Anarquistas-cristãos modernos
Leo Tolstoy (1828-1910) escreveu extensivamente sobre princípios anarquistas. De acordo com o autor, ele chegou a esses princípios por meio da fé cristã. Sua trajetória é narrada nas obras "O reino de Deus esta em vós", "A lei da violência e a lei do amor" e "Cristianismo e Patriotismo" onde Tolsói critica o governo e a Igreja em geral. "O reino de Deus esta em vós" é considerado o texto-chave na formulação do anarquismo cristão. Tolstoi procurou separar o cristianismo ortodoxo russo - que foi fundido com o Estado - do que ele acreditava ser a verdadeira mensagem de Jesus contida nos Evangelhos, baseando-se fundamentalmente no Sermão da montanha. Tolstoi considera que todos os governos bélicos apoiados pela igreja são uma afronta aos princípios cristãos da não-violência e da não-resistência. Embora Tolstoi nunca tenha usado o termo "anarquismo cristã, Tolstói defendia uma sociedade baseada na compaixão, pacifismo e liberdade. Tolstoi era um pacifista e vegetariano. Sua visão para uma sociedade ideal era uma espécie de versão anarquista do georgismo, que ele menciona especificamente em sua novela Ressurreição.[25]
Nikolai Berdyaev (1874 - 1948), filósofo cristão ortodoxo, conhecido pelo pseudônimo de filósofo da liberdade, foi um existencialista cristão. Conhecido pela obra "O Reino de Deus é anarquia", ele acreditava que a liberdade final vem de Deus, em oposição direta aos anarquistas ateístas, como Mikhail Bakunin, que viam Deus como representante simbólico da escravidão (simbólica) da humanidade.[26]
Mário Ferreira dos Santos (1907 - 1968), filósofo brasileiro, enxergava no cristianismo uma filosofia superior de viés prática libertário. Para ele o sentimento cristão poderia ser definido como vontade de superação, sendo assim, seria impossível pensar em socialismo sem liberdade e uma ética fundamentalmente cristã. Mário via o cristianismo como algo aplicável em qualquer circunstância possível, independentemente da nação ou da época.[27]
Jacques Ellul (1912 - 1994) foi um filósofo, sociólogo, teólogo francês. Escritor prolífico, ele escreveu 58 livros e mais de mil artigos ao longo de sua vida, abordando, sobretudo a propaganda, o impacto da tecnologia sobre a sociedade e a interação entre religião e política. O tema dominante de seu trabalho foi a ameaça à liberdade humana e à religião diante da ameaça tecnológica.[28]
Philip Berrigan (1923 - 2002) foi um pacifista, anarquista e ex-padre católico norte americano. Berrigan foi conhecido por seu ativismo contra qualquer tipo de guerra.[29]
Dorothy Day (1897 - 1980) foi uma jornalista, ativista social, anarquista norte-americana. Durante a década de 1930 Day trabalhou para estabelecer um Movimento Operário Católico não-violento e pacifista com o objetivo de ajudar os pobres e desabrigados com ações diretas e não-violentas.
Ammon Ashford Hennacy (1893 - 1970) foi um pacifista americano, anarquista cristão, ativista social e membro do Movimento dos Trabalhadores Católicos e do Industrial Workers of the World. Ele criou o "Joe Hill House of Hospitality", em Salt Lake City, Utah. Crítico das tributações estatais, Hennacy defendia e praticava a resistência fiscal.[30]
Outros anarquistas cristãos modernos
Ivan Illich
Adin Ballou
Charles Erskine Scott Wood
Léonce Crenier
Peter Maurin
Thomas J. Hagerty
Vernard Eller
William B. Greene
Comunidades Online
Numerosos sites anarquistas surgiram na internet nos últimos anos.[31][32] Os principais são: O Instituto Cristão Libertário, fundado por Norman Horn, A Pinch of Salt, uma revista anarquista cristã dos anos 1980, revivida em 2006 por Keith Hebden em formato eletrônico, Vine & Fig Tree revista fundada por Kevin Craig em 1982; Radicais de Jesus fundado pelos menonitas Nekeisha e Andy Alexis-Baker em 2000 e atualmente organizados por Nekeisha Alexis-Baker, Joanna Shenk e Mark Van Steenwyk Lost Religion of Jesus criado por Adam Clark em 2005; Anarquistas cristãos criados por Jason Barr em 2006; O Trabalhador Mórmon, um blog fundado em 2007 por William Van Wagenen e a associação ASIRA fundado por Alexandre Christoyannopoulos em 2008.[31]
Conceitos
Pacifismo
Os cristãos anarquistas, baseados no Sermão do Monte, tendem a ser pacifistas e contrários a guerras e violência. Essa ideia é baseada na recomendação de Jesus para "dar-lhe a outra face" presente em Mateus 5:38-42, ou seja, resistir ao mal sem ser violento, não ser violento nem em legítima defesa. Essa ideia é a principal do anarquismo cristão, e a razão pela qual os anarquistas cristãos rejeitam a autoridade estatal. Para os anarquistas cristãos, matar outras pessoas não é uma demonstração de amor, mas de medo ou raiva, e os meios justificam os fins.[33]
Rejeição à lei
Anarquistas cristãos como Tolstói defendem que a lei é falha e sujeita a erros, por ser elaborada pelo ser humano, que carece de perfeição. Os anarquistas cristãos defendem que o homem é "cego" e hipócrita, já que julga os outros mesmo que seja imperfeito. Esta é outra tese defendida pelo anarquismo cristão que leva à rejeição da autoridade estatal.[34]
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons
Trabalhos sobre o anarquismo cristão no Internet Archive
Livros sobre o anarquismo cristão no Open Library:
"Union Square Speech", Dorothy Day, 6 de novembro de 1965
Commentary: John 18:33-38, Ollie Harrison, Third Way Magazine, fevereiro de 1996
Christian Anarchism: A Revolutionary Reading of the Bible, Alexandre Christoyannopoulos
Jesus Is an Anarchist, James Redford, Social Science Research Network (SSRN), 17 de outubro de 2009
Was Jesus an anarchist? - Entrevista com Alexandre Christoyannopoulos, BBC, maio de 2011
Jesus Radicals - webzine
Christianarchism - Uma interpretação do anarquismo cristão
Christocrate.ch (em francês)
Referências
Christoyannopoulos, Alexandre (2010). Christian Anarchism: A Political Commentary on the Gospel. Exeter: Imprint Academic. pp. 2–4. Locating Christian anarchism…In political theology…In political thought
Christoyannopoulos, Alexandre (2010). Nathan J. Jun; Shane Wahl, eds. New Perspectives on Anarchism. [S.l.]: Lexington Books. p. 149. ISBN 978-0739132401. Christian anarchism 'is not an attempt to synthesise two systems of thought' that are hopelessly incompatible; rather, it is 'a realisation that the premise of anarchism is inherent in Christianity and the message of the Gospels'.
Christoyannopoulos, Alexandre (2010). Christian Anarchism: A Political Commentary on the Gospel. Exeter: Imprint Academic. p. 254. The state as idolatry
a b Christoyannopoulos, Alexandre. «A Christian Anarchist Critique of Violence: From Turning the Other Cheek to a Rejection of the State» (PDF). Political Studies Association. Cópia arquivada (PDF) em |arquivourl= requer |arquivodata= (ajuda) 🔗
Christoyannopoulos, Alexandre (2010). Christian Anarchism: A Political Commentary on the Gospel. Exeter: Imprint Academic. pp. 19 and 208. Leo Tolstoy
Christoyannopoulos, Alexandre (2010). Christian Anarchism: A Political Commentary on the Gospel. Exeter: Imprint Academic. pp. 84–88. Old Testament
Ellul, Jacques (1988). Anarchy and Christianity. Michigan: William B. Eerdmans Publishing Co. pp. 47–48. Consultado em 11 de maio de 2014. Deborah, Gideon, Tola, Jair, and Samson were more prophets than kings. They had no permanent power. A significant phrase at the end of the book of Judges (21:25) is that at that time there was no king in Israel; people did what was right in their own eyes.
BibleGateway.com - Passage Lookup: Judges 21:25: "In those days there was no king in Israel: every man did that which was right in his own eyes."
Ellul, Jacques (1988). Anarchy and Christianity. Michigan: Wm. B. Eerdmans. p. 48. ISBN 9780802804952. Consultado em 11 de maio de 2014. Samuel was now judge. But the assembled people told him that they had now had enough of this political system. They wanted a king so as to be like other nations.
«1 Samuel 8 (New International Version)». Bible Gateway. HarperCollins Christian Publishing. Consultado em 12 de maio de 2014. So all the elders of Israel gathered together and came to Samuel at Ramah. They said to him, 'You are old, and your sons do not follow your ways; now appoint a king to lead us, such as all the other nations have.'
«1 Samuel 9 (New International Version)». Bible Gateway. HarperCollins Christian Publishing. Consultado em 11 de maio de 2014. Now the day before Saul came, the Lord had revealed this to Samuel: 'About this time tomorrow I will send you a man from the land of Benjamin. Anoint him ruler over my people Israel; he will deliver them from the hand of the Philistines. I have looked on my people, for their cry has reached me.'
Alexandre Christoyannopoulos explains that the Sermon perfectly illustrates Jesus's central teaching of love and forgiveness. Christian anarchists claim that the state, founded on violence, contravenes the Sermon and Jesus' call to love our enemies.
Christoyannopoulos, Alexandre (2010). Christian Anarchism: A Political Commentary on the Gospel. Exeter: Imprint Academic. p. 94. Jesus' third temptation in the wilderness
Christoyannopoulos, Alexandre (2010). Christian Anarchism: A Political Commentary on the Gospel. Exeter: Imprint Academic. pp. 123–126. Revelation
Bíblia Sagrada, edição luxo, traduzida em portuguêsa da vulgata latina pelo padre Antonio Pereira de Figueredo. São Paulo; DCL, 2010. Página. 912. ISNB 978-85-368-1571-8
Christoyannopoulos, Alexandre (2010). Christian Anarchism: A Political Commentary on the Gospel. Exeter: Imprint Academic. pp. 243–246. Early Christians
Hinson, E. Glenn. The Early Church: Origins to the Dawn of the Middle Ages, (1996) pp 42–3
Smith, Clyde Curry. «Speratus». Dictionary of African Christian Biography
Merton, Thomas. "Wisdom of the Desert." Abbey of Gethsemani Inc. 1960. p.5
a b Christoyannopoulos, Alexandre (2010). New Perspectives on Anarchism. Lanham, MD: Lexington Books. pp. 149–168. Christian Anarchism: A Revolutionary Reading of the Bible
Christoyannopoulos, Alexandre (2010). Christian Anarchism: A Political Commentary on the Gospel. Exeter: Imprint Academic. p. 38. Peter Chelčický
"It was in these conditions of class struggle that, among a whole cluster of radical groups such as the Fifth Monarchy Men, the Levellers and the Ranters, there emerged perhaps the first real proto-anarchists, the Diggers, who like the classical 19th century anarchists identified political and economic power and who believed that a social, rather than political revolution was necessary for the establishment of justice. Gerrard Winstanley, the Diggers' leader, made an identification with the word of God and the principle of reason, an equivalent philosophy to that found in Tolstoy's The Kingdom of God is Within You. In fact, it seems likely Tolstoy took much of his own inspiration from Winstanley "Marlow. "Anarchism and Christianity"
George Woodcock "Anarchism". The Encyclopedia of Philosophy
Lewis Herber. (Murray Bookchin) "Ecology and Revolutionary Thought". Theanarchistlibrary.org (2009-04-27). Retrieved on 2011-12-28.
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Ferreira dos Santos, Mário. Cristianismo : a religião do homem. [S.l.: s.n.] ISBN 85-7460- 190-X
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Dunlap, David W. From Abyssinian to Zion: A Guide to Manhattan's Houses of Worship (em inglês). [S.l.]: Columbia University Press. p. 207
Day, Dorothy (fevereiro de 1970). «Ammon Hennacy: 'Non-Church' Christian». The Catholic Worker
a b Christoyannopoulos, Alexandre (2010). Christian Anarchism: A Political Commentary on the Gospel. Exeter: Imprint Academic. pp. 264 and 265. Online communities
Keith Hebden (2006). «A Pinch of Salt». blogger.com
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