Você pensa que vive em uma democracia, luta por uma ou acha que os políticos, qualquer que seja no Brasil, são democratas ou querem implantar a democracia? O brasileiro sabe o que é democracia? Ensinam isso nas escolas? Você sabe o que é democracia?
Pense melhor, você gostaria de viver realmente numa democracia? Uma democracia funcionaria num país grande como o Brasil ou mesmo a nível dos estados apenas? O que aconteceria se a democracia fosse realmente implantada nesse país? Uma democracia garantiria justiça? Uma maioria decidindo questões a nível de nação é garantia de melhor escolha?
São muitas perguntas que deixamos de fazer, essas são apensa uma pequena amostra. Nesta série vamos mostrar as diferenças entre democracia e o que dizem que ela é, trazendo a diferença entre democracia e outros regimes e tipos de governo que podem ou não ser chamados de democracia. No final vamos fazer um sucinto julgamento (ou questionamento pelo menos) da democracia e se um experimento de democracia valeria a pena para o Brasil.
A DIFERENÇA ENTRE REPÚBLICA E DEMOCRACIA
DEMOCRACIA: Forma de governo, do grego (demo + kratos), significa “governo do povo” e originou-se nas cidades-estado gregas.
Na democracia das cidades-estado gregas, o poder estava nas mãos do povo, todos os que fossem do sexo masculino e não fossem escravos. Uma reunião era convocada, o problema era exposto e era feita uma votação. Significando que as decisões de cada problema eram tomadas por voto direto e no final a maioria vencia. O peso de cada cidadão era de exatamente um voto na tomada de decisão.
Democracia é dividida democracia direta ou democracia pura, onde o povo expressa sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa ou democracia indireta, onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram. Outro detalhe na democracia é a definição clara de quem tem direito ao voto; e qual o sistema que deve ser usado para a eleição dos representantes e dos executivos.
Democracia se refere somente ao regime direto.
A democracia é uma forma de governo simples que funciona mais compativelmente, quanto menores forem as dimensões do contexto social e mais homogêneo. Surge um problema, basta convocar todos os cidadãos para votar e rapidamente uma decisão será tomada. Não é necessário manter a dispendiosa estrutura de governo. Com populações grandes ou complexas não é viável reunir o povo fazer uma votação para cada decisão.
REPÚBLICA: Forma de governo, do latim (res+publica), significa “coisa do povo” e está associada à República Romana.
Em uma república são eleitos representantes: senadores e deputados, vereadores para tomarem as decisões em nome do povo. Aqui está a diferença, o povo não toma as decisões diretamente, mas escolhe representantes para tomar as decisões. Os deputados, senadores e vereadores eleitos na república devem dedicar-se em tempo integral a estudar os problemas, fazer propostas de leis, discutir os pontos de vista e tomar decisões bem informadas.
O Regime representativo é pertinente à república.
Autor: Ernídio Migliorini
http://blogernidiomigliorini.blogspot.com/2015/07/a-diferenca-entre-republica-e-democracia.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário