sexta-feira, 30 de julho de 2021

Palamas e a ortodoxia oriental (continuando as origens da psicologia antiga e tradicional)

Palamitas e o

Palamismo

O palamismo ou teologia palamita compreende os ensinamentos de Gregório Palamas (c. 1296–1359), cujos escritos defenderam a prática ortodoxa oriental de hesicasmo contra o ataque de Barlaam . Seguidores de Palamas às vezes são chamados de Palamitas.

Palamas

Procurando defender a afirmação de que os humanos podem se tornar como Deus por meio da deificação sem comprometer a transcendência de Deus , Palamas distinguiu entre a essência inacessível de Deus e as energias pelas quais ele se torna conhecido e permite que outros compartilhem sua vida divina. A ideia central da teologia Palamita é uma distinção entre a essência divina e as energias divinas que não é uma distinção meramente conceitual.

O palamismo é um elemento central da teologia Ortodoxa Oriental , sendo transformado em dogma na Igreja Ortodoxa Oriental pelos conselhos hesicastas . O palamismo foi descrito como representando "a mais profunda assimilação das tradições monásticas e dogmáticas, combinada com o repúdio da noção filosófica da sabedoria exterior".

Historicamente, o cristianismo ocidental tendeu a rejeitar o palamismo, especialmente a distinção essência-energias , algumas vezes caracterizando-o como uma introdução herética de uma divisão inaceitável na Trindade. Além disso, as práticas usadas pelos hesicastas posteriores para alcançar a theosis foram caracterizadas como "mágica" pelos cristãos ocidentais. Mais recentemente, alguns pensadores católicos romanos tiveram uma visão positiva dos ensinamentos de Palamas, incluindo a distinção essência-energias, argumentando que isso não representa uma divisão teológica intransponível entre o catolicismo romano e a ortodoxia oriental.

A rejeição do Palamismo pelo Ocidente e por aqueles do Oriente que favoreciam a união com o Ocidente (os "Latinophrones"), na verdade contribuíram para sua aceitação no Oriente, segundo Martin Jugie, que acrescenta: "Muito em breve latinismo e Antipalamismo, na mente de muitos, passaria a ser visto como uma e a mesma coisa ”.





Matéria completa em:
https://wikiqick.com/pt/Palamism

Nenhum comentário:

Postar um comentário