sexta-feira, 10 de junho de 2016

DO LIVRO A ESCOLA AUSTRÍACA

de Jesus Huerta de Soto.
 -- São Paulo : Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2010.
INTRODUÇÃO
O presente livro propõe-se explicar de uma forma sintética, mas
com a necessária profundidade, o conteúdo essencial e as característi-
cas diferenciadoras mais importantes da Escola Austríaca de Econo-
mia, relativamente ao paradigma que até agora tem dominado a nos
sa ciência. Analisa-se também a evolução do pensamento da Escola
Austríaca desde as suas origens até ao momento atual, indicando-se
de que forma é previsível que as contribuições desta Escola possam
tornar mais frutífera a evolução futura da ciência Econômica.
dado que, de uma forma geral, os elementos essenciais da Escola
Austríaca não são bem conhecidos, no capítulo 1 explica-se de manei-
ra comparativa quais são os princípios mais importantes da concep-
ção dinâmica do mercado defendida pelos austríacos, assim como as
substanciais diferenças de abordagem que existem entre o seu ponto
de vista e o do paradigma neoclássico que até agora, e apesar das suas
insuficiências, é o mais estudado nas nossas universidades. No ca
pítulo 2 expõe-se o núcleo essencial da tendência coordenadora que,
impulsionada pela função empresarial, explica, segundo os austríacos,
por um lado, o aparecimento de uma ordem espontânea do mercado
e, por outro, a existência de uma série de leis de tendência cujo es
tudo constitui o objeto de investigação da ciência Econômica. No
capítulo 3 inicia-se o estudo da evolução da história do pensamento
econômico relacionado com a Escola Austríaca, partindo do funda
dor oficial da Escola, carl Menger, cujas raízes precursoras remon
tam às contribuições desses notáveis teóricos que foram os membros
da Escola de salamanca do Século de Ouro espanhol. ocapítulo 4 é
dedicado todo ele à figura de Böhm-Bawerk e à análise da teoria do
capital, cujo estudo é um dos elementos que mais falta faz nos pro
gramas de teoria Econômica lecionados nas nossas universidades. os
capítulos 5 e 6 tratam, respectivamente, das contribuições dos dois
economistas austríacos mais importantes do século XX: ludwig von
Mises e Friedrich von Hayek. sem conhecer as contribuições destes
dois teóricos não é possível entender como foi se formando a moderna
Escola Austríaca, nem aquilo que representa no mundo de hoje. Por
último, o capítulo 7 dedica-se ao estudo do renascimento da Escola
Austríaca que, tendo a sua origem na crise do paradigma dominante,
está sendo descoberta por um numeroso grupo de jovens estudantes
de diversas universidades da Europa e da América. uma exposição do
programa de investigação da moderna Escola Austríaca, com as suas
previsíveis contribuições para a evolução e futuro desenvolvimento
da nossa ciência, juntamente com a resposta aos comentários críticos
mais comuns que, geralmente fruto do desconhecimento e da incom
preensão, se lançam contra o ponto de vista austríaco constituem a
parte final deste livro.
convém deixar claro que é impossível proceder aqui à exposição de
uma visão completa e detalhada de todos os aspectos que caracterizam
a Escola Austríaca. Apenas se pretende apresentar aqui um resumo
das suas principais contribuições, de uma forma clara e sugestiva. Por
isso, o presente trabalho não deve ser considerado mais do que uma
simples introdução para todos aqueles interessados na Escola Austría
ca que, caso desejem aprofundar algum dos seus elementos concretos,
terão que recorrer à bibliografia escolhida que se inclui no final do
livro. Por isso também se limitou o uso de citações, que poderiam
ter sido incorporadas no texto para ampliar, ilustrar e clarificar ainda
melhor o seu conteúdo.
ointeresse prioritário do autor consistiu em apresentar de uma
forma atrativa o paradigma austríaco para toda uma série de poten
ciais leitores que, presumivelmente pouco familiarizados com o mes
mo, possam a partir da sua leitura decidir-se pelo aprofundamento
de uma abordagem que, quase com toda a certeza, será para eles tão
inovadora como apaixonante.


BIBLIOGRAFIA
Nota:  com  a  finalidade  de  orientar  a  posterior  investigação  dos
leitores que desejem aprofundar o seu conhecimento da Escola Aus
tríaca, assinalam-se com asterisco as obras que, na opinião do autor,
são mais importantes e significativas para esse fim.
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