segunda-feira, 22 de setembro de 2025

CONSCIENTE DA CONSCIÊNCIA - as categorias segundo Ouspensky

Ouspensky explica sete categorias ou níveis de desenvolvimento do ser humano, mas de se de forma menos literária ou alegórica que Gurdjieff. Ele elabora sutis, mas claras diferenças, mais focado numa descrição psicológica, ele tenta nos aproximar mais da compreensão científica ou filosófica comum e acessível ao não iniciado. Entretanto, essas diferenças são apenas conceituais. Vejamos.

Semelhanças e diferenças entre as categorias de homem segundo Ouspensky e os sete níveis do ser de Gurdijieff

As categorias de homens de P.D. Ouspensky e os sete níveis do ser de G.I. Gurdjieff não são conceitos distintos, mas sim partes interligadas do mesmo sistema filosófico conhecido como Quarto Caminho. Ouspensky foi um dos principais divulgadores dos ensinamentos de Gurdjieff, e sua exposição detalhada dessas categorias e níveis de ser é baseada nas idéias do mesmo. 
Semelhanças
  • Ponto de partida: O homem "adormecido": Ambos os conceitos partem da premissa central de que a maioria da humanidade vive em um estado de "sono acordado", agindo de forma mecânica e sem autoconsciência verdadeira. O desenvolvimento real só pode começar quando o indivíduo percebe essa realidade e deseja despertar.
  • Hierarquia de desenvolvimento: As categorias de homens e os níveis de ser descrevem uma hierarquia de desenvolvimento humano, indo do mais mecânico e inconsciente para o mais consciente e desenvolvido.
  • Consciência como objetivo: A meta final em ambos os sistemas é atingir um estado de consciência superior, caracterizado por uma vontade unificada, individualidade e controle sobre as ações e reações.
  • Ênfase na observação de si: A progressão de um nível para outro exige a autobservação rigorosa, para que o indivíduo se torne consciente de seus comportamentos mecânicos e dos diferentes "eus" que controlam sua personalidade.
  • Centros de funcionamento: O sistema de sete níveis de ser de Gurdjieff e as categorias de Ouspensky estão intimamente ligados à compreensão dos centros de funcionamento humano: intelectual, emocional, motor/instintivo e, nos níveis superiores, centros superiores.Diferenças (conceituais, não de conteúdo).

Diferenças

A principal diferença não está em contradições, mas na forma como Ouspensky estruturou e apresentou o material de Gurdjieff: 
  • Categorias de homem (Ouspensky): Ouspensky descreve uma progressão de sete categorias distintas de homem, focando no estado de ser e nos centros que predominam em cada uma.
  • Tipos 1, 2 e 3: Representam o homem comum, ainda "adormecido". O homem tipo 1 é dominado pelo centro motor/instintivo (físico), o tipo 2 pelo emocional e o tipo 3 pelo intelectual.
  • Tipos 4, 5, 6 e 7: Representam a possibilidade de evolução. O tipo 4 é o homem em transição, que equilibra os três centros inferiores e começa o "trabalho" para alcançar a unidade interna. Os tipos 5, 6 e 7 representam níveis cada vez mais avançados de desenvolvimento, com a aquisição de corpos superiores e a verdadeira imortalidade.
  • Níveis do ser (Gurdjieff): Gurdjieff, em seus ensinamentos, não se limitou a essa categorização rígida, mas explorou o conceito de diferentes "níveis de ser" de forma mais ampla, que podem ser vistos como a essência das categorias de Ouspensky. O ensinamento de Gurdjieff enfatiza a diferença entre a "Essência" (o que é natural no homem) e a "Personalidade" (o que é aprendido), e como o desenvolvimento do ser envolve o crescimento da essência. Os sete níveis de ser podem ser entendidos como os diferentes estados de consciência possíveis para o ser humano, do estado mecânico e fragmentado até o estado unificado e consciente. 
Tabela comparativa
CaracterísticaCategorias de homem (Ouspensky)Níveis de ser (Gurdjieff)
FocoClassificação hierárquica dos diferentes estados de evolução humana.Descrição mais ampla dos diferentes estados de consciência e ser do homem.
EstruturaSete tipos distintos (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7).Sete níveis que podem ser interpretados como estágios da evolução da consciência.
Homem ordinárioHomens dos tipos 1, 2 e 3, cada um dominado por um centro diferente (físico, emocional, intelectual).Estado de "sono acordado", no qual a personalidade é artificial e a essência está subdesenvolvida.
EvoluçãoPassagem dos tipos 1, 2 e 3 para o tipo 4, que inicia o trabalho para unificar os centros e buscar níveis superiores.Processo de "despertar" que leva à unificação dos centros e ao desenvolvimento de corpos superiores (astral, mental, etc.).
Homem realizadoHomem do tipo 7, que possui total individualidade, consciência unificada e imortalidade.Indivíduo com o "eu" real desenvolvido, que superou a multiplicidade de "eus" e atingiu um estado de consciência superior.


Em suma, Ouspensky sistematizou e detalhou os conceitos de Gurdjieff sobre a evolução humana, oferecendo uma categorização clara que serve como uma ferramenta de diagnóstico para os estudantes do Quarto Caminho. Os sete níveis de ser de Gurdjieff, portanto, fornecem a base teórica e existencial para a estrutura mais didática das categorias de homem de Ouspensky. 

Sete Categorias de "Homens"


De acordo com, P. D. Ouspensky o homem deve ser definido numa gradação de 7, do ponto de vista da evolução, classificada em 7 categorias - Homem n.* 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7, sendo que as três primeiras categorias estão praticamente no mesmo nível [https://confrariateosofica.blogspot.com/2011/07/sete-categorias-de-homens.html]:

# Homem n.* 1 ou Homem Físico - É um homem no qual o centro instintivo ou o centro motor prevalece sobre os centros intelectual e emocional;

# Homem n.* 2 ou Homem Emocional - É um homem no qual o centro emocional prevalece sobre os centros intelectual, motor e instintivo;

# Homem n.* 3 ou Homem Intelectual - É um homem no qual o centro intelectual prevalece sobre os centros emocional, motor e instintivo.

Diante disso, Oupensky afirma que na vida comum, só encontramos essas três categorias de homens. Para tornar-se o Homem n.* 4 o mesmo deve passar por escolas, pois o Homem n.* 4 não nasceu como tal, mas é produto de uma cultura de escola. Conseqüentemente,

# Homem n.* 4 - É um homem no qual a idéia de seu desenvolvimento, tornou-se mais importante que todos os seus outros interesses. [Observe que essa categoria é, literalmente, crucial, para ser elevado às seguintes. O que marca esta fase é a criação em si de um "centro de gravidade permanente", ou seja, uma vontade constante e superior que determina a chamada "continuidade de propósito".]

Além dessas categorias, existem outras superiores, extremamente raras, tais como:

# Homem n.* 5 - É um homem que adquiriu a unidade e consciencia de si;

# Homem n.* 6 - É um homem que adquiriu a consciência objetiva;

# Homem n.* 7 - É um homem que alcançou tudo o que um homem pode alcaçar, tendo um eu permanente e uma vontade livre, ou seja, é imortal nos limites do sistema solar.


Resumido, é muito importante compreender essa divisão do homem em sete categorias, porque ela encontra aplicação em todas as formas possíveis de estudo da atividade humana, por exemplo: os conceitos gerais de religião, de arte, de ciência e de filosofia.

Do livro:

Psicologia da Evolução Possível ao Homem

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