A melhor
coisa que alguém pode fazer a si mesmo é meditar
A melhor coisa que alguém
pode fazer a outro é ensinar a meditar
A SEMEADURA
E O FRUTO
Rapidamente
abandonando todo o interesse e a aversão a esse mundo, me concentro
E às vezes
quando concentro em algum objeto durante a meditação
Seja a
respiração, imagens visuais ou mesmo todo o universo
O corpo ou a
mente desaparece e torno-me uno com a experiência e com o objeto
Mesmo que
sejam as sensações, a mente, ou os objetos mentais
Mas mesmo
todas as experiências juntas,
Ou mesmo
estado de êxtase, consciência ou felicidade
Neles vejo
claramente as três características da existência
Todos eles
são mutantes, impermanentes, por isso insatisfatórios
Eles estão
fora do controle voluntário, não são um eu, nem meus, nem meu eu
Vejo também
que elas são fruto de muitas causas e condições
Que quando
não me apego nem me identifico com coisa alguma
Nem com
nenhuma experiência nem com nenhum estado
A
concentração, a clareza mental e seus resultados avançam
E quando
essas causas cessam também cessam a concentração e os estados
Seja quando
surgem pensamentos ou sejam
Mesmo quando
são desejos por permanecer nesses estados
NÃO-FORMAÇÃO
Às vezes túneis
de luz e cores à velocidade
Às vezes
estrelas, às vezes imagens aceleradas de dentro dos olhos de vários seres
Às vezes
tudo desaparece, ou apenas manchas nas escuridão, ou há apenas luz
Mas às vezes
muita dor, crescente, desconcertante
Então agora
vi que se não há desejo que a dor passe
Não há
sofrimento, apesar da dor
Mas a mente
muda de instante a instante
E é difícil repetir
esse não-desejar a cada instante
Porém quando
um estado, um platô, um nível de concentração
Que não
forma nem pensamentos nem desejos é atingido
Também não se formam
sensações ruins nem sofrimento
"Aquilo que vigia os vários fatores que podem surgir na meditação é sati, atenção vigilante. Essa qualidade sati é uma condição que, através da prática, pode ajudar os outros fatores a surgirem. Sati é vida. Sempre que não temos sati, quando estamos desatentos, é como se estivéssemos mortos. Se não tivermos sati, então o nosso discurso e ações são sem significado. Sati é simplesmente contemplação. É uma causa para o surgimento da conscientização de si e sabedoria. Quaisquer virtudes cultivadas serão imperfeitas se sati estiver em falta. Sati é aquilo que permite observar-nos enquanto estamos de pé, andando, sentados ou deitados. Mesmo quando não estamos em samādhi, sati deve estar presente inteiramente". - Ajahn Chah
"Aquilo que vigia os vários fatores que podem surgir na meditação é sati, atenção vigilante. Essa qualidade sati é uma condição que, através da prática, pode ajudar os outros fatores a surgirem. Sati é vida. Sempre que não temos sati, quando estamos desatentos, é como se estivéssemos mortos. Se não tivermos sati, então o nosso discurso e ações são sem significado. Sati é simplesmente contemplação. É uma causa para o surgimento da conscientização de si e sabedoria. Quaisquer virtudes cultivadas serão imperfeitas se sati estiver em falta. Sati é aquilo que permite observar-nos enquanto estamos de pé, andando, sentados ou deitados. Mesmo quando não estamos em samādhi, sati deve estar presente inteiramente". - Ajahn Chah
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