Nos seis livros queremos apresentar aos nossos leitores a vida daqueles santos, cujos nomes são mais comuns no batismo de nossos filhos . As vidas dos santos serão apresentadas por ordem cronológica durante o ano todo. Cada livro se refere a dois meses.
1
É costume ligar o nome do santo à categoria a que ele pertence. Assim, por exemplo, os patriarcas e antepassados ("praotsy") são santos do velho testamento, antepassados por parte da Virgem Maria do Nosso Senhor Jesus Cristo. Entre eles, podemos mencionar Noé, Abraão, Isaac, Jacó e outros.
2
Os profetas são pessoas escolhidas por Deus, principalmente no Velho Testamento, cuja missão consistia em anunciar aos povos a vontade de Deus. Eles predisseram a vinda do Cristo-Messias e muitos acontecimentos importantes na vida do povo eleito. Entre estes profetas, podemos mencionar principalmente Elias, Eliseu, Isaías, Daniel. São João Batista foi o último profeta do Antigo Testamento.
3
Os apóstolos são os discípulos mais próximos de Cristo, que foram enviados por Ele a diversos países para a divulgação da fé cristã. São doze os principais apóstolos e entre eles os mais conhecidos são o apóstolo Pedro, o apóstolo André o Primeiro Chamado, o apóstolo João Teólogo. Também outros pregadores do Evangelho, dos 70 outros discípulos são chamados de apóstolos: entre eles temos os apóstolos Marcos e Lucas. Também são Paulo é denominado de apóstolo, apesar de que foi chamado mais tarde pelo próprio Senhor — já depois da descida do Espírito Santo nos apóstolos. Os quatro apóstolos, que escreveram os Evangelhos, são denominados ainda de Evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João.
4
Os discípulos mais próximos dos apóstolos, que nos legaram muitas escrituras, se chamam de homens apostólicos; entre eles, temos: Inácio Teóforo, Policarpo de Esmirna, Irineu de Lion. Suas cartas são muito valiosas pois nos atestam como era a vida dos cristãos no primeiro e segundo séculos.
5
Desde os primeiros séculos de cristianismo temos uma fileira ininterrupta de santos, chamados de padres e doutores da Igreja. Os padres da Igreja são aqueles escritores religiosos, que se destacaram pela santidade de sua vida e cujos ensinamentos são especialmente valiosos.
6
Os escritores religiosos, não canonizados, são chamados de doutores da Igreja. Em seus trabalhos os padres e os doutores nos preservaram os ensinamentos apostólicos e explicaram os ensinamentos sobre a fé e sobre uma vida piedosa; nos tempos difíceis de lutas com os hereges e pseudo-doutores eles eram defensores da pureza da fé cristã.
O século IV era o mais famoso, pois então apareceram os grandes doutores, defensores da fé na época, quando o mundo cristão foi sacudido por muito tempo pela heresia de Ario. No século IV viveram os seguintes santos: Afanasio Grande, Basílio Grande, Gregório Teólogo e João Crisóstomo. Mais tarde viveram os seguintes santos: Gregório Palama, Marcos de Efessos e outros.
7
Os santos, que prestaram grandes serviços à Igreja na divulgação e fortalecimento da fé cristã se chamam de iguais-aos-apóstolos; entre eles devemos mencionar a mirrófora Maria Madalena, santa Nina, que divulgou a fé na Geórgia, o imperador Constantino Grande e a sua mãe Helena, santos irmãos Cirilo e Metódio, pregadores nos países eslavos, o príncipe Vladimir e a sua avó a princesa Olga.
8
Santos bispos ("sviatiteli") são santos bispos, que serviram a Deus e que ainda durante a vida faziam milagres. O mais querido entre estes santos é o São Nicolau Taumaturgo, são Tikhon Zadonski, santos Pedro, Alexis e Hermogenes — "sviatiteli" de Moscou.
9
Mártires são os cristãos, que deram a sua vida pela fé cristã. Entre eles temos: grão-mártires, que demonstraram uma coragem fora de comum durante as torturas e que se glorificaram através de milagres; presbíteros mártires — que eram padres ou bispos; monges mártires. Entre os mártires devemos mencionar: grão-mártir e Vencedor George, grão-mártir e Médico Panteleimon, santas grã-mártires Barbara e Catarina. Durante os 70 anos do jugo comunista, a Rússia se enriqueceu com um número infinito de neomártires.
10
Confessores e sofredores ("strastoterptsy") são aqueles cristãos, que confessavam sem medo a sua fé cristã e que por isso sofreram perseguições. Entre eles devemos mencionar Máximo Confessor.
11
Santos ascetas ("prepodóbnye" — reverendos) são aqueles ascetas cristãos, que serviram a Deus como monges, isto é, renunciaram ao casamento e a todos os bens materiais para se dedicar totalmente à orações e aprofundar-se nos ensinamentos cristãos. Muitos deles alcançaram uma grande perfeição espiritual. Entre eles devemos mencionar: santo Antônio Grande, são Sérgio Radonejski, são Serafim Sarovski, os anciões de Optina — Ambrosio, e outros.
12
Justos — santos homens e mulheres das mais diversas classes, que se glorificaram por uma vida justa no mundo secular. Entre eles devemos mencionar o justo João de Kronstadt, taumaturgo, e São Filaret caridoso.
13
Bem-aventurados e desvairados-por-amor-à-Cristo (ïurodivye") são homens e mulheres das mais diversas classes, que voluntariamente aceitaram a ascese de extrema pobreza. Os "iurodivye" suportaram a dificílima ascese de uma aparente loucura, mas na verdade tinham o grande dom do Senhor de uma sabedoria espiritual e clarividência. Entre eles devemos mencionar o Santo André desvairado por amor à Cristo, Santo Basilio bem-aventurado, Santa Ksenia bem-aventurada de Petersburgo.
Assim, com a ajuda de Deus, começaremos relatar numa forma concisa a vida de alguns dos santos, começando pelo mês de janeiro. Debaixo do título de cada santa colocamos a data do dia dele, primeiramente conforme o calendário atual, e depois conforme o calendário antigo religioso.
Para mais detalhes, para receber esses textos formatados em PDF ou para participar de nossos grupos de estudo, entre em contato através do Telegram ou WhatAapp 79 988335718 ou do e-mail graduacao.e.t.c.a.89@gmail.com
Texto completo em:
https://www.fatheralexander.org/booklets/portuguese/saints_1_p.htm#_Toc45694672
Nenhum comentário:
Postar um comentário