terça-feira, 23 de janeiro de 2018

NEO-GNOSTICISMO SOB ANÁLISE - parte 4 - Samael Aun Weor - Personalidade Satânica - 3

Grande parte do neo-gnosticismo são os livros de autores ocultistas e a história deles mesmos. Geralmente são pessoas que pregam a si mesmos como mestres, exemplos a seguir e salvadores da humanidade. Samael escreveu em alguns livros alguns fatos e diálogos de sua própria vida, mas muito pouco relativamente, os livros tratam mais de seu suposto ensinamento, que consiste justamente num grande apanhado e interpretação pessoal da obra de outros ocultistas, quando não cópias quase exatas. 
Na obra samaélica podemos destacar alguns autores, Krumm Heller e Crowley de quem mais copia, Elifas Levi, Helena Blavatsky, de quem deriva boa parte de seu sistema mágico, Gurdjeff e Ouspensky dos quais tira sua suposta psicologia, alguns livros de yoga e cabala de autores que cita em suas obras, entre outros. Todos esses ele assume como influências em sua vida e obra, menos Crowley. Também existem muitas práticas hindus e budistas, e mais algumas que ele diz ser célticas, das tribos antigas das américas e de civilizações extintas. 
Outra grande influência conhecida por poucos é da maçonaria de onde deriva sua iniciação (se você passou por essa iniciação, pesquise os ritos de Menphis e de Misrain da maçonaria e o rito sicrético desses dois e verá que tudo no ritual samaélico é tirado destes). Diz ter sido rosacruz, mas demonstra pouco conhecimento sobre isso, embora copie alguns poucos símbolos.
Se destaca o livro As Três Montanhas como uma espécie auto-biografia esotérica, onde fala um pouco sobre sua vida, mas muito mais de seus ensinamentos e supostas aventuras em outras dimensões. Outra fonte de informação sobre sua vida são os que o conheceram ou passaram pelo seu movimento ainda no início, e também as cartas a outros "mestres" gnósticos e instituições. Um pouco de sua personalidade transparece através dessas fontes. Existem também vários audios e alguns vídeos e entrevistas. Mas o restante de sua obra pode se dizer que são fantazias ou reinterpretações do que leu, mitologias, livros de várias religiões e ordens, autores ocultistas e yogues, com alguma coisa original, uma boa parte de comentários, descrições e plágios dessas obras, e alguma parte cópia mesmo.
É interessante que os samaélicos não buscam as fontes dessas informações, porque em parte acreditam que tudo saiu da mente iluminada de seu mestre, e em parte porque são reprimidos e aconselhados a não lerem outros livros, costumam dizer que tudo está adulterado ou são de copiadores pseudo-ocultistas. A cultura do intelecto também é bem rechaçada por Samael que parece que só deu direito de conhecimento livresco em sua gnose a si mesmo, mas aos outros só através de suas obras. 
Todos os samaélicos sabem e provavelmente já exclamaram a célbere frase de Samael, "rasguem os livros!", uma espécie de maldição ao intelecto e tudo que esse produz, porque segundo ele este é uma deficiência, uma espécie de aleijamento mental, que só produz erros. 
É ainda mais interessante que os gnósticos samaélicos não conhecem muitos evangelhos gnósticos, com excessão da Pistis Sophia, o evangelho gnóstico escrito por Valentino por volta do ano 150. Eles não sabem sobre outros evangelhos gnósticos além da Pistis Sophia comentada por Samael. Ainda assim algumas instituições condenam esse livros porque dizem que Samael escrevel quando ainda nã era ilumindo, ou quando tinha "apenas 50% de consciência, ou quando ainda não tinha se cristificado. Da mesma maneira estes condenam também a maioria de seus livros, mas para os mais ortodoxos é o livro máximo, o livro da lei, que fica sobre o altar, diante do qual são feitos todos os rituais, e sobre os qual são feitas promessas e até juramentos. 
Mas nem Samael, e, icrivelmente, nem a maioria de seus seguidores atuais sabem sobre os evangelhos gnósticos achados, que seria a descoberta arqueológica mais importante para o mundo gnóstico até hoje. É estranho para alguém que tinha tantos poderes, que diz ter vivido na Atlântida e Lemúria e que se lembrava perfeitamente dessas vidas passadas, e visitava as ruínas desses lugares em corpo astral e achava lâmpadas atômicas daquela época ainda funcionamndo nas cavernas. 
Que importância tem essa informação para os gnósticos? Bem, foi isso que ele escreveu, mas sobre evangelhos gnósticos e onde estariam enterrados, nada. Ele sequer sabia disso. Apenas fazia acusações à igreja de Roma de escondê-los (e deturpá-los) em sua própria biblioteca, à qual ele mesmo já teria visitado em corpo astral e foleado. Também escreveu sobre suas viagens a Marte, seu planeta de origem, e ao Sol onde decubriu que as calotas do Sol na verdade são geladas e todo o resto seria habitado por seres humanos de estatura menor que a nossa.
Diante de tudo isso nem parece que Samael era um charlatão, mas um esquisofrênico, ou simplesmente alguém que acreditava muito nos seus sonhos a noite depois de provavelmete ler contos inicáticos, mitologias de deuses poderossímos, ou outro tema ocultista... 
Ele também fez várias profecias de importância para os seus discípulos, como a aproximação de Hercólobus, que seria um planeta gigante que hoje já teria destruido quase tudo nesse planeta, segundo suas previsões, e seria visível como um segundo sol no céu. Mas sobre outros apócrifos nada, Samael  não conseguiu prever as descobertas de Nag Hammad, nem tampouco adivinhar onde estavam os manuscritos, e parece que também desconhecia outros achados anteriores. Estranho para alguém que se dizia mestre gnóstico e que os verdadeiros evangelhos estavam escondidos em outras dimensões.
Vejamos nesse último trecho do estudo Samael Aun Weor - Personalidade Satânica algumas coisas sobre sua história, sobre o que dizia de si mesmo, sobre o que seus discípulos pensam que ele é e sobre seus escritos. Isso com trechos de seus próprios livros também. Temos aqui também uma ideia das diferentes fases de sua vida e de seu movimento.

Samael Aun Weor - Personalidade Satânica - 3 (continuação)

História

Poucos detalhes de sua vida são conhecidos entre meados da década de 1930 e 1950. Em um ponto da sua vide ele viveu em uma tribo de indígenas na Sierra Nevada de Santa Marta no norte da Colômbia, aprendendo os segredos de cura que viria a constituir o fundamento de seu tratado de medicina, Medicina Oculta e Magia Prática. Foi também durante esses anos que ele alegou ter tido sua primeira experiência do Vazio Iluminador reunião de seu "Ser Interior" ou ‘Atman’, cujo nome é "Aun Weor", que significa em hebraico "Luz e Força".
Ainda traçando um paralelo com Crowley, vale ressaltar que este teve um encontro com Aiwas, Aquino com Set, e ambos disseram que eram luz para humanidade. Willian Schnoebelen em seu livro ‘Maçonaria do Outro Lado de Luz’ e ‘Lúcifer Destronado’ afirma que enquanto foi satanista, sempre procurou a luz, e a luz que ele encontrou se chamava Lúcifer.
Samael foi brevemente casado com Sara Dueños e eles tiveram um filho chamado "Imperator". No entanto, em 1946, ele conheceu e se casou com a Senhora-Adepto "Litelantes" (nascido Arnolda Garro Mora), com quem viveu por 35 anos e tiveram quatro filhos: Osíris, Isis, Iris, Hypatia. Samael Aun Weor explica que assim que ele a conheceu, este "Lady-Adepto" Genie começou a instruí-lo em Ciências da Jinnestan ou Estado Jinn também conhecido como Djinn Estado ou Djinnestan - que consistia para ele - colocar o corpo físico na quarta dimensão. No Nahuatl, religião asteca, esta prática é conhecida como Nahuatlism, e de acordo com Aun Weor está relacionado com o hiperespaço. A respeito do nome dos filhos de Samael são todos oriundos da cultura egípcia, ou seja, o que denota sua simpatia pela mesma.
Em 1948 ele começou a ensinar um pequeno grupo de estudantes. Em 1950, sob o nome "Aun Weor", ele conseguiu publicar ‘O Matrimônio Perfeito’ de Kinder, ou a porta para entrar em Iniciação com a ajuda de seus discípulos mais próximos. No livro, mais tarde intitulado ‘O Matrimônio Perfeito’, afirmou desvendar o segredo da sexualidade como a pedra angular das grandes religiões do mundo. Nele, elucida tópicos, como a transmutação sexual , tantra e iniciação esotérica. Escreveu de maneira franca sobre sexo e foi recebido com desdém pela maioria do público na época. Visto como imoral e pornográfico, Aun Weor encontrou-se em fuga por multidões enfurecidas tentando silenciá-lo por meios violentos. Em de março de 1952 Aun Weor, passa cinco dias na prisão por "cometer o crime de curar os doentes". O relato de sua prisão é contado em um diário pessoal, mais tarde publicado como Notas Secretas de um Guru.
Depois de 19 março de 1952, Aun Weor e alguns discípulos começam a viver perto do Summum Supremum Sanctuarium, um "templo underground" na Sierra Nevada de Santa Marta, na Colômbia. Em 27 de outubro de 1954, Aun Weor recebeu o que é referido como o "Início de Tiphereth”, que, de acordo com sua doutrina, é o princípio da encarnação do Logos ou "Glorian" dentro da alma. Ele afirma que no seu caso, o nome de seu Glorian sempre foi chamado de "Samael" através dos tempos. A partir de então, ele iria assinar o seu nome Samael Aun Weor. Assim, ele afirma que essa união de Samael (o Logos) com Aun Weor (a alma humana) é o Buda Maitreya Kalki Avatar da Nova Era de Aquário. Ao ser perguntado exatamente o que esse título significava, ele respondeu:
"Um mensageiro ou avatar, no sentido mais completo da palavra, é um homem que entrega uma mensagem, é um servo da ‘Grande Obra’. Assim, a palavra ‘avatar’ não deve cair em erros de interpretação, deve ser especificado com clareza completa. Estou, portanto, um empregado ou membro da tripulação ou mensageiro que entrega uma mensagem. Algum tempo atrás eu disse que eu sou um carteiro cósmico, desde então eu estou dando o conteúdo de uma carta cósmica. Portanto, meus amados irmãos, a palavra avatar nunca deve nos levar à arrogância, pois isso só significa nada mais do que um emissário, um servo, um membro da tripulação que dá uma mensagem, uma carta, e isso é tudo. Em relação ao Buda Maitreya, devemos analisar um pouco estas duas palavras para não cair em erros de interpretação. O ‘Íntimo-Buddha’ em si é o ‘Ser real’, o Íntimo de cada um de nós. Assim, quando o Íntimo ou o real Ser de alguém atingiu a sua íntima adequada auto-realização, então ele é declarado um Buda. No entanto, o termo Maitreya é individual e coletivo, assim, do ponto de vista individual, ele representa um professor cujo nome é Maitreya, mas do ponto de vista coletivo Buda Maitreya deve ser entendido em seu sentido mais completo da palavra- como qualquer iniciado que conseguiu cristificar si mesmo, e isso é tudo."

-Samael Aun Weor, em ‘O Avatar’.
Embora ele fosse declarar-se como o verdadeiro Avatar Kalki muitas vezes ao longo de sua obra, ele também regularmente rejeita o culto de sua personalidade:
“Eu, Samael, não estou precisando de capangas ou seguidores, mas apenas imitadores de minha doutrina: Gnosis. Eu não sigo ninguém, nem quero ninguém para me seguir. O que eu quero é que cada um de vocês siga seu próprio Eu. Eu sou apenas um farol no mar da existência, e eu não preciso de clientela, a fim de subsistir. Desde que eu sou contra a escravidão das almas, eu não quero para escravizar qualquer alma, nem concordo com executores dos ideais. Senhores existem em abundância, e eu sou apenas um dos muitos, assim, aqueles que querem encontrar o mestrado, vão encontrá-lo lá dentro, dentro as profundidades da sua consciência interior.”
-Samael Aun Weor, em ‘Dentro do Portal da Sabedoria’.
Em 1956, ele deixou a Colômbia e foi para a Costa Rica e El Salvador. Mais tarde, em 1956, ele se estabeleceu definitivamente na Cidade do México, onde ele iria começar sua vida pública.
Antes de 1960, ele publicou livros com mais 20 temas que vão desde Endocrinologia e Criminologia de Kundali Yoga . Ele fundou inúmeras instituições gnósticas e criou centros gnósticos no México, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Venezuela. Uma relação “triângulo” foi estabelecida entre o Movimento Gnóstico Universal - fundada por Samael Aun Weor - a de Ação de Libertação sul-americana (ALAS) - na Argentina liderada por Francisco A. Propato Ph.D e o Sivananda Ashram Aryabartha dirigido por Swami Sivananda no Brasil.
Apesar das vitórias, o desenvolvimento do Movimento Gnóstico não passou sem dramáticos contratempos. No momento da publicação da edição da revista de ‘O Matrimônio Perfeito’ (1961), o movimento já havia caído. Ele escreveu que “aqueles que não deixaram o Movimento Gnóstico pode ser contado nos dedos de uma mão”. No entanto até ao momento da sua morte, Samael Aun Weor estava completamente decidido em ampliar internacionalmente o movimento.
Em 1960, ele continuou a escrever muitos livros sobre temas, tais como Astrologia Hermética, Discos Voadores e a Kaballah. No entanto, ele também escreveu obras sociopolíticsa, como a ‘Plataforma de POSCLA’ (Partido Socialista Cristão Latinoamericano) e ‘O Cristo Social’. Temas como “falsas” doutrinas de Wall street, o materialismo, o ateísmo e, particularmente o marxismo-leninismo são discutidos. Foram dados o lema POSCLA "Todos por um e um por todos" e seu método: a prática consciente de Ahimsa.
No que era para ser a última década de sua vida, ele escreveu obras como Parsifal Véu, que detalha alguns simbolismos esotéricos e Antropologia Gnóstica em que ele critica fortemente as teorias de Darwin, Haeckel, e “seus capangas”. Os livros A Grande Rebelião, Tratado de Psicologia Revolucionária, e A Revolução da Dialética fornecem um trabalho de base para o vasto conhecimento esotérico da “psicologia”. Durante este tempo, ele estava preparando o maior veículo de sua doutrina, A Pistis Revelada, em que ele meditava, verso por verso, sobre o muito esotérico gnóstico.

Renúncia de Direitos Autorais
Embora ele nunca recebesse formalmente qualquer rendimento de suas obras - ele viveu da caridade de seus alunos - em 1976 no Congresso Gnóstico Internacional, Samael Aun Weor, esclareceu sua posição sobre os direitos autorais de suas obras, afirmando:
“Agora, meus queridos amigos, e para sempre, eu renuncio, e vou continuar renunciando os direitos autorais. Meu único desejo é que estes livros sejam vendidos a um preço baixo, acessível aos pobres, a preços acessíveis a todos os filhos de Deus. Eu desejo que mesmo os mais pobres dos cidadãos, a maioria destituída, seja capaz de obter estes livros com as poucas moedas que ele carrega no bolso...Quem quiser publicá-los deixe-o publicar, para o benefício da humanidade doente.”

Previsão da Morte

Em 1972, Samael Aun Weor referenciou que sua morte e ressurreição estariam ocorrendo antes de 1978. No capítulo intitulado ‘A Ressurreição’ na sua obra ‘As Três Montanhas’ (1972), ele afirmou que os oito anos de provações dentro do ‘Trial of Job’ ocorreriam entre seus 53 e 61 aniversários. Além disso, na mesma obra, afirma-se que esta provação ocorreria antes da ressurreição, e aquele que atravessa ele é “privado de tudo, até de seus próprios filhos, e é afligido por uma doença impura.” Em agosto de 1977 ele tinha desenvolvido câncer de estômago. Durante este tempo, ele continuou a falar com ambos os seus alunos e o público em geral, dando entrevistas de rádio e televisão ao mesmo tempo numa turnê no México. Eventualmente, ele foi forçado a parar, devido à debilitante dor de estômago. Como sua condição piorou progressivamente ele iria falar aos que estivessem à sua cabeceira, “Não se apegue ao meu corpo maltratado, em vez se agarram ao meu corpo doutrinal.” Samael Aun Weor morreu em 24 de dezembro de 1977, sendo socorrido por sua esposa e filhos.
Anos antes de sua morte, ele declarou que iria adotar o uso de um preparado egípcio antigo: “mumificação”, como um veículo para trabalhos futuros, um veículo mais bem preparado do que o seu próprio “corpo físico”. Muitos de seus seguidores esperavam que ele retornasse publicamente logo após sua morte. De acordo com suas próprias declarações, ele planejava permanecer incógnito por um certo tempo para que “o fermento viesse a fermentar”.

Doutrina

A ‘Doutrina da Síntese’ é um termo de Samael Aun Weor usado para descrever os ensinamentos que ele entregou através de seus livros e palestras, assim, elucida a “syncretize”, uma extensa variedade de ensinamentos que estudam a condição humana.
Embora muitos dos conceitos metafísicos expostos por autores como Blavatsky, Steiner e Gurdjieff estabelecem uma base conceitual dentro ensinamentos, Samael Aun Weor, considerou estas obras e movimentos uma preparação conceitual para a inauguração real do ocultismo ou gnosis que ele ensinou. Seu principal objetivo não era simplesmente elucidar uma infinidade de conceitos metafísicos, mas sim ensinar o caminho para alcançar a auto-realização através do “Caminho direto de Cristo.” Como ele afirma em ‘O Matrimônio Perfeito’: "Nós aspiramos para apenas uma coisa, apenas um gol, apenas um objetivo:. Cristificação. É necessário cada ser humano a si mesmo cristificar. É necessário encarnar o Cristo”.
Samael Aun Weor enfatiza que sua doutrina é experimental, e deve ser colocada em prática para que possa ser de valor para o aluno. Da mesma forma, ao longo de sua obra, existem centenas de técnicas e exercícios que supostamente são de ajuda no desenvolvimento de poderes psíquicos, como por exemplo, deixar o corpo físico denso à vontade (projeção astral), a fim de ser ensinado nas escolas dos “Mundos Superiores”. As técnicas são sempre combinando a meditação com a transmutação sexual. Orientava que a perfeição de tais poderes pode levar mais de uma vida.
Afirma-se que se um aluno for bem sucedido em despertar a consciência, ele acabará por experimentar um contínuo estado de vigilância, não só durante o dia, mas também enquanto o corpo físico está dormindo, e o mais importante segundo, até após a morte. Isto é relevante porque Samael Aun Weor afirma que aqueles que têm uma consciência adormecida não estão cientes de sua condição pós-morte, assim como eles não estão conscientes quando estão fisicamente dormindo. O despertar da consciência permite ao aluno continuar a trabalhar, independentemente do seu estado físico.

Escatologia

Em muitos livros Samael Aun Weor escreveu sobre a “catástrofe final” ou Apocalypse . Sua obra ‘A Mensagem de Aquário’ é um comentário sobre o livro do Apocalipse, que afirma a noção de que a civilização atual vai terminar e uma futura surgirá. Só as almas que removem seu ego na atualidade irão evitar a segunda morte e re-transmigrações. Uma data específica nunca é dada, só que esta civilização está no crepúsculo de sua existência.
O Cristo Social e POSCLA
Samael Aun Weor escreveu sobre os problemas da sociedade nos livros ‘O Cristo Social’ e ‘A Transformação Social da Humanidade’. Ele afirma enfaticamente em um panfleto de 1977 publicado na Bolívia: "Na circular 007 destinada a Colômbia, declaro de uma forma enfática que a Igreja Gnóstica, movimento e organização em geral são organismos vivos do POSCLA e do socialismo CRÍSTICO”. A capa deste trabalho mostra um raio de justiça descendo dos céus e as escalas sobre a justiça com soldados executados pendurados. De um lado da balança é mostrado um saco de dinheiro, representando o capitalismo, por outro lado um homem suspeito vestido como um comunista vietnamita ou russo envolvido no espancamento de um homem.
No texto abaixo, escrito dentro de um conjunto de passos das escalas, está escrito:
- O capitalismo é a escravidão
- O comunismo é tirania
- O livro passa a explicar uma solução para os problemas políticos que envolvem uma mudança na psicologia de cada um. Samael refere que todos os sistemas políticos são um reflexo de nossa própria psicologia - fomos manipulados desde tempos imemoriais que através de forças Luciferianas nos levaram para fora do Éden com a queda sexual e, agora, elas continuam a fazer tudo o que podem para conduzir a humanidade direto ao abismo, junto com os demônios.
No Capítulo 9 de 'O Cristo Social', intitulado 'The Corporations' começa com as seguintes palavras:
- “Desde a noite profunda dos séculos existe a fraternidade do crime, a fraternidade tenebrosa. Aquele que tem estudado os Protocolos dos Sábios de Sião vai entender os planos e projetos da fraternidade tenebrosa”.
- “Este livro contém o seu programa de ação e as relações humanas de sua manifestação. Sabiamente analisando essa questão das empresas descobrimos com infinita dor que estes são instrumentos maravilhosos desta irmandade muito tenebrosa”.
- “No fundo, as grandes corporações formam os governos que verdade estão escondidas atrás dos governos nominais”.
- “A fim, portanto, de lidar com tais problemas, o Mestre Samael Aun Weor formou um partido político chamado ‘POSCLA’, O Partido Socialista Cristão da América Latina. O lema da POSCLA é “Viva e Deixe Viver”. Não se sabe exatamente o que aconteceu com POSCLA e vários rumores circulam. É alegado por alguns que o abandonaram devido à imaturidade dos seus discípulos, ou devido ao potencial que iria criar um perigo para o desenvolvimento do Movimento Gnóstico e um meio pelo qual ele poderia ser atacado. Em uma carta escrita pelo mestre, em 1977, ano da sua morte, que pode ser encontrada na Bolívia e nas escolas gnósticas daquela região, lê-se:
- "A natureza não dá saltos e assim o socialismo cristão prepara os seus membros não só para resolver os problemas atuais que estão queimando que afligem a espécie humana, mas também como fazer um mundo melhor após a grande catástrofe”.
- “É devido ao egoísmo espiritual e uma falta de amor por nossos semelhantes que certas autoridades gnósticas se inspiraram para declarar-se contra a sociedade humana e o Cristo Social”.
Esta carta afirma ainda:
-“Grave é o erro daqueles que querem nos confundir ou intencionalmente confundir socialismo cristão com a política barata de partidos reacionários que prometem muito, mas não entregam nada”.
- “Realmente, não estamos à procura de assentos parlamentares, nem queremos subir até o topo da escada, nem explorar ninguém”.
- As pessoas do socialismo cristão só querem o “Viva e Deixe Viver”.
Isso explica o que Samael Aun Weor tentou estabelecer com POSCLA, um aspecto fundamental da sua vida e obra. Ele escreveu “A Plataforma de POSCLA” como um manifesto deste partido - este ainda não foi traduzido pro Português.
Aqueles discípulos que deram prosseguimento às doutrinas da POSCLA e ‘O Cristo Social’, hoje vivem em comunidades próximas a terra firme, seguindo no ensino ministrado por Samael em 'Medicina Oculta e Magia Prática’. No mesmo, este guru diz que o Gnóstico deve "queimar o bezerro de ouro (dinheiro), abandonar as cidades e voltar para a ‘Bossom’ da Natureza! Quando o ser humano retornar para a ‘Bossom’ de sua ‘Mãe’ (Natureza), então ela vai lhe dar abrigo, pão e sabedoria”.
Medicina e magia elemental
Em suas obras ‘Medicina Oculta e Magia Prática’, Igneous Rose e Samael Aun Weor, ensinam sobre magia elemental. No trabalho anterior, ele expressou sua oposição à medicina da ciência moderna, a alopatia, e chamou os gnósticos para aprender os caminhos da Medicina Indígena e Elemental.
Samael Aun Weor ensinou que todas as plantas da natureza vivem como ‘Espíritos Elementais’, à semelhança de Paracelso e muitos outros mestres esotéricos. Ele afirma que é o ‘Espírito Elemental’que cura, e não simplesmente os ‘cadáveres das plantas’. As plantas devem ser tratadas como seres vivos, colhidas na hora adequada, etc. Ele afirmou que os ‘Elementais’ de todas as plantas são aspectos da ‘Mãe Divina’ na forma da ‘Mãe Natureza’. Em 'Medicina Oculta e Magia Prática’, ele falou sobre os métodos de cura do Mamas Kogi, que diagnostica doenças por meio da clarividência.

Críticas

A Igreja Católica Apostólica Romana tem marcado o Movimento Gnóstico Cristão de Samael Aun Weor como uma pseudo-igreja e alguns autores católicos acusaram Samael de tentar seduzir padres católicos romanos e monges a abandonarem os seus votos de celibato e praticar os promulgados ensinamentos sexuais; esses autores também acreditam que o descrédito da legitimidade da Igreja Católica Romana vem da mesma fonte e os acusam de heréticos.
Em 11 de fevereiro de 1984, o Ministério da Espanha negou a fundação da Igreja de Samael Aun Weor na Rua São Francisco 38, em Santa Cruz de Tenerife, com o respaldo de que essa entidade não é uma igreja legítima, uma vez que não tem qualquer registro de incorporação, como tal, em qualquer país.
Em 1990, Pilar Salarrullana denuncia os Movimentos gnósticos, entre outros, como alguns das mais perigosas pragas anti-sociais na Espanha. Além dela, denunciaram também esta seita, membros de alto escalão da Igreja Católica Romana e outras figuras que preferem permanecer anônimos, como advogados, promotores públicos, psiquiatras e psicólogos. Pilar Salarrullana foi uma figura política desde 1974 e é considerada um especialista em seitas, publicando ‘Las Sectas’ (As Seitas) que se tornou um best-seller, com seis edições do primeiro ano.

Pilar Salarrullana
Em 1991, FW Haack (1935-1991), que era delegado-chefe da Igreja Evangélica e responsável por assuntos de seitas e ideologias, atacou a ideologia Weor em um livro publicado em alemão, no entanto, os ramos do movimento gnóstico na Alemanha e Suíça ainda estão ativos e em expansão. As associações gnósticas são ainda ativas na Suíça e, muitos dos seus membros falam italiano, francês e alemão.
Por fim, apesar do movimento gnóstico de Samael estar em expansão no mundo, pouco material de estudo a seu respeito e de suas obras encontra-se disponível. Teria talvez o próprio movimento NEW AGE (Nova Era) escondido informações pertinentes para que sua característica de Guru, determinada por eles, não desse lugar a uma personalidade extremamente satanista?
Continua...
http://www.priscilaemaxwellpalheta.com/2012/03/personalidades-satanicas-parte-6-samael.html

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