1
Qual é o propósito da existência, qual o objetivo da vida, por que você aqui?
A vida no mundo das polaridades parece injusta, sem sentido e imprevisível. Você aparece neste mundo sem saber por quê. Mas imagine por um instante que você escolheu viver neste mundo. Você gostaria de ir embora hoje? Se não, isto deve ser uma prova de que você quer estar aqui. Mas o que quero dizer vai mais além, na razão pela qual veio parar aqui. Suponha que escolheu viver aqui. Ora, este é o mundo das polaridades, há bem e mal, prazer e dor, vida e morte... Não aceitar isto não é apenas não aceitar a vida e o mundo, mas sua própria existência, pois estas poliridades estão enraizadas em você mesmo.
Em você existe não só o citado acima, mas suas raizes mais profundas, consciência e inconsciência, conhecimento e ignorância, liberdade de escolha e limites de escolha, força de vontade e completa indolência, atração e aversão. Só para citar algumas delas. Então negar uma coisa é negar outra e isto é que não seria justo. Visto que somos os portadores dessas causas, por que protestar contra seus efeitos?
Por outro lado há em nós um anseio de vida, como se esta vida não bastasse, ou dito mais corretamente, como se esta vida não fosse a verdadeira e definitiva vida.
Porém, este anseio geralmente é usado para a luta pela sobrevivência, auto-afirmação, carreira acadêmica ou profissional. Ou ainda outras vezes busca segurança, às vezes riqueza, às vezes busca formar uma família, outros buscam se enquadrar no que a sociedade, os amigos ou a família esperam que elem sejam; uns buscam uma suposta auto-realização, espaço, abrigo, renome, fama, atividades, aceitação, a realização de desejos supostamente seus, etc., etc.. Enfim, como qualquer animal, o ser humano busca a satisfação, mas diferente deles nunca a encontra a não ser por curtos períodos que se alternam com o tédio, o desgosto e uma nova busca em outro alvo, no qual, agora sim, acredita, estará satisfeito; também quer ser respeitado, admirado, reconhecido, quer pertencer a algo que julga maior... É vitma de algo tão em moda hoje, a carência de pertencimento.
Mal sabendo que esta busca de satisfação e pertencimento é um desvio de um anelo autêntico e bem mais profundo: o resgate de seu verdadeiro eu, seu ser, sua essência, sua natureza original, consciência original e verdadeiro e eterno lar, aonqual de fato pertence...
Fra. R+C
Continua...
Para participar de nossos grupos de estudo, prática orientada e terapias, basta enviar uma mensagem para o WhatsApp 79991316067 dizendo que viu esse texto. Por favor, entre em contato para mais informações. Obrigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário