anjo do Apocalipse - o Senhor do Quinto Raio - O Logos de Marte - o Décimo Avatar de Vishnu."
(...)
Como ficou conhecido
O criador do Movimento Gnóstico Cristão Universal com sua doutrina de todas as religiões 'A Doutrina da Síntese’, tanto nos seus aspectos esotérico e exotérico, foi chamado neo-gnóstico pelo historiador do esoterismo Arthur Verslius e chamado pelo historiador Jean- François Mayer "uma ciência da consciência ou conhecimento que pode ser atingido através de algumas técnicas".
Em seus mais de sessenta livros e centenas de conferências, ele descreve um ensinamento chamado "Gnosis", a palavra grega para "conhecimento", a partir do qual é derivado o nome de "gnosticismo". Termo também usado para designar várias seitas. (...)
Victor Manuel Gómez Rodriguez nasceu em Bogotá , Cundinamarca , República da Colômbia, filho do Manuel Gómez Rodríguez Quijano e Francisca de Gómez. Foi batizado na Igreja Católica Romana, embora mais tarde rejeitasse a Igreja de Roma. Sua infância e vida familiar não são bem conhecidos, exceto que ele tinha um irmão, e seu pai se casou novamente depois de um divórcio. Ele foi enviado aos 12 anos para uma escola jesuíta Romana Católica, mas logo desistiu desiludido com a religião. Em vez disso, investiu parte de seu tempo no estudo de tratados metafísicos e esotéricos.
Mais tarde na vida como professor conferencista, escritor e gnóstico, ele iria demonstrar um profundo conhecimento de ambos os lados esotéricos orientais e ocidentais clássicos.
Em seu relato autobiográfico “As Três Montanhas” Samael Aun Weor afirmou que, porque ele nasceu com uma despertada consciência, ele estava analisando a vida anterior, em que ele despertou sua consciência antes de dominar a andar. Com a idade de 17, ele foi convidado para palestrar em locais de tesofia e um ano depois foi admitido na sociedade oculta Fraternita Rosicruciana Antiqua (FRA). Enquanto estudante na FRA, Samael Aun Weor metodicamente estudava toda a biblioteca Rosacruz e foi aqui que ele teria aprendido o segredo da Magia Sexual Branca ou ‘Grande Arcano’ - a chave esotérica que supostamente sustenta quase todas as grandes religiões do mundo.
Repare que nesse exato momento da vida dele, as coisas começam a tomar um certo padrão, que vemos sempre quando analisamos a vida das pessoas que se entregaram ao abraço gelado das trevas, assim como La Vey, Aquino, Crowley e os demais. Note que todos tiveram uma sólida formação como cristão, depois se desapontaram, e por fim, iniciam estudos procurando conhecimentos filosóficos (até ai não tem nada de errado), depois não se contentam e procuram conhecimentos Teosóficos até se afundarem no ocultismo para ser mais um peão na mão de Satanás. Mas perceba a ordem [como se deu na vida de S.A.W. segundo seu próprio relato]:
1º O despertar (Um Buda)
2º Teosofia (HELENA PETROVNA BLAVATSKY a pessoa que lançou os alicerces da nova era)
3º Sociedade secreta (No caso foi a Rosa Cruz mas poderia ser a maçonaria como no caso de Crowley)
4º Arcanos (Aqui cabe o processo de adivinhação como Tarô e seus derivados)
5º Magia sexual (Bem ao estilo Aleister Crowley de ser, ele se envolve com a magia sexual).
Assim podemos ver, que Samael, assim como os demais, passa pelos diversos níveis de ocultismos e magia, mas sempre mudando o rótulo. (...)
E as evidências da ligação de Crowley com Samael não param por aí. Vejamos alguns trechos de cada escritor ocultista (vamos usar a sigla SAW daqui para frente para abreviar o nome de Samael Aun Weor):
‘Todo homem e toda mulher é uma estrela’ - Aleister Crowley
‘Cada ser humano tiene una estrella, bajo la cual evoluciona y progresa’ - SAW, na primeira versão de "O Matrimônio Perfeito".
Citando o Livro da Lei de Crowley:
‘Ó alada serpente de luz, Hadit! Habita comigo, Ra-Hoor-Khuit!’ - (LIBER AL VEL LEGIS,III,38).
‘Mistério do Aureo Florescer’ [de SAW]:
‘É bom saber que, quando Hadit, a Serpente Alada de Luz, desperta, para iniciar sua marcha ao longo do canal medular espinhal, emite um som misterioso, muito similar ao de qualquer víbora que é cutucada com um pau.’
Vejamos isto: http://en.wikipedia.org/wiki/Hadit
Se Hadit é o nome que Crowley deu ao deus Hórus, então isso passa a ser uma evidência. (...)
Do livro Rosa Ígnea, cap. 31, ‘La laringe creadora’ de SAW:
3- HADIT ha florecido en tus labios fecundos, hecha verbo.
4- HADIT es la serpiente alada del Kundalini.
67- ‘Sed TÚ, oh HADIT, el secreto Gnóstico de mi SER, el punto céntrico de mi conexión y florece en mis labios fecundos hecho verbo’.
Do mesmo capítulo:
46- En cierta ocasión, conferenciando con un Maestro de la Gran Jerarquía Blanca, tocó mis órganos sexuales para examinarme. Entonces sentí en todo mi cuerpo como el choque de una descarga eléctrica, y el Maestro se alegró mucho y me dijo: VAIS MUY BIEN.
Do ‘Curso Esotérico de Cabala’ [de SAW]:
’Recordad, amados discípulos, que nuestra Divina Madre es Nuit y que su palabra es (56) Cincuenta y Seis. Este número se descompone kabalísticamente así: 5 más 6 igual 11... 1 más 1 es igual a 2. Uno es el Padre, Dos, ella, Nuit, la Divina Madre Kundalini.’
INVOCACIÓN
‘Sed Tú, Oh HADIT, mi secreto, el misterio gnóstico de mi ser, el punto céntrico de mi conexión, mi corazón mismo, y florece en mis labios fecundos, hecho verbo. Allá arriba, en los cielos infinitos, en la altura profunda de lo desconocido, el resplandor incesante de luz es la desnuda belleza de Nuit; Ella se inclina, se curva en éxtasis deleitoso, para recibir el ósculo secreto de Hadit. La alada esfera y el azul del cielo son míos’.
Mais uma evidência: Nuit é a forma thelêmica [como Crowley escreve] da deusa egípcia Nut.
Do ‘Liber Al Vel Legis’, de Crowley, sobre o número da deusa Nuit:
24. Eu sou Nuit, e minha palavra é seis e cinqüenta.
25. Dividi, somai, multiplicai e entendei.
60. Meu número é onze, como todos os números deles que são de nós.
Comparem com SAW:
‘Recordad, amados discípulos, que nuestra Divina Madre es Nuit y que su palabra es (56) Cincuenta y Seis. Este número se descompone kabalísticamente así: 5 más 6 igual 11...’
Crowley em o ‘Curso Esotérico de Cabala’:
INVOCACIÓN
’Oh, Isis, Madre del Cosmos, Raíz del Amor, Tronco, Capullo, Hoja, Flor y Semilla de todo cuanto existe. A Ti, Fuerza Naturalizante, te conjuramos, llamamos a la Reina del espacio y de la noche, y besando tus ojos amorosos, bebiendo el rocío de tus labios, respirando el dulce aroma de tu cuerpo, exclamamos: "Oh, Nuit, Tú, Eterna Seidad del Cielo, que eres el alma primordial, que eres lo que fue y lo que será, a quien ningún mortal ha levantado el Velo, cuando Tú estés bajo las estrellas irradiantes del nocturno y profundo cielo del desierto, con pureza de corazón y en la flama de la Serpiente te llamamos.
26. Então, diz o profeta e escravo da bela: Quem sou eu, e qual será o sinal? Então, ela lhe respondeu, curvando-se, uma lambente chama de azul, tudo-tocante, tudo penetrante, suas amáveis mãos sobre a terra negra, & seu corpo flexível arqueado para o amor, e seus pés macios sem machucar as pequenas flores: Tu sabes! E o sinal será meu êxtase, a consciência da continuidade da existência, a onipresença de meu corpo.
27. Então o sacerdote respondeu e disse à Rainha do Espaço, beijando suas amáveis sobrancelhas, e o orvalho de sua luz banhando o corpo dele inteiro em um doce perfume de suor: Oh Nuit, contínua do Céu, que seja sempre assim; que os homens não falem de Ti como Uma mas como Nenhuma, e que eles não falem de ti de modo algum, uma vez que tu és contínua!’
Do livro ‘Apuntes Secretos de un Guru’ [de SAW]:
’Cuando Hadit, nuestra serpiente ígnea llega a la laringe y recibimos el grado del "gallo", entonces parlamos el verbo de oro, y creamos como los Dioses, con el poder de la palabra. Por ello dice nuestro Ritual: "Sed tú Oh Hadit, mi secreto, el misterio gnóstico de mi ser, el punto céntrico de mi conexión, mi corazón mismo, y florece en mis labios fecundos hecho verbo.’
Esse trecho, que SAW coloca entre aspas no original, dizendo ser do ritual gnóstico, é claramente inspirado no Livro da Lei de Crowley:
6. Sê tu Hadit, meu centro secreto, meu coração & minha língua!
Ainda de ‘Apuntes Secretos de un Guru’:
’Nuestro ritual Gnóstico dice: "Brindad sí, brindad a "Nus"; a "Nus" la voluptuosidad". La voluptuosidad sexual-amorosa tiene su nombre Mántrico, que es "Nus".
La voluptuosidad sexual es indescriptible, es el ABRAXAS de nosotros los Gnósticos, es el fuego de la vida, es "Nus" el poder grandioso que nos despierta el Kundalini y nos convierte en Dioses, es aquel goce solemne de la conexión sexual.
El goce de "Nus" es el hálito de Dios, y por ello nunca puede ser malo. El goce sexual de "Nus" es un goce legítimo del hombre; pero hay que aprender a brindar a "Nus" sin perjudicamos. Nuestra divisa es "TE-LE-MA".’
No ‘Livro da Lei’, a deusa Nuit também é chamada de ‘Nu’. Essa ‘Nus’ de SAW pode ser apenas mais uma variação. Prosseguindo:
’Esta palabra es el nombre Mántrico de la "voluntad". Si vais a donde la mujer no olvidéis el látigo, exclama Federico Nietzsche. Ese látigo es el látigo de la voluntad; ese es el látigo que nos permite dominar la bestia y gozar de "Nus" sin perjudicarnos. "NUS" nos convierte en Dioses, por ello el Maestro levantando el cáliz, exclama: "Seidad todopoderosa, Seidad cósmica, tú cuyo brillo alumbra a los mundos, tú que eres el hálito que hace temblar y estremecer a todo con el signo de la cruz, yo te conjuro, gran ser, para que aparezcas sobre tu trono del globo solar.
Abre pues el camino de la puerta de la creación, y traza un sendero de relación entre nosotros, y tu luz alumbre nuestro entendimiento, anime nuestro corazón; deja que tu resplandor alumbre, inflame nuestra sangre para lograr nuestra encarnación". Así es como canta el Maestro a "Nus" la voluptuosidad.
Todo el secreto reside en conectarse sexualmente con la mujer y retirarse sin derramar el semen: esto es el secreto solemne de "Nus", esto es invocar a "ISIS" en la flama de la serpiente; por ello "Isis" exclama así: "Podrás venir a mi pecho y gozar dejando un rastro de incienso extendido: debes dar todo, absolutamente todo, por un sólo beso mío". Y el Maestro contesta a Isis así:
"Tu también debes dar todo por un solo beso mío"; y termina el guardián, símbolo de la fuerza de la voluntad, exclamando: "Pero a aquel que en la gloria de este momento diese polvo, todo le será negado, todo para él será perdido".
Así pues, fuerza de voluntad para gozar a "ISIS" sin derramar el semen, eso es todo. Nuestra divisa es "TE-LE-MA" (voluntad).’
Uma das passagens do ‘Livro da Lei’, em que aparece Nu:
44. Sim! Festejai! Regozijai! Não há pavor no além. Há a dissolução, e êxtase eterno nos beijos de Nu.
Assim, já não restam mais dúvidas que SAW se inspirou no ‘Livro da Lei’ de Crowley. O que não chega a ser surpresa. A maior influência de SAW, Krumm-Heller, considerava Crowley um mestre e recomendava a leitura de seus livros.
Do "Tratado de Medicina Oculta y Magia Pratica" (1952) [de SAW]:
"Salve NUIT, eterna Seidad Cósmica".
"Salve NUIT, luz de los cielos".
"Salve NUIT, alma primordial y única".
"IAO IAO IAO IAO".
"Entonces cayó el sacerdote en un profundo éxtasis y habló a la reina del cielo: Escribe para nosotros tus enseñanzas. Escribe para nosotros tus rituales. Escribe para nosotros la luz".
"Y la reina del cielo, dijo de este modo: Mis enseñanzas no las escribo. No puedo. Mis rituales en cambio, serán escritos para todos, en aquella parte que no son secretos. La ley es así por un igual. Hay que operar por la acción del Báculo y por la acción de la Espada. Esto deberá aprenderse y así deberá enseñarse". (Fragmento del Ritual Gnóstico de Segundo Grado)
De ‘Magia de Las Runas’ ou ‘Curso Esoterico de Magia Runica’, de 1969:
’OH ISIS, Madre del cosmos, raíz del amor, tronco, capullo, hoja, flor y semilla de todo cuanto existe, a ti, fuerza naturalizante, te conjuramos; llamamos a la Reina del espacio y de la noche, y besando sus ojos amorosos, bebiendo en el rocío de sus labios, respirando el dulce aroma de su cuerpo, exclamamos ¡OH NUIT! Tú, ETERNA SEIDAD DEL CIELO, que eres el ALMA PRIMORDIAL, que eres lo que fue y lo que será, a quien ningún mortal ha levantado el velo, cuando tú estéis bajo las estrellas irradiantes del nocturno y profundo cielo del desierto, con pureza de corazón y en la flama de la serpiente te llamamos" (RITUAL GNÓSTICO).’
(...) Esses rituais [rituais "gnósticos" samaelianos, praticamente iguais às palvras de Crowley citadas acima] não estão disponíveis na internet*, e nem são usados em todos os ramos do samaelismo. Por isso mesmo boa parte dos samaelianos não os conhecem.


http://www.priscilaemaxwellpalheta.com/2012/03/personalidades-satanicas-parte-6-samael.html

_______________________
*N.D.E.: atualmente algumas edições já se encontram escaneadas ou feitas em pdf, embora as próprias ordens não disponibilizem. Mas como eu mesmo fiz parte dos que podem adiquirir o livro posso garantir que ela cita realmente o livro (lá dentro apenas a partir da segunda câmera o estudante toma conhecimento de que tal livro secreto existe). Se você quiser pedir uma cópia por e-mail terei prazer em enviar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário