sábado, 6 de janeiro de 2024

Marxismo - ortodoxia, heterodoxia, revisionismo e útil-idiotismo marxista

O problema de discutir marxismo com marxistas é que eles geralmente nunca leram Marx, mas isso é muito diferente quendo você discute com estudiosos do marxismo. Eu fico em dúvida se neste caso o pior problema é como eles ocultam certas falas e intenções de Marx (ou pelo menos a verdade sobre certos dados omitidos ou usados de forma levianamente distorcidas por Marx para fundamentar seus argumentos) ou se é a enorme liberdade de interpretação que eles acreditam possuir sobre a obra (coisa que dificilmente admitem). O fato é que existem tantas vertentes marxistas e dentro das versltentea tantos autores com posições diferentes que fica difícil entender o que seria o marxismo pelo menos em tese. Para mim, entretanto o maior problema na obra de Marx são as lacunas, não o que está escrito, mas justamente o que não está, e o que resulta disso os saltos argumentativos, a falta de lógica em muitos pontos, as contradições. E talvez disso mesmo resulte essa enormidade de interpretações. 

Quando se trata de uma ortodoxia marxista não é diferente. Há diferente s visões do que seria essa ortodoxia por parte dos que a defedem. Mas uma enormidade muito maior de visões (na verdade acusações) do que seria uma ortodoxia marxista por parte dos que defendem uma heterodoxia, o revisionismo, o movimento de atualização, a perspectiva (se apenas metodológica ou também hisricas> dos que são contra ou mesmo negam haver uma ortodoxia, ou dizem que é impossível e inaplicável, ou mesmo que os ortodoxos não passam de dogma ricos e que não entenderam marx.

Ha autores intermediário a entre essas posições Tam 

.É comum nas discussões sobre marxismo o uso dos termos “ortodoxo” e “heterodoxo”. Esses termos e a suposta existência dessas duas formas de marxismo se popularizaram, embora sem nenhuma reflexão mais profunda. O marxismo ortodoxo é visto pelos “heterodoxos” e supostos críticos do marxismo como algo negativo. Por outro lado, aqueles que se dizem “ortodoxos” se consideram os verdadeiros seguidores de Karl Marx e do marxismo. Alguns destes vão recusar a existência de um marxismo heterodoxo, pois o único marxismo seria o ortodoxo. No fundo, trata-se de uma discussão escolástica e bem distante do marxismo e seus procedimentos teóricos e metodológicos. Por isso se torna útil discutir o significado desses dois termos e se existe realmente um “marxismo heterodoxo”. V

Nildo Viana, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG)

e crítica de ambos e encerrar  colocando a concepção marxista sobre eles.




Nenhum comentário:

Postar um comentário