quarta-feira, 2 de outubro de 2024

O despertar e o estar presente

A luta para estar “presente” na vida cotidiana constitui o mais importante aspecto do ensinamento de Gurdjieff.

O ensinamento de Gurdjieff permite ao ser humano desenvolver suas capacidades latentes – físicas, mentais e emocionais – de forma integrada. Esse processo, com o tempo, leva a uma compreensão mais profunda de si mesmo, uma interação mais viva com a vida e a possibilidade de se conectar com as influências espirituais.

Um dos mais poderosos anseios de Gurdjieff era transmitir às pessoas a coragem de uma vida criativa. Nada deve ser dado como certo. Tudo deve ser verificado pessoalmente. Essencialmente os homens deveriam “trabalhar sobre si” e transformar as próprias substâncias de que são feitos.

Pode-se falar em busca da presença, do autoconhecimento, do estado de despertar, do ser e da consciência – mas, segundo Gurdjieff, é somente por meio de experiências reais que essas palavras ganham sentido.

O lado prático desse Trabalho começa com a observação de si que consiste em nos tornarmos mais conscientes de nós mesmos.

Gurdjieff trouxe ao Ocidente o quarto caminho, uma forma que cultiva o trabalho simultâneo de todos os lados de si mesmo, uma forma que não exige afastamento da vida, mas nos mostra como uma nova relação consigo mesmo, com a própria vida, fornece o material para o trabalho interior. (...)

https://gurdjieffsp.org.br/o-ensinamento/


Junte-se ao nosso grupo de estudos. Entre em contato através do Telegram ou WhatsApp 79 988335718



Nenhum comentário:

Postar um comentário