domingo, 28 de setembro de 2025

POR QUE DEVEMOS ABOMINAR O OCULTISMO E SUA PROPOSTA POLÍTICA AINDA MAIS OCULTA- Uma comparação entre a sinarquia ocultista e o libertarianismo

Uma comparação entre a sinarquia ocultista e o libertarianismo

A sinarquia e o libertarianismo representam visões políticas e filosóficas fundamentalmente opostas em relação à estrutura de poder, à liberdade individual e ao papel do Estado ou de outras instituições
. Enquanto o libertarianismo busca maximizar a autonomia individual e reduzir o poder do Estado, a sinarquia propõe uma estrutura de governo hierárquica e unificada, baseada em princípios ocultistas e idealistas.

O que é sinarquia ocultista?
  • É um sistema de governo idealizado no final do século XIX pelo ocultista francês Saint-Yves d'Alveydre.
  • Defende o estabelecimento de um governo mundial hierárquico, invisível e centralizado, comandado por uma elite espiritual ou intelectual, com o objetivo de eliminar guerras e promover o bem-estar da humanidade.
  • Baseia-se em conceitos esotéricos e ocultistas, com influências de tradições iniciáticas como a Maçonaria e a Ordem do Templo.
  • A liberdade individual é condicionada por uma "ordem cósmica superior" definida por essa elite.
 
Comparação entre sinarquia e libertarianismo 



Característica SinarquiaLibertarianismo
Estrutura de PoderDefende um governo mundial único e hierárquico, muitas vezes baseado em uma elite espiritual ou intelectual. O poder é centralizado e organizado de cima para baixo.Promove a máxima autonomia individual e a descentralização do poder político e econômico. O poder deve ser reduzido ao mínimo, ou mesmo eliminado (no caso do anarcocapitalismo).
LiberdadeA liberdade é vista como algo a ser alcançado por meio da subordinação a uma ordem cósmica ou espiritual superior, governada por essa elite. A liberdade individual é condicionada por um bem maior, definido pelos líderes sinárquicos.A liberdade individual é o valor político fundamental e o objetivo principal. O indivíduo é livre para fazer o que quiser, desde que não agrida outras pessoas. O foco é a autodeterminação.
Papel do EstadoPropõe um Estado mundial unificado com controle sobre questões econômicas e políticas, visando o bem-estar da humanidade e a eliminação das guerras.Busca minimizar ou abolir a intervenção estatal na vida dos indivíduos e na economia, defendendo um "Estado mínimo" (minarquismo) ou a ausência total de Estado (anarcocapitalismo). O imposto é visto como coerção.
Princípios de organizaçãoBaseia-se em princípios esotéricos e ocultistas, com influências de tradições como a maçonaria e a Ordem do Templo. A organização da sociedade se baseia em uma hierarquia espiritual.Baseia-se no princípio da não agressão, na propriedade privada e no livre mercado. Os indivíduos são responsáveis por si mesmos e arcam com as consequências de suas ações.
Objetivo finalAlcançar a paz mundial e o bem-estar da humanidade por meio de um governo global unificado e de uma ordem social harmonizada.Maximizar a autonomia e a liberdade de escolha, permitindo que os indivíduos busquem satisfazer suas próprias escolhas  e arquem com as consequências delas, sem interferência coercitiva.
Visão do indivíduoO indivíduo é parte de uma estrutura hierárquica maior, e sua realização está ligada à obediência a essa ordem superior.O indivíduo é soberano e capaz de tomar suas próprias decisões, sendo o ator central na sociedade.



Desde o primeiro tópico já podemos notar que o objetivo tiranico de impor um modelo mundial e explicitamente um governo global é completamento oposto a tudo que se chama sinceramente de liberdade, e que as velhar ideologias usadas para dominar, usando o bem geral, o bem maior, o bem da nação, etc., como argumento que pode justificar todas imposições da elite dominante. 
Mas vale ressalvar que a verdadeira sinarquia esotérica anterior a estas idéias (não a ocultista) pouco tem a ver com isso. A sinarquia ocultista é uma corruptela da primeira. Sinarquia, que visa sim, uma gestão de "especialistas", em sua idéia original: pessoas espiritual e tecnicamente preparadas para cada área da administração. Porém, não composta por uma elite de supostos iluminados ou sábios de ordem oculta, e sim de pessoas que escolheram se preparar e se especializar para desenpenhar tais papeis, em prol da população, e que se destacaram no meio da mesma população, que para isso teria, todo e cada cidadão as mesmas possibilidades de educação e de escolha previamente oferecidas. 
A idéia é simples, eu diria rudimentar, em sua origem. Sua raís mais antiga pode ser rastreada até o confucionismo, daí a idéia de que tais membros não seriam eleitos, nem saídos das famílias reais ou impostos pelos reis, mas escolhidos através de concursos públicos promovidos por estes. 
Conclusão
Pela idéia não ter sido bem elaborada e escrita no mundo antigo (China, Grécia, Roma) nem mesmo porteriormente pelos rosacruzes e templários (que deixaram respectivamnte muito pouco e nada escrito sobre isto), o "expertos" esquerdistas se apossaram da idéia à sua própria maneira, uns se colocando como seus geniais propositores (como, dizem que, ocorreu na Espanha e no México) e outros atribuindo a origem da mesma a estas organizações discretas, talvez para serem ajudados pela maçonaria e representantes dos movimentos rosacruz e templário modernos. 

Em suma, a sinarquia ocultista e o libertarianismo são sistemas de pensamento mutuamente exclusivos. A sinarquia propõe uma ordem centralizada e hierárquica baseada em uma elite supostamente espiritual para alcançar a harmonia global, enquanto o libertarianismo defende a máxima liberdade individual e a ausência ou minimização de qualquer poder coercitivo e centralizado, como o estado. 
Participe do nosso grupo de estudos, onde livros e estudos como este são compartilhados na íntegra: mande uma mensagem para o WhatsApp 79991316067 ou Telegram 79988335718.

Nenhum comentário:

Postar um comentário